Iniciando em Web

Ae pessoal estou iniciando em desenvolvimento web agora e não conheço nada à respeito. Estou pesquisando bastante, já estou fazendo uns testes e tudo mais.
Para o projeto que vou iniciar ja descartei o uso do hibernate pois o projeto faz apenas “selects”, poucos “inserts” ou “updates” no DB. O processamento é feito por outra aplicação. Estou visando mais a agilidade das buscas. Faço bem descartando o hibernate?
Gostaria da opnião de vocês a respeito de qual - quais - framework(s) usar, um caminho para direcionar essa pesquisa inicial.
Obrigado!

[quote=snoop]Ae pessoal estou iniciando em desenvolvimento web agora e não conheço nada à respeito. Estou pesquisando bastante, já estou fazendo uns testes e tudo mais.
Para o projeto que vou iniciar ja descartei o uso do hibernate pois o projeto faz apenas “selects”, poucos “inserts” ou “updates” no DB. O processamento é feito por outra aplicação. Estou visando mais a agilidade das buscas. Faço bem descartando o hibernate?
Gostaria da opnião de vocês a respeito de qual - quais - framework(s) usar, um caminho para direcionar essa pesquisa inicial.
Obrigado![/quote]

Eu recomendaria a leitura de um Use a Cabeça - Servlets e JSP da vida (para começar a desenvolver web).

Quanto ao descarte do Hibernate, cada caso é um caso. Tem a possibilidade do sistema trocar de BD? É muito grande? Tem muita carga? Tem a possibilidade do próprio sistema fazer inserts, deletes, updates?

[]´s

[quote=asaudate][quote=snoop]Ae pessoal estou iniciando em desenvolvimento web agora e não conheço nada à respeito. Estou pesquisando bastante, já estou fazendo uns testes e tudo mais.
Obrigado![/quote]

Eu recomendaria a leitura de um Use a Cabeça - Servlets e JSP da vida (para começar a desenvolver web).

Quanto ao descarte do Hibernate, cada caso é um caso. Tem a possibilidade do sistema trocar de BD? É muito grande? Tem muita carga? Tem a possibilidade do próprio sistema fazer inserts, deletes, updates?

[]´s[/quote]

A possibilidade de mudar de DB é muito remota, mas acho que sempre existe. Para caso isso aconteça e tambem com a intenção de deixar o código mais limpo vou colocar todo o sql em um xml.
Quanto a tamanho acho que o DB chega à uns 2GB no maximo.
A carga em certos períodos imagino que será de 150 à 200 acessos simultanêos fazendo “inserts” e “selects”, mas a maior parte do tempo será apenas “selects” e com menos de 100 acessos simultaneos.

Então gostaria de saber opiniões sobre qual servidor usar, glassfish, tomcat… E minha maior duvida é quanto à tecnologia JSP, JSF, etc.
Não só levando em conta o fato de que eu estou começando mas levando em consideração a agilidade e facilidade do uso da tecnologia.

[quote=snoop][quote=asaudate][quote=snoop]Ae pessoal estou iniciando em desenvolvimento web agora e não conheço nada à respeito. Estou pesquisando bastante, já estou fazendo uns testes e tudo mais.
Obrigado![/quote]

[]´s[/quote]

A possibilidade de mudar de DB é muito remota, mas acho que sempre existe. Para caso isso aconteça e tambem com a intenção de deixar o código mais limpo vou colocar todo o sql em um xml.
Quanto a tamanho acho que o DB chega à uns 2GB no maximo.
A carga em certos períodos imagino que será de 150 à 200 acessos simultanêos fazendo “inserts” e “selects”, mas a maior parte do tempo será apenas “selects” e com menos de 100 acessos simultaneos.

Então gostaria de saber opiniões sobre qual servidor usar, glassfish, tomcat… E minha maior duvida é quanto à tecnologia JSP, JSF, etc.
Não só levando em conta o fato de que eu estou começando mas levando em consideração a agilidade e facilidade do uso da tecnologia.[/quote]

Quando eu disse tamanho , estava me referindo ao tamanho da aplicação… porque se você mudar de BD, dará um certo trabalho alterar 500 queries na mão, concorda?

Quanto ao uso de Hibernate, a carga que você especificou é grande, mas acredito que um bom tuning resolva.

Quanto ao servidor de aplicações, eu considero sempre preferível um servidor pequeno (quanto menor o servidor, menor o número de problemas), a não ser que a aplicação necessite de coisas que só servidores completos suportem (EJB, por exemplo). O GUJ, mesmo, é suportado por um Jetty, e tem mais de 1 milhão de mensagens.

Quanto a JSP e JSF, é preferível que você comece por JSP. Mas JSF é mais “profissional”. Vai de cada um.

Em tempo… se eu fosse você, colocaria as queries num arquivo properties, não em XML.

[]´s

Sim entendi, acho que no maximo umas 100 query’s. É que tenho um certo receio com o hibernate, ele dar algum tipo de problema que eu não consiga resolver, ai ao invés de otimizar o processo vou acabar perdendo tempo.
Vc usaria um Properties? Um txt vc diz? E pq não xml?
Quanto ao servidor levando em conta o seu comentário vou usar um TomCat que ja tenho instalado aqui. E vou de JSP mesmo.
Caso eu queira ou aja a necesseidade eu poderia passar de JSP para JSF no mesmo projeto, ou seja, alguns modulos JSP outros JSF?
Obrigado!

[quote=snoop]Sim entendi, acho que no maximo umas 100 query’s. É que tenho um certo receio com o hibernate, ele dar algum tipo de problema que eu não consiga resolver, ai ao invés de otimizar o processo vou acabar perdendo tempo.
[/quote]

Neste caso, é melhor usar JDBC mesmo. Como eu disse, talvez isto requeira um certo tuning do Hibernate, e se você não conhece…

Não, eu digo um arquivo .properties, porque pra fazer parsing e utilização de um arquivo destes é mto mais fácil.

[quote]
Quanto ao servidor levando em conta o seu comentário vou usar um TomCat que ja tenho instalado aqui. E vou de JSP mesmo.
Caso eu queira ou aja a necesseidade eu poderia passar de JSP para JSF no mesmo projeto, ou seja, alguns modulos JSP outros JSF?
Obrigado![/quote]

Poder, até poderia… mas te daria uma dor de cabeça sem tamanho pra integrar uma coisa com a outra. O ideal é começar e terminar com a mesma tecnologia.

[]´s

Muito obrigado cara, me ajudou bastante a escolher por onde começar.

Olá.

Estou na mesma situação do criador do tópico, estou iniciando em desenvolvimento Web. Tenho uma dúvida: Para quem quer aprender JSF, o JSP é um pré-requisito? Eu precico estudar JSP e Servelts para depois estudar JSF?

Não significa que é um pré-requisito.
Uma página criada com a tecnologia JSP é transformada em um Servelts.
Se você sabe JSP sabe básicamente Servelts.

O que temos de diferente com JSF ?

Se tornou um padrão
Uso de componentes (cuidado, não confundir com componentes de negócio)
Conceito de evento para os componentes (temos um conceito muito parecido com os componentes swing)
Gerencia estados dos componentes

Se formos falar de modo resumido, você nao precisa saber JSP para programar em JSF
Mas se você quer programar mais complexamente tera que saber os 2.
Nenhum é pré-requisito do outro, mas será bom voce estudar os 2.
Acho que é isso

[quote=asaudate][quote=snoop]Sim entendi, acho que no maximo umas 100 query’s. É que tenho um certo receio com o hibernate, ele dar algum tipo de problema que eu não consiga resolver, ai ao invés de otimizar o processo vou acabar perdendo tempo.
[/quote]

Neste caso, é melhor usar JDBC mesmo. Como eu disse, talvez isto requeira um certo tuning do Hibernate, e se você não conhece…

Não, eu digo um arquivo .properties, porque pra fazer parsing e utilização de um arquivo destes é mto mais fácil.

[quote]
Obrigado![/quote]

Poder, até poderia… mas te daria uma dor de cabeça sem tamanho pra integrar uma coisa com a outra. O ideal é começar e terminar com a mesma tecnologia.

[]´s[/quote]

Meu caro, como todos aqui no forum sou um mero aprendiz, você menciona acima que mesclar JSP / JSF até poderia, porém dá uma dor de cabeça sem tamanho…

Você poderia ser mais abrangente!? Pois estou com um problemão pra resolver em breve com JSF, porém meu projeto inteiro está em JSP+Servlets.

Obrigado pela atenção,

Rubens.

Amigo Rubens, boa tarde…

Me de uma ajuda… vc sabe como faço para que um metodo() receba o conteúdo de uma variável.
Segue o codigo:

etq = estoqueDAO.getBuscaQuant(etq.getId_Pecas());
num = etq.getQuant();
if (num >= 1) {
num = num - 1;

Neste caso a variavel num recebe o conteudo atual do BD. Preciso atualizar o BD passando esta variavel em algum método

Me de ajuda…

[quote=rubens_oliveira][quote=asaudate][quote=snoop]Sim entendi, acho que no maximo umas 100 query’s. É que tenho um certo receio com o hibernate, ele dar algum tipo de problema que eu não consiga resolver, ai ao invés de otimizar o processo vou acabar perdendo tempo.
[/quote]

[quote]
Obrigado![/quote]

[]´s[/quote]

Meu caro, como todos aqui no forum sou um mero aprendiz, você menciona acima que mesclar JSP / JSF até poderia, porém dá uma dor de cabeça sem tamanho…

Você poderia ser mais abrangente!? Pois estou com um problemão pra resolver em breve com JSF, porém meu projeto inteiro está em JSP+Servlets.

Obrigado pela atenção,

Rubens.[/quote]

OK, vamos lá… tudo que se passa numa aplicação JSF fica armazenado no FacesServlet e no FacesContext. Isso inclui managed beans, controle de requisições… tudo. Para colocar JSPs no meio, teria que refazer todo o gerenciamento, já que também não dá pra pegar o contexto de fora (pra recuperar o FacesContext, existe um método getCurrentInstance que só funciona se estiver num contexto gerenciado, ou seja, num Managed Bean). Ou seja, suponha que você se logou na sua aplicação e precisa recuperar o usúário. Se você colocar ele no contexto de sessão da aplicação web, é fácil de recuperar. Porém, se você armazenar o usuário num managed bean com escopo de sessão, você não conseguirá recuperar através de métodos não-JSF. Ou seja, numa situação dessas, você tende a modificar somente determinadas partes do sistema para trabalhar com a parte “pura” da aplicação (controle de sessão via servlets). O problema é que, conforme você vai modificando, isso tem um efeito em cascata - logo, você terá modificado grandes partes do sistema para trabalhar com JSP e Servlets puros, e JSF já perdeu grande parte do propósito na sua aplicação (já que JSF serve para muito mais coisas do que ter uma interface bonitinha - que, aliás, pode ser alcançada por vias muito mais simples com bibliotecas puras, como prototype, scriptaculous, jQuery, ExtJS, e por aí vai.)

Enfim, espero que eu tenha dado uma idéia do tamanho da encrenca =)

[]´s