Bom dia pessoal. Galera é o seguinte, estou começando agora ver alguns conceitos relacionados á O.O. Comecei a usar minha primeira classe gráfica (JOptionpane), e pessoal estou quebrando a cabeça para construir um exercício proposto pelo professor.
O problema é basicamente o seguinte, tenho que armazenar o telefone de uma pessoa, e o valor de sua conta. Sendo que depois de informado eu possa informar mais algum valor para o mesmo telefone apenas somando e mostrando no final.
Segue abaixo o código:
import javax.swing.JOptionPane;
public class TesteTelefone {
public static void main(String[] args) {
String num = JOptionPane.showInputDialog(null, " Informe o Telefone ", " Telefone ", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
int telnum = Integer.parseInt(num);
String val = JOptionPane.showInputDialog(null, " Informe a conta ", " Conta ", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
double valorConta = Double.parseDouble(val);
if ( telnum == 3 || valorConta == 3){
JOptionPane.showInputDialog(null, " Obrigado ");
}else{
boolean continua = true;
Telefone joao = new Telefone(telnum, valorConta);
while(continua){
int x = JOptionPane.showConfirmDialog(null, " Deseja informar mais algum valor? ", " Valor conta ", JOptionPane.YES_NO_CANCEL_OPTION );
if (x == 1){
continua = false;
}else{
JOptionPane.showInputDialog(" Informe o valor ");
}
}
JOptionPane.showMessageDialog(null," O telefone é: " + joao.getNumero() + " A conta será de: " + joao.getValorConta(),
"Dados Teste", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}
}
}
public class Telefone {
private int numero;
private double valorConta;
public Telefone(int infNumero, double infConta){
numero = infNumero;
valorConta = infConta;
}
public int getNumero(){
return numero;
}
public double getValorConta(){
return valorConta;
}
}
Minha maior dúvida no momento e relacionada logo no inicio do código, pois quando aparece a caixa de dialogo tenho duas opções. "ok", e "cancel", só que quando eu aperto o "cancel", não mostra a mensagem de obrigado e o código não e finalizado!
E minha outra duvida, é de como eu posso criar um método no qual vai somar os valores informados referentes a valor da conta e mostrar a soma no final!
Pessoal espero ter sido claro. Estou tendo muita dificuldade, mesmo dando uma olhada na classe e tudo mais, espero a compreensão de vocês!
E qualquer coisa peço desculpas.
Obrigado. :lol:
) e encheu o campo de espaços… lógicamente, se você tentar transformar um “espaço” em número, o que vai acontecer? :mrgreen: