Iniciando em Java pra Web

Pessoal…
já dei alguma lida, baxei apostilas etc em programacao em java pra web e pelo que eu vi me parece bem diferente da programacao pra desktop…
tudo o que eu li, exemplos que eu baixei, vi pouca coisa de .java nos projetos…
essa mudança de JSE pra JEE é tão brusca assim mesmo?

O desenvolvimento EE realmente é diferente do SE, caso voce ja conheco o basico da linguagem java tente começar entendendo como funciona JSP/Servlets (tem um otimo livro da serie Use a Cabeca para esse assunto), depois veja como funciona um projeto baseado em MCV e assim você vai comecar a entender melhor como um projeto web é feito.

A Caelum disponibiliza gratuitamente uma otima apostila sobre desenvolvimento Web, se nao me engano é a que termina com o numero 21, da uma pesquisada la.

[]'s

blz… mas eu posso continuar utilizando classes que eu utilizo em SE?
por exemplo… classe pra conexão com servidor e outras classes utilitarias?

[quote=erico_kl]blz… mas eu posso continuar utilizando classes que eu utilizo em SE?
por exemplo… classe pra conexão com servidor e outras classes utilitarias?[/quote]

Sim, quase tudo de boa.

Só pra reforçar xD

Consegues usar praticamente tudo, principalmente se a arquitetura do teu projeto estiver legal. Basicamente,pensando em MVC, oq tu precisaria mudar de um projeto desktop pra um web seria só a camada de visão…sairiam os teus frames do swing e entrariam as páginas.

Att.

valeu a ajuda ae…
entao por exemplo… um projeto desktop eu organizo em:
business (camada de negocio…)
service(camada de serviço que contem interfaces e suas respectivas implementações)
database(onde estão as interfaces DAO que extendem das Services e suas respectivas implementações)
util (toda e qualquer classe ou interface utilitaria)
view (todas as classes que extendem de JFrame, ou seja, as telas)

e a unica coisa a principio que eu mudaria entao seria tirar o pacote view e adicionar um pacote web onde estariam os JSPs, HTMLs… e o pacote WEB-INF…
corrijam-me se eu estiver errado…

É isso ai =]