Iniciando em web service

Olá para todos. Estou iniciando um desenvolvimento em web services e gostaria de tirar umas duvidas. Para fazer um web service simples eh construir uma classe java e renomear para .jws, correto? Mas e se eu quiser instanciar dentro dessa classe outras classes que uso, como faço? Já tentei seguir o procedimento de um tutorial, que dizia para usar o wsld2java para gerar as classes a partir do wsdd, mas sempre quando executo o comando por linha de comando recebo “NoClassDeFoundError”. Gostaria de algum exemplo pratico, se fosse possivel.

Para fazer um webservice você tem que construir a classe que será o seu WebService e um cliente para acessar o mesmo.
Você faz o seu webservice(que é uma classe java sem método main), depois de pronto, vc renomeia de .java para .jws, copia esse jws para dentro <dir_tomcat_instalado>\webapps\axis e com o tomcat já iniciado você digite no browser http://localhost:8080/axis/WebService.jws?wsdl, e dessa forma você verá o arquivo de descrição do seu WS.

Não tentei ainda utilizar outras classes em meu WS da mesma forma que usamos em java(sem ser com WS), mas creio que seja da mesma forma, dentro do web-inf do axis você coloca suas classes, pode organizar em pacotes dentro do web-inf de acordo com a sua preferência e fazer os imports normalmente.

Tenta e posta os resultados.