Iniciando em JAVA

11 respostas
J

Bom, estou começando no mundo JAVA à partir de ontem heheheh.

Comecei ontem, a ler um livro que eu tenho, Java: Como Programar 6ª edição do Deitel, e ví que é indicado aqui pelo pessoal do fórum. Mas também ví que indicam bastante aquela apostila da Caelum, a FJ11.

Qual seria mais o indicado para iniciar do zero??

Eu tenho uma noção beeeem básica de JAVA (entenda bem básica por if, else, looping…). O máximo que fiz com alguma linguagem foi um banco de dados bem simples em mySQL e um cadastro+consulta em PHP nesse mesmo bd.

Desde já, agradeço a ajuda!

Abraços

11 Respostas

drsmachado

Você já respondeu a tua pergunta.
A apostila da Caelum dá uma visão básica, ela entra nos méritos que você disse conhecer.
Um livro irá abordar de maneira mais didática e menos “profissionalizante” a forma de programar.
Eu começaria pela apostila.

A

Que tal procurar no Google uma listinha de exercícios de lógica de programação e, posteriormente ir para o FJ-11 da Caelum…

J

drsmachado:
Você já respondeu a tua pergunta.
A apostila da Caelum dá uma visão básica, ela entra nos méritos que você disse conhecer.
Um livro irá abordar de maneira mais didática e menos “profissionalizante” a forma de programar.
Eu começaria pela apostila.

Não entendi sua resposta. Você disse que a apostila aborda o que eu já conheço. Então eu não deveria acompanhar o livro?

Então a apostila da Caelum é melhor que o livro? Ou eu deveria começar pela aposila e seguir para o livro depois?

drsmachado

Não, camarada.
Ela traz o básico da linguagem.
Tem coisas que você irá rever, mas é sempre bom isto.
Você disse estar iniciando, então, deve começar pelo extremamente básico.
O livro irá abordar, de forma bem detalhada, estas premisas, passar por coisas que você vai usar uma ou outra vez, entre detalhes bem específicos e coisas que poderiam ser mais aprofundadas.

Daniel_Sousa1

Entre o Livro do Deitel e a apostila da Caelum, aconselho a apostila, sem sombra de dúvidas.

Com a apostila, que é muito mais didática, o aluno vai aprendendo passo a passo o java.

O livro é mais completo, porém mais complexo para se aprender. Ele deve ser usado depois que o aluno já tenha um conhecimento razoável sobre a linguagem. Assim só vai usar o livro quando dúvidas sobre determinado assunto aparecerem.

Apostila para aprender, livro para tirar dúvidas.

Pelomenos é assim que eu faço. Estou com os 2 abertos aqui.

programadora

Daniel Sousa:
Entre o Livro do Deitel e a apostila da Caelum, aconselho a apostila, sem sombra de dúvidas.

Com a apostila, que é muito mais didática, o aluno vai aprendendo passo a passo o java.

O livro é mais completo, porém mais complexo para se aprender. Ele deve ser usado depois que o aluno já tenha um conhecimento razoável sobre a linguagem. Assim só vai usar o livro quando dúvidas sobre determinado assunto aparecerem.

Apostila para aprender, livro para tirar dúvidas.

Pelomenos é assim que eu faço. Estou com os 2 abertos aqui.

Concordo!!! Pra aprender e praticar, utilize a apostila. O livro, eu usaria como referência em caso de dúvida ou para aprofundar em um determinado assunto, até porque, você já viu o tamanho dele?! rs

J

O que tá me deixando com mais dúvidas com as respostas é o aspecto didático do livro.

Pelo que eu acompanhei ontem com o livro (só lí o capítulo 1) eu estava achando ele bem didático, não parece um bom livro para consultas.

A apostila é tão superior assim para aprender? Já que todo mundo tá indicando ela.

Como eu já disse, alguma noção eu já tenho.

Daniel_Sousa1

A apostila tem 256 páginas, com letras em tamanho médio e bastante espaçadas.

O livro tem mais de 1.300 páginas, com letras pequenas e mais comprimidas.

Se você tem muito tempo disponível e “saco” para ler um livro inteiro desses, aí não vejo problema nenhum.

A apostila faz uma abordagem mais objetiva sobre o java. É como se fosse um resumo.

Tem estudantes que preferem usar livros apenas como referência, buscando neles apenas respostas para dúvidas que eventualmente aparecem. Tem estudantes que gostam de ver o passo-a-passo.

Tanto o livro como a apostila (ou mesmo tutorias) servem para ambas necessidades, você é quem diz o que é melhor para VOCÊ aprender.

Se tem tempo para isso, ótimo.

Meu conselho é que leia pelomenos 1 capítulo de cada, assim saberá qual dos dois métodos mais se encaixa em seu perfil ou necessidade.

:smiley:

L

Daniel Sousa:

Se você tem muito tempo disponível e “saco” para ler um livro inteiro desses, aí não vejo problema nenhum.

A apostila faz uma abordagem mais objetiva sobre o java. É como se fosse um resumo.

Tem estudantes que preferem usar livros apenas como referência, buscando neles apenas respostas para dúvidas que eventualmente aparecem. Tem estudantes que gostam de ver o passo-a-passo.

Tanto o livro como a apostila (ou mesmo tutorias) servem para ambas necessidades, você é quem diz o que é melhor para VOCÊ aprender.

Meu conselho é que leia pelomenos 1 capítulo de cada, assim saberá qual dos dois métodos mais se encaixa em seu perfil ou necessidade.

++

pra quem tem tempo é fácil , mas vontade é que não falta!

:shock:

J

Daniel Sousa:

É, vou dar uma lida na apostila hoje. Qualquer coisa vou acompanhar por ela primeiro, já que ela tem só 256 páginas.

Vlw pessoal.

Abraços

Gabriel_Matsuoka

Estou com PDF do “Deitel: Java Como Programar - 6 edição” eu li do 1º ao 6ª e me dava muito sono… Muito cansativo… ele explica tudo muito… muito detalhado, nem precisava explicar tanto! rs

E hoje eu peguei da Caelum “caelum-java-objetos-fj11.pdf” eu li uma 60 paginas em 2 horas… fazendo os exemplos… e achei melhor… Mais facil o entendimento…

Além de “abordar” as mesmas coisas do Deitel… Só que de forma simplificada…

Criado 12 de julho de 2011
Ultima resposta 12 de jul. de 2011
Respostas 11
Participantes 7