Pessoal já estudei algumas coisas de Java Desktop, estudei até chegar em Interface gráfica utilizando Swing. Bom, estava atrás de um estágio desde quando comecei a minha faculdade (Engenharia de Telecomunicações), hoje estou no quinto semestre. Bom, agora consegui o meu estágio, só que o problema é que vou ter que trabalhar com servidores de grande porte e Java Web. Começo amanha, como todo primeiro dia, da um frio na barriga e como nunca trabalhei com Java Web a coisa piora.
Queria uma dica de vocês sobre a diferença entre Java Desktop e Java Web, quem já tem uma base em JAva Desktop ainda encontra dificuldades para programa web? Acham que terei muitos problemas pela frente?
A ajuda de vocês me ajudará bastante galera. Muito obrigado
Pessoal já estudei algumas coisas de Java Desktop, estudei até chegar em Interface gráfica utilizando Swing. Bom, estava atrás de um estágio desde quando comecei a minha faculdade (Engenharia de Telecomunicações), hoje estou no quinto semestre. Bom, agora consegui o meu estágio, só que o problema é que vou ter que trabalhar com servidores de grande porte e Java Web. Começo amanha, como todo primeiro dia, da um frio na barriga e como nunca trabalhei com Java Web a coisa piora.
Queria uma dica de vocês sobre a diferença entre Java Desktop e Java Web, quem já tem uma base em JAva Desktop ainda encontra dificuldades para programa web? Acham que terei muitos problemas pela frente?
A ajuda de vocês me ajudará bastante galera. Muito obrigado
Oi, se voce realmente aprendeu bem sobre Java, e os seus conceitos, principalmente Orientação a Objetos, acho que não terá problemas para migrar que Desktop para WEB. O problema é se você conhece outras tecnologias WEB, já que o desenvolvimento WEB, ainda que utilize Java, necessita de conhecimentos em HTML, CSS e JS, no mínimo.
P
pakuista
Caramba, realmente não sei as tecnologias que você falou, vou demandar bastante tempo para aprender-las. Acha que consigo assimilar essas linguagens em quanto tempo?
Hebert_Coelho
Cara, fique tranquilo. Para programas Desktop vc precisaria de um evento (de botão, combobox, etc). Já no Java web vc precisa de um request. Vc captura através de um servlet da vida (ou utilizando framework).
Vc sabendo mecher com a liguagem Java fica tranqs. Vc vai ver List, String, Date e tudo mais que se encontra em desktop.
Em minha assinatura tem um link de como montar um web server na unha!! ( * modo propaganda on * ).
Quanto ao html vc vai ter vários exemplos para fazer igual. Só abrir uma outra tela que vc vai ter padrão html/css/javascript utilizado pela empresa.
Qualquer coisa, é só falar que a moçada aqui ajuda na boa.
[=
Hebert_Coelho
Fica tranquilo. Essa tecnologias são:
HTML: Linguagem de html bobo mesmo. tipo < input type=“text” />
CSS: É para definir cor do fundo, formato de botões e tals. Preocupa não que vai estar tudo montado já, basta copiar e colar.
JS: É o javascript. Validar botão, se campo x foi preenchido e coisas do tipo.
Relaxa… Tu vai fazer na boa. Basta querer! [=
C
cristianogro
Cara quando eu migrei de Java Desktop pra WEB me bati um pouco no começo, pois não sabia nada de HTML e CSS, mas aprendi rápido, pois css e HTML são simples e a curva de aprendizagem é rápida, é só pegar alguns exemplos prontos, dar uma treinada que você logo aprende.
P
pakuista
Poh gente, obrigado pela força mesmo oh, fui pra facul agora de manha e como todo inicio de semestre não teve aula(professor não foi), então voltei para casa, já já saio para o estágio (to apreensivo pakas) Obrigado pela força mesmo galera. Vou atualizando aqui as informações.
P
pakuista
Galera uma ajudinha aqui. O pessoal aqui quer que eu crie uma página de cadastro de usuario para colocar em um site, qual a melhor forma de fazer essa página de cadastro? Vlw gente.
Edit-------------
Esqueci de perguntar qual a melhor IDE. Eclipse ou NetBeans? Para fazer a tela de cadastro do cliente, no meu caso vai ser para cadastrar um terceirizado da empresa. Na página de cadastro tem que ter os espaços para o nome, especialidade, evento que o terceirizado vai trabalhar. hora de chegada etc. Só para da um exemplo de página de cadastro que eu vou ter que fazer:
Edit2------------
Pessoal queria saber só mais uma coisa, oqué é preciso instalar no eclipse para pragramar web? Até agora eu peguei uma video aula e instalei o Apache Tomcat. Se poderem me ajudar agradeço mesmo gente.
Hebert_Coelho
Vc precisa ter o Tomcat instalado na máquina apenas. Se seu programa tiver banco de dados, vc também terá que instalar.
No meu link tem um tutorial de como montar um webserver básico que para vc já seria uma mão na roda. Pois ensina como capturar os dados vindos da JSP e tratar.
Não mostra como persiste no banco, mas primeiro vc tem que aprender a levantar um webservice!
Boa sorte ae.
P
pakuista
Vou da uma olhadinha no seus links Jake, o problema é que eu instalei o TomCat e não sei porque preciso dele instalado, não sei a funcionalidade dele. O gerente quer que eu use JPA para ter que mexer menos com o banco de dados.
Hebert_Coelho
O Tomcat é quem “segura” sua aplicação. É ele quem deixa ela rodando para vc poder acessar.
JPA é como se fosse um framework de acesso ao banco de dados.
Vc não irá direto ao banco de dados, irá ao framework e ele irá por vc.
P
pakuista
Jake, fiz o exemplo que tem na sua assinatura, deu certo
Bom, você não teria um tutorial para me guiar na criação da página de cadastro que eu mostrei mais acima? Tenho inumeras duvidas, para fazer a parte gráfica eu vou usar oque se não da para usar swing já que não é desktop?
Se podesse conseguir uma página de cadastro dessas prontas para eu estudar o código seria explêndido.
Obrigado mesmo pela ajuda Jake,
V
vitoryudi
cara se vc entender a base do negocio,
vc consegue ir adiante,
dá uma procurada em algusn tutoriais tem otimos pela net.
vc tb pode ir pedindo ajuda ai no seu trampo,
mas fica sussegado q é bem tranquilo!
vc vai ver.
P
pakuista
Tu pode me passar alguns tutoriais bacanas? Já vasculhei a internet e só achei tutoriais bem complicados. Estou há dois dias assim e não escrevi nada em código.
Me diz uma coisa, a sintaxe da linguagem é a mesma tanto pra desk quanto pra web? Será que daria certo eu ir logo fazendo as classes e declarando logo os campos nome endereço … e dó depois e colocando as anotações JPA? È assim que é feito mesmo ou é feito de outra forma?
Pense numa peia.
Hebert_Coelho
pakuista:
Tu pode me passar alguns tutoriais bacanas? Já vasculhei a internet e só achei tutoriais bem complicados. Estou há dois dias assim e não escrevi nada em código.
Me diz uma coisa, a sintaxe da linguagem é a mesma tanto pra desk quanto pra web? Será que daria certo eu ir logo fazendo as classes e declarando logo os campos nome endereço … e dó depois e colocando as anotações JPA? È assim que é feito mesmo ou é feito de outra forma?
Pense numa peia.
Cara, com JPA não tenho como te ajudar. Oq muda de desktop para web eh que no desktop vc trabalha com eventos e para web vc trabalha com requisição. Mas vc vai tirar a informação que vc precisa, passa para o objeto e pronto.
Seria melhor tu procurar um exemplo de como gravar em banco antes de começar tudo de uma vez. Eu não sei de tutorial, teria q procurar no google mesmo. Desculpe não poder ajudar mais.
P
pakuista
Que é isso Jake, tu foi oque mais tentou me ajudar aqui. Estou sentindo uma dificuldade muito grande mesmo, vou ter que começar a aprender do básico mesmo mas oque falta é tempo, o gerente quer que eu faça logo uma página de cadastro no site sem eu nunca ter estudado JavaWeb, isso quem deveria fazer era um empregado dele mesmo neh, e não eu, estagiario. Além disso tudo ainda tenho que manter 3 servidores de grande porte, dois aqui em fortaleza e um em sao paulo, sem falar que to cheio de problema em 6 estações aqui. Não sei oque vou fazer, tenho que estudar, quero muito aprender.
Hebert_Coelho
Pois eh cara. Agora soh falta meter a cara e estudar. Se serve de incentivo tenho estudado quase todo dia até as 1~2am. E olha que nem é matéria da pós! Quanto mais estudo vejo que menos sei.
Estudo agora para certificação de SCBCD e no livro parece que vai abordar JPA. Quem sabe daqui uns dias não consigo te ajudar em algo? =P
Valeu mano, bons estudos ae.
P
pakuista
:D, vlw Jake.
Carlos_ds_jar
pakuista, em que empresa vc está estagiando?
P
pakuista
PcCase Carlos? Porque? Você conhece?
Carlos_ds_jar
Não conheço ainda…
Sabe se tá precisando de mais estagiario por aí? :lol:
P
pakuista
Cara o gerente falou que ia colocar um estagiário pela manha, eu fico só a tarde, de 14 as 18.
P
pakuista
Vocês acham que deve começar estudando servlet e JSP? Ou é melhor começar por outro assunto? Pergunto isso porque eu estava estudando servlets pela apostila da caelum fj21 e vi alguns termos estranho que devem ter sido vistos nos capitulos anteriores ao de servlets. Acham que devo pegar a apostila e estudar do começo mesmo?
Carlos_ds_jar
De uma boa estudada primeiro na plataforma J2EE, depois vc segue com servlet, depois JSP e depois algum framework de seu interessse 8)
P
pakuista
Mas em relação a apostila da caelum que citei mais acima, devo pegar ela do começo mesmo?
R
raf4ever
Sim,siga desde o começo
Assim vc solidifica os conceitos
P
pakuista
Pronto, como comecei a ver servlet já eu vou ter este capítulo e depois pego a apostila do começo. Depois de um tempo volta aqui de novo gente.
P
pakuista
Na hora que vou editar o web.xml para fazer o mapeamento da minha servlet para uma url da uma erro:
os erro estão em , diz que " The markup in the document fowllowing the root element must be well-formed" e "start tag of element "
Não sei se é por causa desse erro, mas não consigo acessar minha servlet pela url não.
Alguém pode ajudar aqui?
Essa parte do seu mapeamento ta certa, tente desimplantar e implantar o projeto no servidor e posta o codigo desse sevlet e do resto do mapeamento pra a gente dar uma olhada… 8)
Carlos_ds_jar
pakuista:
Na hora que vou editar o web.xml para fazer o mapeamento da minha servlet para uma url da uma erro:
os erro estão em , diz que " The markup in the document fowllowing the root element must be well-formed" e "start tag of element "
Não sei se é por causa desse erro, mas não consigo acessar minha servlet pela url não.
Alguém pode ajudar aqui?
Essa parte do seu mapeamento ta certa, tente desimplantar e implantar o projeto no servidor e posta o codigo desse sevlet e do resto do mapeamento pra a gente dar uma olhada… 8)