Boa noite!
Estou iniciando desenvolvimento Java e meu objetivo principal é conhecer desenvolvimento para Web e, tecnologia móvel.
Gostaria de saber se podem me instruir como começar.
Eu comecei com HTML,JSP E SERVLETS. Pra entender os frameworks java web acredito ser necessário entender primeiro essas tecnologias
Legal, HTML, CSS, JS, PHP, Jquery e um pouco de angular conheço.
Estou caminhando para JSP agora.
Tem alguma fonte que possa usar?
Assim esqueci de mencionar, antes de vc começar a estudar java web é muito importante que vc saiba ao menos o basico de java desktop. Java web não é uma coisa trivial, então é bom vc ter uma base de java desktop. Segue o link de uma ótima apostila de java desktop https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf depois de estudar java pra desktop estude esta apostila de java web https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-web-fj21.pdf. Mas não leve o que eu disse aqui como regra, só disse isso pq foi assim que eu aprendi. Essas apostilas são otimas, a FJ11 eu li toda, as FJ21 não li toda. Se vc não gosta de ler tem varios canais no youtube que te ensinam de graça. Se vc tiver um grana pra investir pode comprar os cursos da alura são muito bons.
Obrigado amigo.
Não tenho problemas para estudar em livros ou apostilas.
Vou estudar e te aviso.
Blz man.
Oi, ricktsi!
Primeiramente é preciso dizer que antes de estudar especificamente Java para Web ou Mobile, é importante ter um domínio das coisas mais básicas da linguagem. No caso do Java, você precisa obrigatoriamente ter conhecimentos de programação orientada a objetos (POO), pois a linguagem trabalhar fortemente com este paradigma. Além disso, o básico seriam questões relacionadas aos tipos de dados (int, double, String, boolean, etc), arrays e matrizes, controle de fluxo (if, else, else if, etc), estruturas de repetição (for, while, do/while, etc), questões de orientação a objetos com Java especificamente (classes, objetos, encapsulamento, sobrecarga, sobrescrita, herança, polimorfismo, etc). Após isso, também seria interessante estudar as principais APIs do Java, como a de Collections, o pacote de IO (manipulação de arquivos) e também como funcionam as Threads.
Tendo essa base sólida, tu pode partir pra estudar como o Java lida com bancos de dados, no caso, estudar o JDBC, que é a implementação do Java para comunicação entre a aplicação e o banco de dados.
Quando for começar a estudar a parte Web, tu irá precisar estudar como funcionam os Servlets e também JSP (junto de JSP, seria interessante aprender a taglib JSTL.
Mesmo que tu encontre em vários lugares que nenhum projeto novo hoje utiliza diretamente Servlets e JDBC (devido aos frameworks), é muito importante saber como estes funcionam, pois os frameworks os utilizam por baixo dos panos!
Acho que as recomendações de material do programador1225 foram muito boas, essas duas apostilas da Caelum cobrem toda a parte básica do Java e também do Java na Web (também abordam sobre JDBC).
Vou lhe dar um conselho, aprenda primeiro Algoritmo e depois você consegue programar em qualquer linguagem.