Iniciando em J2EE, ajuda

Ola pessoal, depois de estudar bastante a parte de Java com JFrame e etc, vou entrar no mundo do J2EE, e antes de entrar estou com muitas duvidas e gostariam que o pessoal me ajudasse…
JSP eu tenho uma noção do que seja, pois ja mexo com PHP e um tempo…
preciso de material pra estudo e entender o que é essa tecnologia, links e etc
ServLets, JSP, EJB, JavaBens, Strutcs, Velocity

eu vejo muitos posts no forum sobre esses assuntos e eu “viajo”, gostaria de estudar eles.

Onde posso arrumar um bom tutorial pra J2EE? eu vi um livro que ensina primeiro servlets, depois JSP e Java Beans… essa sequencia é boa pra aprender?

gostaria de toda ajuda possivel, lembrando que eu sou ZERO nisso, e tudo que vem ajudar vai ser muito importante pra mim definitivamente entrar no Mundo Java para Web…

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Obrigado Alex

Caro Alex:

Seja bem vindo ao mundo J2EE… :lol:

Bom, em relação a JavaBeans, Struts e Velocity ficarei lhe devendo…mas acho que aqui no forum vc irá achar material farto sobre o assunto…em relação a JSP e Servlets, já trabalho com eles a algum tempo e é muito interessante…na verdade, vc precisar começar dos famosos HelloWord, tanto em jsp quanto em servlets…configurar o ambiente da sua maquina para rodar servlets e jsp, pois quando vc utiliza java para a web, as configurações e programas são diferentes…bom, com certeza o pessoal aqui do forum vai te ajudar muito, estou dando aqui minha pequena ajuda pra vc…livros tb tem muitos, na www.temporeal.com.br vc achará vários… Existe o Core Servlets e o Core JSP…livros profissionais para quando vc engrenar na coisa.
Bom, aqui ficou minha contribuição…

Bons estudos…boa sorte!!

ate mais…

valeu pela ajuda…

sera que existiria algum link pra me passar, alguma pagina que tivesse algum tutorial. estou meio sem dinheiro pra adquirir um livro agora, a pouco tempo eu comprei o Java Como Programar e o meu HD queimou, estou com um de 2 gb quebrando o galho e vou precisar comprar outro, entao vou fica sem dinheiro.

sera que tem alguma pagina que tem alguns tutoriais…
mas em sequencia, por exemplo, do inicio em diante…
o que aprende primeiro, servlets ou JSP?
e mostra a sequencia… comear com os hello world, depois algumas coisas diferentes e assim vai, eu comecei java assim atraves de um tutorial da Unicamp bem maneiro.

valeu ae…
obs: tenho duas duvidas… meu servidor principal roda Linux |Slackware + apache + php, futuramente vou instalar o tomcat pra java…
nos meus terminais rodam win98 e outros win2000 além de linux.
gostaria de saber se da pra mim instalar o tomcat no windows pra testar e depois passar meus programas pro linux? no Winodws eu preciso instalar apenas o tomcat ou vou precisar instalar o apache ou IIS?
onde arrumo como posso fazer essas instalações…

valeu

O Core Servlets & JSP tem em PDF no seguinte endereço: http://pdf.coreservlets.com/
Você pode seguir a sequencia do livro mesmo.

Você pode passar os programas entre Windows e Linux sem problemas, afinal, acredito que Java seja a linguagem mais multiplataforma que existe atualmente.

E basta instalar o Tomcat, não é necessário ter o Apache. O site oficial é http://jakarta.apache.org/tomcat/index.html e os arquivos de instalação estão lá em “Download -> Binaries”

P.S.: Já instalou o slack 9? Dizem que a nova versão está muito boa…

Uma luz.

[ RESPOSTA ]

> URL: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
. ( Va Specialized Trails e selecione a opcao desejada. Voce pode download os Trails para o seu computador.)
. Espero que inclua Java Beans e JDBC nos seus estudos.

[ SOFTWARE ]

> Download Sun One Studio 4 update1
> URL: http://wwws.sun.com/software/sundev/jde/buy/

Esse software inclui tudo o que voce precisa:

. Java IDE para desenvolvimento
. Application server.
. Banco de dados, etc.

Os tutorias da Sun, como citado acima, realmente são sempre uma opção para quem quer começar a estudar.
Só corrigindo o link, a parte J2EE está separada do tutorial básico, pois este trata apenas de assuntos de J2SE (incluindo JDBC e JavaBeans). O de J2EE mesmo fica na seguinte URL: http://java.sun.com/j2ee/tutorial/

Sun One é uma ferramente muito boa e completa, mas pelo o que me lembro tem algumas limitações em sua licença, só podendo ser utilizado para aplicações comerciais em sua versão paga (me corrija se estiver errada). Então talvez fosse melhor começar a aprender utilizando ferramentas mais simples e totalmente gratuítas, para não sofrer o choque de perda de funcionalidades se não puder usar o Sun One no futuro. Além disso, ele é maior e mais pesadinho que as alternativas free. Mas claro que mesmo assim vale a pena baixar o Sun One para conhecê-lo.

Valeu pela Ajuda…

Bani, eu instalei o Slack 9 sim, ele esta realmente bom, alias, todos os slacks desde o 3.0 que eu comecei sempre foi bons… Unica coisa ruim que eu nao gostei dele foi o Lilo dele, pois nao tem opção pra partição OS/2, onde eu marco essa opção para NTFS do Win2000.

Valeu pelos links, vou dar uma estudada.
Sobre o java.sun eu ja dei um olhada nos tutoriais la, mas o problema que ele nao tem uma ordem pra estudo…
sobre IDE eu estou usando o Eclipse, agora eu preciso de alguns plugins pra J2EE certo? qual que eu puxo e onde eu puxo?
O SunONe eu nao gostei muito nao, pra montrar frames eu usava o Netbeens e claro que eu vou usar JDBC, pois usando JFrame eu usei bastante JDBC, apenas Java Beans que eu não faço nem idéia que seja.

vou dar umas estudadas…

valeu pela ajuda.

Por Último-> Estuda primeiro JSP ou ServLets?

Não acho que precise de algum plugin “para J2EE” no Eclipse…
Só colocar o jar do J2EE no classpath mesmo.
Mas tem um plugin para Tomcat que pode ser útil.

Entre Servlets e JSP, comece por Servlets. Afinal, JSP é apenas “uma nova cara” para Servlets, então sabendo eles fica fácil saber JSP.

Olá Pessoal. Acabei de atualizar meu WebSite.

Foram incluidos novos eBooks:
- 2 tutoriais;
- 3 artigos;

Bom estudo a todos.