Iniciando em Java!

Bom dia a todos!

Eu a partir do inicio do ano que vém(Preciso terminar a faculdade), pretendo iniciar um curso para tirar minha certificação. Eu gostaria de saber como está o mercado de trabalho, pois a pesar de no futuro obter a certificação eu nunca trabalhei na área. Baseado nisso, como farei para iniciar minha carreira mesmo sem experiencia, pois atualmente trabalho no ramo de mainframes?

Obrigado pela atenção.

trevorian,

Sem experiência, realmente o caminho “mais curto”, é a certificação. Pois irá “provar” que você tem um conhecimento pelo menos mínimo da linguaguem. Você verá que alguns dizem que isso não prova nada, mas ao ver ver prova sim.

O que eu lhe aconselho é se tiver como, tentar um estágio em Java. Caso não seja possível, estude para certificação, faça vários exercicios, cria vários projetos pequenos, para que você possa se familiarizar com a Linguaguem Java.

Ahhh… importante, estude também Orientação a Objetos, antes de começar a estudar Java.

Sobre o mercado, o site do NetCarreiras, você pode dar uma olhada nas vagas para java no mercado. (http://javasoft.com.br/)

Ola, muito obrigado mesmo pela resposta. Não tinha noção que a certificação tinha esse poder. Fico muito mais tranquilo, porque não sabia nem por onde começar minha carreira. Eu sempre vejo lugares pedindo 3 anos de experiência e como não estarei mais na universidade não poderei mais fazer estágio. Vou fazer o curso na Caelum, será que eles me darão um certo suporte nesse quesito?

Um abraço

trevorian seja bem vindo ao guj e a caelum tem curso de java normal e um curso voltado para certificacao sim… a certificacao em algumas organizações pode suprir a questao de experiencia vamos dizer que vc tenha a de programador e desenvolvedor… mais ainda nao tenha experiencia na area… que comprove… mais vc estuda a 2 anos java… concerteza algumas empresas vai ti contratar depender do que ela precisar. normalmente vc passar por teste… e vai conhecer o seu gerente que pode ser um cara que tem muito conhecimento na area ou nao… relativo isso… eu mesmo estudei quase 10 meses… para certificacao… e vou estudar mais agora…ja que nao tive sucesso na primeira tentativa :D. Boa sorte qualquer duvida… o guj… isso aqui é uma escola… tem muitos caras bons mesmo… quando entrei aqui e começei a estudar java sempre lia os topicos dos outros… mesmo que eu nao soubesse responder mais ficava lendo as repostas… essas coisas… hj fico o dia todo on-line :smiley:

lembrando que certificação naum significa tanto assim!

é importante e mto bom tirar… mas em uma entrevista… tem concorrente1 (com certificação e sem experiência) e o concorrente2 (sem certificação e com experiencia)
o contratante teria que ser uma mula se contratar o concorrente1!

(claro que depende da experiência do nosso concorrente2… acho que acima de uns 5 meses já prefiro a experiência).