ola pessoal, sou novo por aqui e estou querendo iniciar em java e tenhu algumas duvidas.
sobre java sei pouco e me interesso mais em web, gostaria de saber se mesmo com pouco conhecimento em java ja posso ir direto em web e estudar ou devo começar na plataforma j2se antes de ir pra j2ee??
gostaria tbm de saber se alguem tem alguma apostila ou algo para estudo de um iniciante que nunca programou para web?? =D
Eu vim do VB para Java, e apesar da minha experiencia anterior tive dificuldades.
Se possível faça “exercicios” de fixação sobre a linguagem, sintaxe …após isso ficará menos complicado…
É fundamental conhecer a linguagem antes de entrar no “mérito” web!!
Boa sorte, e aproveite os artigos para iniciantes aqui do GUJ.
Antes de saber web, você precisa conhecer bem java sim. Senão nunca será um bom profissional. E encontrará várias dificuldades, por perder a base de tudo que é o j2se.
Mas, para começar com web, encare primeiramente Servlets e em seguida JSP. No site da Caelum, tem apostilas excelentes e gratuitas sobre o assunto.
E aqui no guj existem centenas de tópicos sobre isso.
bom dia a todos, aproveitando a pergunta dele, gostaria de saber se alguem conhece alguma plataforma web para desenvolvimento e aonde eu posso conseguir ela??
[quote=Krol]queria uma plataforma Framework que não seja muito complicada de desenvolver??
vc me indicaria qual??
muito obrigada [/quote]
Exemplos na mensagem acima.
JSF, Struts 2, VRaptor, Mentawai, Rife e etc.
Cada um tem suas características e prós e contras. Dependendo do projeto, cada um se encaixa melhor.
Agora o importante é conhecer bem o conceito de MVC, porque conhecendo esse conceito, aprender os frameworks fica bem mais fácil e rápido.
Em java desconheço as palavras “pouco complicadas”. Muitas vezes nem tão “pouco” e muito menos “complicadas”, mas nada impossível.
Se quer algo mais “light”, aprenda Wicket. Se quer algo mais mercadológico, JavaServer Faces. Se quer algo retrógrado e totalmente horrível de se desenvolver, Struts. O Struts 2 conheço pouco para opinar, mas ele é diferente de Struts, o que o torna interessante só por este detalhe.
Mas particularmente, esqueça Frameworks se não sabe ainda JSP e Servlets. Vai fazer falta muitos conceitos e entendimentos que são a base dos frameworks. Se quiser indicação de livros, o que me fez aprender e entrar nessa área foi Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX. Livro prático e sem enrolação. Depois, se quiser mais teoria, compre o Head First Servlets and JSP, mas já vou avisando, é focado em estudos de certificação e sem muitos exemplos práticos. E não compre o traduzido, tem coisas ridículas que eles traduzem sem noção.
Depois sim, procure livros mais específicos ou pesquise na net a respeito de frameworks. Falo por experiência própria. Vai penar muito menos e aprender muito mais rápido.
Boa sorte em sua jornada.