Olá Pessoas
Desenvolvo sistemas em Delphi e estou começando a pesquisar sobre desenvolvimento em Java. Gostaria de saber qual aplicativo de desenvolvimento Java ideal para iniciar. Onde encontro material básico sobre o desenvolvimento em Java ?
Bom, na minha opinião o melhor aplicativo feito até hoje seria o Eclipse. =D
você encontra o mesmo nos sites da sun…
Me refiro ao eclipse, pois a maioria dos outros aplicativos como NetBeans, JCreator te enibem ao fato de alteração de código, ou a ferramenta é muito fraca, no caso do JCreator… muitos outros programas facilitam a sua vida, porem montando seus códigos já prontos… que para mim, isso é um erro… pois você não aprende o conteudo da programação.
Lina, acho que IDE tem que passar por todas para escolher uma de sua preferência. Todas tem suas vantagens e desvantagens. Vc estava dizendo que outras IDE's já apresentam código pronto. Mas não é o propósito da IDE facilitar o desenvolvimento? E se não gostou do código gerado apaga e faz na mão...programa com notepad ou como quiser.
Ainda sou da teoria que devia-se ensinar o básico sem IDE nenhuma para entender todo o funcionamento e depois qdo já tivesse uma boa base de conhecimento que se usasse a IDE para facilitar e dar produtividade.
Logico,
concordo com você no fato dele obter varias aplicação para ver o que mais gosta… porem ele pedio a minha opinião sobre uma ferramente… e eu dei…
Só estou falando o que acho, e acho que código pronto é ruim e pior ainda ter que alterar o código no Notepad hahahaha…
que ferramenta é essa que nao deixa o proprio user atualizar e modificar o código como quiser??
ele cria suas variaveis… coloca nomes e threads… não concordo nem um pouco com isso… minha opinião…
você tem a sua…
Eu concordo com a Lina, em gênero, número e grau. Na minha opinião, Eclipse também.
O Netbeans também é muito bom, especialmente pra desenvolvimento web. Acho que é o maior concorrente do eclipse. Mas ele tem esse detalhe de que ele impede que você edite algumas partes do código. http://www.netbeans.org
Quanto a tutoriais, olhe o site da Sun ou compre um livro. Tem vários livros bons: o do Deitel, o da Kathy, os da série Core Java. Ah sim, e tem os javadocs. Não são tão bons quanto a documentação do Borland Delphi, mas mesmo assim, são uma excelente ajuda.
kra, como vc está iniciando, eu recomendo q antes d td vc aprenda a linguagem e orientação a objetos sem uma ide robusta. pode ser q as facilidades q a ide lhe traga atrapalhe seu aprendizado.
depois disso vc mesmo vai poder escolher o seu ambiente d desenvolvimento.
Eu concordo… pra quem está iniciando a melhor ferramenta é o Notepad. Com uma IDE você acaba omitindo (pelas facilidades da mesma) à algumas coisas básicas do aprendizado.
Nunca usei o Eclipse só o Netbeans então não posso opinar se a pergunta refere-se somente a IDE.
Acho que para ele é uma boa partir direto para uma IDE.
Ele está iniciando em Java, não em programação. Pelo que ele falou, ele usa o Delphi, que é uma IDE poderosa do Visual Pascal - que por sinal é orientado à objetos.
Amigos,
Pela pouca esperiência que tenho, digo o seguinte:
Livro = da serie "Use a cabeça Java " (da Kathy Sierra), não é tão massante quanto o Deitel, mas tenho os 2. O livro da serie Use a cabeça parece que você interage com o autor.
Prefiro uma IDE, pode ser Eclipse ou JDeveloper, pois posso usar o Debugger e ver onde a informação esta indo, isso ajuda muito no entendimento do fluxo para os metodos.
Ou seja, ver as coisas acontecerem passo-a-passo.
valeu.
[quote=ViniGodoy]Acho que para ele é uma boa partir direto para uma IDE.
Ele está iniciando em Java, não em programação. Pelo que ele falou, ele usa o Delphi, que é uma IDE poderosa do Visual Pascal - que por sinal é orientado à objetos.[/quote]
ViniGodoy, pra ser sincero ainda não me familiarizei com o Netbeans. Não tentei nem fazer o HelloWorld… Como eu quero tirar a certificação achei mais interessante usar o Notepad. (não sei se é o caso do nosso amigo)
Atualmente trabalho com .NET e seu IDE é fantástico, só que o mesmo sempre vai omitindo tanto código que nos tornamos preguiçosos (eu me tornei). O problema no Eclipse (pelo que li) é que tudo parece precisar de plugins… Mas vou baixa-lo em breve e experimentar. Acredito que os dois convivam certo ? (NetBeans e Eclipse na mesma máquina)
então o melhor jeito para aprender eh usar o notepad mesmO!!! que ele naum tem nenhum atalho ! voce tem q fzer tudu e escrever tudu!! usando o notepad eh um otimo jeito para treinar para certificação tb!! pois no curso que a sun da para certificaçao voce soh usa o notepad!
Por outro lado, usar o notepad tira de você a possibilidade do depurador… Acho que nada substitui a didática de uma execução passo a passo acompanhando o valor das variáveis.
O Eclipse convive na mesma máquina do Netbeans sim. Eu prefiro o Eclipse ao Netbeans. Mas não vamos entrar no detalhe de qual dos dois é melhor, afinal, discussões sobre Eclipse e Netbeans não são o objetivo desse tópico.