Iniciando Linux + Java + Oracle

1 resposta
Tuanny_Ramos

Olá,

Estou iniciando estudos sobre Java em ambiente Linux ( Ubuntu ) e gostaria de interagir com o banco de dados Oracle ( Express ).
Alguém tem alguma sugestão melhor de banco de dados para aprender a desenvolver em ambiente linux ?
O que vocês me falaram dessa combinação descrita no “Assunto” desse tópico ?

Abraços.

1 Resposta

adriano_si

Opa Tuanny, boa tarde.

MELHOR é bem relativo. Todos os SGBDS atuais tem suas vantagens e desvantagens. Ao meu ver, pelo pouco da experiência que tenho diretamente com os bancos que já usei, cheguei a algumas conclusões que podem ser corrigidas ou completas por alguns colegas.

Oracle: O mais robusto banco de dados relacional com que já trabalhei. Excelentes ferramentas, uma linguagem robusta (PL/SQL), excelente controle de transações, excelente recurso de cache e umas das melhores indexações com que já trabalhei. Para Sistemas corporativos, foi de longe o banco que mais gostei de trabalhar, agora claro que era cercado de excelentes profissionais que o manipulavam, o que fez com que eu tivesse uma outra visão do BD.

MySQL: O mais simples e leve com que já trabalhei. É um SGBD relacional também, porém como nasceu para ser um SGBD focado para Sistemas WEB, é bem mais leve que o Oracle, porém sem deixar a desejar em alguns outros recursos, como cache, etc. Não tem uma linguagem de consulta própria tão bem solidificada como o PL/SQL, mas não é nada que impessa de você trabalhar com ele.

Postgre: É quase “O” Oracle do Open Source (rsrsrsrsrs). É muito robusto também e tem alguns recursos muito interessantes que o equiparam ao Oracle. Completo e de fácil manipulação.

SQL Server: excelente BD, mas só para Plataforma Windows. É um pouco mais dificultoso de se trabalhar com ele. Minha experiência com esse banco também foi muito prejudicada pelos profissionais que trabalham comigo que são os responsáveis por manipulá-lo. Logo essa minha opinião sobre o mesmo é puramente opinião baseada na experiência pessoal, sem nunca ter me aprofundado de verdade na ferramenta.

Enfim, cada banco para cada cenário. Quando trabalhei com Oracle, foi em ambiente bancário. Muitos processamentos Batchs, muitas regras em procedures, muita manipulação de interfaces em arquivos, etc.

MySQL sempre usei para Sistemas pessoais que rodem exclusivamente na Web, é o meu companheiro de longas datas e a menos que os requisitos do Sistema peçam diferente, ele é minha primeira escolha.

Outro detalhe importante. Fique atento(a) as novidades dos bancos NoSQL. Esses chegaram pra ficar e atendem muito bem a um certo nicho de mercado. Vale a pena da uma pesquisada e uma estudada sobre o assunto.

Abs [] e sucesso nos estudos.

Criado 20 de abril de 2012
Ultima resposta 20 de abr. de 2012
Respostas 1
Participantes 2