Iniciando em Servlets

6 respostas
H

Aí pessoal, blz? To estudando Java há algum tempo e so iniciante em Servlets, baixei ontem um programa: jakarta-tomcat-4.1.31, q acredito ser oservidor, no site estava escrito que preciso fazr algumas alterações para proder funcionar, será que alguém pode mandar um roteiro de instação. tenho um código q usa servlets, os do livro do Deitel, quando compilei, sem o servidor é claro, houve uma mensagem que a classe HttpServlet não existe no meu computador, preciso copia-lá para aquela pasta lib, ou quando instalar corretamente o servidor servlet esta biblioteca estará lá pronta para o uso?
Me ajudem pessoal.

H3SIL

6 Respostas

M

seguinte… primeiro tu baixa a última versão estável do tomcat, q ja é a 5.5.x eu acho…ai, tu precisa do jar de servlets q vem junto com o tomcat, pra poder compilar teus servlets, ai é só deployar (acredito q tu tenha visto algo relacionado a web.xml, certo? Se não pode voltar aqui q a gente coloca esse servlet pra rodar hehaeh) … e é só isso com relação a compilação… se tiver problemas da um toq

H

Consegui fazer uns codigos funcionarem, to usando o JSDK 2.1, só que não consigo compilar novos códigos, pois a msg diz que não consegue localizar o pacote javax.servlet.*;, e por isso não reconhece classes como HTTPServeletRespose, etc. Será que é só isso?

G

vc tem que adicionar o pacote javax.servlet no claspath…

vc pode usar a servlet-api, que se econtra no tomcat!

:wink:

H

Vou tentar baixar no site da sun, quanto a adicioná-lo no classpath é só entrar no autoexec e apontar pra ela? tipo assim: C:\jsdk\bin\servlet-api?

M

não. Adicione o caminho pro jar do servlet na sua variável de ambiente CLASSPATH…

H

Valew pessoal, até que enfim consegui configurar o tomcat, valeu pela ajuda…
H3SIL

Criado 20 de abril de 2005
Ultima resposta 26 de abr. de 2005
Respostas 6
Participantes 3