Iniciando na area T.I

Olá, sou novo no fórum e como todo jovem que está terminando o seu ensino médio tenho minhas duvidas sobre a área em que irei ingressar. Fiz 17 anos a 2 meses atrás, sim terminei o ensino médio com 17 porque a secretária de ensino la no começo disse que não precisaria fazer o “Prézinho” e me jogaram para primeira série, isso só fez com que eu ficasse da 1 a 4 serie em recuperação, mais fmz isso não vem ao caso a questão é: Quero ingressar na área de T.I só que não quero já ir de cara para a faculdade eu estou com a ideia de fazer diversos cursos do tipo Lógica de programação,PHP,Java, banco de dados e talz e depois de fazer estes cursos ai sim ingressar na faculdade.Eu já tenho um “Emprego” que é um site na net que ganho pelo querido adsense só que não posso contar apenas com isso! E é ai que entra meu medo porque vai que meu site de pal… eu com esses cursos conseguirei um emprego ? ou precisarei da facul para a área de T.I

Não entendi por que ñ ir para a faculdade com 17 seria problema…

Eu entrei na faculdade com 17 e não tive problema nenhum, apenas era o frango da sala e sempre tinha que ouvir: “cuidado com as piadas pois temos gente menor de idade aqui”… [=

tipo é por isso estou dizendo é melhor uma facul agora no momento ou cursos primeiro?

[quote=ThiagoGabrielBraz]tipo é por isso estou dizendo é melhor uma facul agora no momento ou cursos primeiro?[/quote]Agora que sua dúvida ficou esclarecida para mim posso afirmar que: faculdade.

Sem curso é muito mais complicado de arrumar um emprego, concurso ou seja lá oq for.

Apesar de não concordar com essa política, minha empresa (e eu contrato outras diversas) que só contratam quem tiver faculdade.

Sem dúvidas a faculdade é mais importante de início, pois o mercado de TI não costuma contratar se você não tiver uma faculdade ou não estar cursando. Não vejo problema em entrar jovem na faculdade, acho que quanto mais cedo melhor.

Como você avalia o seu nível de preparo em relação aos conhecimentos necessários para enfrentar uma boa faculdade? Se não for bom, aproveita que é novo e faça um bom cursinho.
Você só deve adiar iniciar uma faculdade se tiver dúvidas a respeito de qual área escolher, caso contrário, não vejo motivos para não iniciar logo.

Faculdade, sem sombras de dúvida.

O primeiro motivo, é que o citaram. O mercado exige.

O segundo é que, provavelmente, você verá tudo o que verá nos cursinhos, de maneira mais aprofundada. Então, se fizer o cursinho antes, vai certamente jogar boa parte do seu dinheiro (e do seu tempo) fora.

Faculdade!

Também entrei na faculdade com 17, e como disse o Hebert é só não dar bola para as piadinhas rsrs, verá que no futuro foi a melhor escolha que fez.
Cedo ou tarde terá que fazer a faculdade, então, porque não começar já?

Em relação a cursos na área eu acho bacana, ajudam bastante, porém a maior parte do conhecimento técnico não virá dos cursos e muito menos da faculdade e sim de um estágio ou trabalho que conseguir na área…

Até mais!

Sem dúvidas, começar a faculdade nessa idade não é um problema e inclusive é bem recorrente. Eu também comecei a faculdade com 17 anos.

Agora, oque eu entendi do seu primeiro post é que você ainda está na dúvida se quer ou não seguir essa área e ainda está um pouco inseguro. Bom, se for este o caso, acho que seria bem interessante você fazer algum curso, não muito extenso, relacionado a programação, porque ai você e poderia ter certeza se é realmente isso que você que seguir.
Não se apavore, você é novo e deve pensar bem antes de iniciar uma faculdade. Ao meu ver, é muito mais perda de tempo e dinheiro iniciar uma faculdade que não gosta, e trancar o curso, do que fazer apenas algum curso relacionado a área.

Mas se você já tem certeza que quer seguir essa área, pois bem, não vejo problema algum em iniciar a faculdade. Apesar de não ser obrigatório para ingressar na área, para quem está iniciando, é fundamental para conseguir estágio/primeiro emprego.

[quote=giovanni_dalfre]Sem dúvidas, começar a faculdade nessa idade não é um problema e inclusive é bem recorrente. Eu também comecei a faculdade com 17 anos.

Agora, oque eu entendi do seu primeiro post é que você ainda está na dúvida se quer ou não seguir essa área e ainda está um pouco inseguro. Bom, se for este o caso, acho que seria bem interessante você fazer algum curso, não muito extenso, relacionado a programação, porque ai você e poderia ter certeza se é realmente isso que você que seguir.
Não se apavore, você é novo e deve pensar bem antes de iniciar uma faculdade. Ao meu ver, é muito mais perda de tempo e dinheiro iniciar uma faculdade que não gosta, e trancar o curso, do que fazer apenas algum curso relacionado a área.

Mas se você já tem certeza que quer seguir essa área, pois bem, não vejo problema algum em iniciar a faculdade. Apesar de não ser obrigatório para ingressar na área, para quem está iniciando, é fundamental para conseguir estágio/primeiro emprego.[/quote]

Com certeza.

Comecei faculdade no começo desse ano, com 21 anos, simplesmente por não ter certeza do que queria fazer. Agora escolhi o que quero e vou em frente.

Melhor começar um pouco depois do que empatar uma grana em algo que vai trancar depois.

:wink:

Só para esclarecer, quando eu falei em cursinho aí atrás, eu estava me referindo à cursinho p/ vestibular.

Mas a idéia de fazer um curso técnico antes, caso não saiba o que quer pra vida é bom também…
Com isso você consegue decidir com mais facilidade se é isso que você gosta mesmo ou não…

Mas como disse o pessoal, se você já sabe que é isso que você quer, comece já… quanto mais cedo melhor…

[quote=igor_ks]Mas a idéia de fazer um curso técnico antes, caso não saiba o que quer pra vida é bom também…
Com isso você consegue decidir com mais facilidade se é isso que você gosta mesmo ou não…

Mas como disse o pessoal, se você já sabe que é isso que você quer, comece já… quanto mais cedo melhor…[/quote]

Sem falar que com um curso você pega as noções básicas e não fica perdidão na faculdade, principalmente se for fazer Ciência da Computação.

É bem complicado começar CC sem noção nenhuma de programação. Pelo menos no meu curso. Eles passam as bases da programação, te fazem programar um pouco estruturado no primeiro semestre, mas não passa disso.

Ou o cara faz um cursinho pra ter as bases, ou tem que estudar muito por conta nos dois primeiros semestres pra conseguir entender…

Uma dica bem importante que eu te dou. Se você não tem noção alguma em programação, é fortemente recomendado começar por linguagens estruturadas, e num nível mais baixo.

Eu comecei aprendendo Assembly(programando microcontroladores) e em seguida subi pra C. Foi bem interessante, quando vc começa de um nível mais baixo, as coisas só tendem a ficar mais fáceis conforme você vai subindo na abstração. É sofrido mas vale a pena! :smiley: