Iniciando em hibernate

4 respostas
tiagomac

Olá pessoal,

Peguei o hibernate para estudar e apesar de já ter lido muitos tutoriais sobre ele o mesmo ainda está muito confuso para mim.
já fiz alguns programinhas que utilizam JDBC e os mesmos ficaram bem eficientes, mas fiquei interessado em usar o hibernates pois como a framework propoe vc não precisa ficar digitando códigos e mais códigos de SQL ao mesmo tempo que faz aquelas gambiarras enormes c/ as strings para inserir, procurar e modificar os valores de modo correto.

mas eu to sentindo uma dificuldade muito grande ainda para começar, pelo que eu entende até agora vc vai criar uma classe com os gets e sets a POJO class para orientar o hibernate, assim como irá criar um arquivo mapping que irá fazer a referência das variáveis aos nomes na tabela que vc tem em seu DBR…

parece que é isso, mas o negocio ainda tá muito confuso. ele também manda adicionar os jars do hibernate na classpath, ai também me perco todo, de que classpatch ele se refere? estou usando o eclipse, seria aquele no propriedades do projeto em bibliotecas? adicionária tudo ali? inclusive os jars que estão na pasta lib do hibernate?

tá muito doido ainda *rs, se alguém souber algum link em português ou inglês que ajude no inicio do hibernates levando em conta que eu to usando o eclipse (já tentei alguns para tomcat mas terminam me deixando mais confuso ainda)… tentei o tutorial que existe aqui no guj mas confesso não ter tido muito progresso, precisaria de algo mais direto, explicando onde eu colocaria os arquivos e o que teria que fazer somente…

agradeço desde já e fico no aguardo e um retorno =)!

4 Respostas

georgesq

fala conterrâneo, mais sou de Feira de Santana, hehehe

moro em Sampa.

rapaz o bom mesmo é no site do Jboss…

ai logo vc aprende direito :)))

[s]
baiano

tiagomac

Opa, valeu a mesmo a ajuda :)!
tava procurando algo mais voltado para desktop… mas vou continuar tentando aqui até conseguir ;)! vlwzão a todos :)! abraços.

Fierodd

Boa noite!

No caso do classpath seria somente o do eclipse mesmo, la a principio vc só precisado jar do hibernate, embora outros sejam recomendados.

a classe a ser persistida é uma classe normal, pode ter herança e tudo mais, só que ai complica um pouco o mapeamento, geralmente vc vai persistir todos os seus atributos no banco, entao tem que ter um get/set pra cada, até ai normal, vc usaria isso na app tmb!

como o jar esta somente no classpath do eclipse, vc so consegue rodar a app pelo eclipse, quando for distribuir a sua aplicação (criar o tal do “executavel”), vc adiciona os jars no seu manifest tmb dessa forma o jar gerado (esse é o “executavel”) tem os jars inclusos (no caso o do hibernate) dessa forma sua app funciona mesmo fora do eclipse

3rd_child

bom dia tiagomac!

no site da caelum, tem uma apostila em português muito boa pra quem tah começando com hibernate, eu aprendi o basico por ela. :stuck_out_tongue:

sempre que puder, baixe novamente, pois eles atualizam as apostilas do site.

está ai o link:

http://www.caelum.com.br/caelum/curso-21.jsp

Espero ter ajudado! :smiley:
Abraços e bons estudos!

Criado 13 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 13 de fev. de 2007
Respostas 4
Participantes 4