Iniciando na programação J2EE

20 respostas
L

Olá pessoal !

Ateh hoje somente programei aplicações desktop, sendo as de menor porte em C/C++ e as de grande porte usando Delphi. Entrei a pouco tempo em um projeto Java/j2ee, mas estou tendo algumas dificuldades, talvez por estar ainda com a visao de funcionamento Desktop.

Talvez esteja apenas fazendo tempestade em copo d’água, mas gostaria de saber da opinião de outros programadores… nem que seja pra dizer q tá tudo certo :slight_smile:

Bom, maginem um sistema utilizando banco de dados relacional, sendo acessado pelo JBoss… CMP, etc… cada tabela possui seu Entity. Temos diversos Sessions, stateless, para recuperação dos dados… inicialmente, a maioria dos Entities possuem um Session Remote para a manipulação dos seus dados… mas aí já começam minhas dúvidas…

Os dados, ao meu ver, não deveriam ter acesso assim, direto. Acho que deveria ter um outra camada, que controlaria o acesso do usuario, armazenando dados que dizem respeito do seu logon no sistema, etc. Isso está certo? Se estver, este session deveria ser statefull ( acho q sim )? Uma outra forma poderia ser o envio das informações de logon contínuamente ( pq o sistema poderia ser acessado via Web ou Desktop, atravéz do delphi )…

Outra questão é webservices… como o pessoal trabalha em sistemas assim com webservices… como eh feita a parte da segurança? Como não consigo ver essa parte, para mim, pelo menos, vejo apenas como uma saida de dados, nada que possa gravar no banco, etc… ( existem informações que não deveriam ser compartilhadas ) – A não ser que realize o envio de usuario e senha continuamente…

tah tudo parecendo um tanto precário, principalmente no quisito segurança…

Se alguem puder ajudar, agradeço…

20 Respostas

V

“Luckian”:
Olá pessoal !
Os dados, ao meu ver, não deveriam ter acesso assim, direto. Acho que deveria ter um outra camada, que controlaria o acesso do usuario, armazenando dados que dizem respeito do seu logon no sistema, etc. Isso está certo? Se estver, este session deveria ser statefull ( acho q sim )? Uma outra forma poderia ser o envio das informações de logon contínuamente ( pq o sistema poderia ser acessado via Web ou Desktop, atravéz do delphi )…

Não posso te dar esclarecimentos sobre a arquitetura com tão pouca descrição sobre o projeto. Sugiro que você investigue sobre Design Patterns.

“Luckian”:
Olá pessoal !
Outra questão é webservices… como o pessoal trabalha em sistemas assim com webservices… como eh feita a parte da segurança? Como não consigo ver essa parte, para mim, pelo menos, vejo apenas como uma saida de dados, nada que possa gravar no banco, etc… ( existem informações que não deveriam ser compartilhadas ) – A não ser que realize o envio de usuario e senha continuamente…

Não sei que nível de segurança você está esperando para WebServices. Quando implementei, usei os recursos de SSL fornecidos pelo meu servidor web (Tomcat).

“Luckian”:
Olá pessoal !
tah tudo parecendo um tanto precário, principalmente no quisito segurança…

Calma, meu amigo. Java é na verdade muito mais seguro que estas tecnologias que você usou. Não é àtoa que a maioria dos grandes bancos o adotam. :wink:

Sugestões para início dos estudos:

:arrow: The JavaTrademarked Web Services Tutorial # Security
:arrow: SSL via Tomcat

D

Vc pode colocar mais uma camada entre o Remote e o Entity…
ficaria assim…o cliente acessa o SessionRemote que acessa o SessionLocal que manipula o Entity.

Sim, vc pode criar uma camada entre o Remote e o cliente…é mais segura e vc estará implementando o Business Delegate.

Bom, dê uma olhada aqui…
segurança

é interessante tb baixar esse Demo e dar uma conferida…
PetStore

[]'s

M

na minha humilde opnião… pra q usar entity? heheheh, o treco é uma trabalheira total… aposto sempre as minhas fichas em uma interface DAO… seja com hibernate, ou sql puro como implementação…

D

o entity pode ser uma trabalheira…e realmente se não for feito um estudo de caso antes ele se torna uma dor de cabeça sem tamanho…
chavão = CMP é o mesmo que matar uma formiga com canhão…

Eu bato o pé…defendo o entity até o fim, desde que antes de adotar a arquitetura o projeto seja muito bem estudo afim de que justifica usar CMP…
e a autonomia do banco de dados…não se preocupar em escrever statements…melhor impossível.

[]'s

M

adoro discussões de alto nivel :slight_smile: … eu diria mais diana, o CMP é dependente de container… bem, o certo é, a cada setter q tu chama em um CMP, ele faz um select no banco, e depois um update, e a cada getter ele faz um select…, isso é pra matar o desempenho… é claro q os containers tem esquemas pra driblar isso, mas ai é dependente do container… td bem, é transparente pra ti tb… mas ainda é uma trabalhera, e só se torna produtivo (q é a única variável q as empresas se preocupam) quando tu ta usando uma ferramenta q os faça… por ex, o JDeveloper, q é uma baita ferramenta… mas ai tu te prende a fornecedor…

D

:!: com XDoclet ele já se torna produtivo…não se compara…mas já elimina 60% do trabalho.

M

o mesmo é válido pro hibernate, ninguém merece escrever aquela porrada de xml… pessoalmente, eu ainda prefiro o bom e velho DAOzinho e seu sql por baixo… sei lá hehehe :wink: … pior se só tivessemos uma forma de implementação pra tudo né? :slight_smile:

D

Com certeza… :wink:

[]'s

L

“Diana”:
o entity pode ser uma trabalheira…e realmente se não for feito um estudo de caso antes ele se torna uma dor de cabeça sem tamanho…
chavão = CMP é o mesmo que matar uma formiga com canhão…

Eu bato o pé…defendo o entity até o fim, desde que antes de adotar a arquitetura o projeto seja muito bem estudo afim de que justifica usar CMP…
e a autonomia do banco de dados…não se preocupar em escrever statements…melhor impossível.

[]'s

Acho que entaum tenho uma outra pergunta: Quando usar o CMP? Essa devisão depende do tamanho do projeto?

[]´s

D

Bom dia colega…

Como, vc viu as opiniões são diferentes, cada usa a tecnologia com a qual mais se adapta.

Dá uma olhadinha aqui, para que tu possa ter uma visão melhor dos EJB’s

EJB’s - Sun

Qualquer dúvida…post it!

[]'s

P

ola amigos, na minha humilde opniao se eh pra se utilizar entity pq nao BMP? pois CMP eu considero muito dependente e muito caixa preta embora seja mais facil de implementar. Se vc precisa de robustez e segurança acho BMP uma opçao senao classes DAO como ja foi dito aqui resolve muito bem o problema
falows

V

Com EJB 2.0, ninguém mais usa BMP…
Esse “controle maior”, na prática, não oferece benefício algum.

L

Estive pensando MUITO sobre a possibilidade de usar o DAO. Mas existe alguns pontos no projeto que dificultam a utilização do mesmo. Vou contar uma história sobre a empresa em q trabalho. ( e que vai explicar o pq o DAO fica dificil de usar aki :slight_smile: )

Quando comecei a trampar aki, a uns 4 anos atras, estava sendo migrado para Delphi 5 um sistema implementado em Clipper 5.3. Na época, os “analistas” aproveitaram todo o conceito pré-existente, o que dificultou MUITO nosso trabalho. Os sistemas que não existiam já possuiam certa liberdade, e graças ao sucesso ( de implementação ) de alguns desses novos sistemas, alguns antigos foram reformulados para seguir akele padrão.
Esse sistema DEVERIA, inicialmente, ser independente de banco de dados, mas com o passar do tempo, para otiizar determinadas consultas, foram-se empregando recursos do Interbase/Firebird, tornando nossos sistema dependente apenas desses bancos. ( A própria empresa decidiu ignorar o resto ).
Detalhe: Esses sistemas não são para um cliente específico, mas para vários clientes ( Prefeituras, etc ).

Acontece que isso dificulta, hj, a entrada de cliente muito grandes, que normalmente já possuiam uma solução anterior usando Oracle ou MS-SQL. - que pela lei de responsabilidade fiscal, não podem simplesmente colocar na prateleira e começar a usar outro banco.

Por isso mesmo, hoje não vejo uma solução a não ser utilizar os Entities, por fornecer algumas opções “extras”, como:

• alteração transparente do banco de dados;
  • a possibilidade de Clusterizar servers J2EE, caso seja necessário aumentar o desempenho,
  • Implementação de determinados recursos serem realizados extra-banco, sem necessidade de tanta programação, já que o conteiner já realizaria parte do trampo.

Claro, usando o DAO, poderia simplesmente programar um DAO para cada banco utilizado, mas não confio que a empresa ira disponibilizar pessoal caso ocorra a necessidade, e nossos recursos - humanos ou não - já estão bastante limitados ( 6 programadores apenas - o resto estah envolvido com o projeto antigo ).

Para vcs terem uma ideia, nem mesmo um profissional mais experiente tivemos acesso, e tudo o que foi feito foi realizado atraves de pesquisas e estudos de parte do pessoal que antes programava em Delphi.

Uma outra questão que tenho duvidas ainda eh QUANDO eh melhor trabalhar com o entity ao invés do DAO? ( Termos de desempenho ) existe algum lugar onde possa ver uma especie de curva com o desempenho de ambos os metodos em função do volume de dados ou coisa parecida? Por naum ter uma parametro como este, os pontos acima citados me fazem achar que a melhor solução continua sendo os entities…

[]'s pra todos e MUITO OBRIGADO!!!

M

o hibernate sendo utilizado como implementação de um DAO tb te ajudaria no caso de ser independente de banco, mas o melhor motivo de se usar entity q tu (Luckian) disse é o fato de poder clusterizar… isso é ótimo, mas até q ponto isso é possível de se fazer, sem que haja dependencia com o servidor de aplicação? hehehehe, isso chega a deixar a gente louco né, de um lado tem que fugir da dependencia de banco, do outro, da dependencia de servidor de aplicação… hehehe :grin: , mas estou adorando este tópico, conteúdo de altíssimo nível :slight_smile:

L

Bom, quanto ao nosso caso, a troca de Servidor de aplicativos parece MUITO mais remota, pois no nosso campo de trabalho, existem poucas soluções J2EE. E hoje, acredito que se uma prefeitura tiver opção, irá optar por um servidor gratuito, mesmo pq os q temos hoje em dia são de altíssima qualidade. Eh mais facil convencer a trocar um servidor gratuito por outro que dizer pra eles trocar e depois explicar o pq pro Tribunal de Contas :slight_smile:

Qto ao hibernate, um ex-colega nosso ( agora estah trabalhando em Brasilia no BB, com J2EE ) nos disse que existem alguns problemas com ele, de acordo com o volume de dados… Preciso entrar em contato com ele, pois faz tempo q tivemos essa conversa e agora jah naum lembro mais dos problemas…

Voltando agora ao servidor… no caso de servidores diferentes, a dificuldade naum seria apenas na configuração? Ateh hoje apenas trampei com o JBoss, e estava pensando em realizar alguns testes com o geronimo, mas pela falta de tempo ( o tempo extra-trampo estou estudando pra certificação java-programmer ), estou adiando…

[]´s

M

tb nunca trabalhei com nada sem ser JBoss, é oq leio por ai, de que é difícil portar EJBs entre servidores… Na minha opnião, isso é até um problema da especificação EJB, que não define exatamente oque um servidor tem q ter pra suportar EJB, do contrário, não seria necessário ter um XML nativo de cada container, e não existiriam implementações tão distintas… por ex, não lembro quem me falou, q no JBoss um EJB stateless era interpretado exatamente como um statefull… não lembro se era isso, mas era algo assim… :roll:

C

Bem , vou contar o meu empenho e da empresa na transformacao de Delphi para J2EE

Aqui decidimos usar Entitys CMP , e comecamos a transferencia , tive uma grande surpreza em saber que MUITA COISA que EJB oferece depende MUITO de container pra container , a sintaxe eh diferente , os .XML proprietarios sao um com cada cara mais lazarenta que o outro , porem algo muito interessante eh que em suma mairia de recursos ( cluster , cache , CMP , cache invalidation , etc ) é presente em 90% dos bancos detentores da marca J2EE 1.4 , esse negocio de dizer q vc codifica apenas uma vez e sair correndo gritando “FUNCIONA EM TUDO , FUNCIONA EM TUDO” eh pura BALELA , eh o maior PEGA TROUXAS DA ESTORIA, usar Entitys CMP eh complexo e trabalhoso ( para nos compensou muito prq todo mundo hj fala uma soh lingua ) , o Jboss tem uma forma LAZARENTA de fazer campos CMR , maldito seja o cara q implementou aquela porra de jboss-cmp.xml , levamos uma semana INTEIRA pra fazer um relacionamento 1:n nessa merda prq ele “tem um jeitinho soh dele de fazer isso” , e prq a documentacao eh uma porcaria tambem…

Mas compensa :slight_smile: ainda mais se vc for fazer integração de outros sistemas da empresa , exemplo um sistema de CAIXA controlando diversos outros sistemas , isso fica transparente… todo mundo fala a mesma lingua… eh uma COISA LINDA ! , e quem ganha ? o cliente… prq nao vai ter mais aquelas incompatibilidades bisonhas…

A especificação é FALHA em muitos quisitos , porem , eh um padrao e deve ser seguido, antes contratavamos profissionais e levava uns 5 meses pra ele comecar a produzir de verdade , entender nosso codigo , ter seguranca no que faz… hj … procuramos a marca "CERTIFICADO EM J2EE 1.4 " e pode contratar que o cara dah conta… isso nao tem preco…

Uma coisa q me dah arrepios eh apenas o Jboss , nao gosto e soh uso prq o geronimo AINDA nao tah bom…

O pessoal que diz que o Conteiner EJB eh uma caixa preta nao deveria nem tar programando em java , afinal… a JVM nao eh caixa preta ? se esse pessoal soubece o que a JVM faz para driblar bugs de processador e outras coisinhas a mais nao falariam que ter uma “CAIXA PRETA DENTRO DA ESPECIFICACAO E PADRAO MUNDIAL” eh problematico…

Pensamos em usar o HIBERNATE aqui , porem… nao eh da especificação , ae sempre teriamos que ir atraz de um cara que eh CERTIFICADO em J2EE1.4 E QUE SAIBA HIBERNATE… e que goste de usar vetores de um lado pra outro

EJB-QL eh uma porra velha… nao faz nem 1 % que o SQL faz… MAS , se eu quisesse continuar programando com SQL eu nao usaria algo Objeto Relacional certo ? afinal uma QUERY SQL volta um ResultSet , uma query EJB-QL volta um OBJETO.

E a luta continua companheiro HEHE

Espero ter contribuido… abracos :slight_smile:

M

hahaha, o chun quase teve um ataque heaheahea, mas realmente, eu concordo com tudo… em especial que a especificação é falha…

L

Pessoal, valeu msm pelas opinioes… ha alguns dias atras, jah tava desiludido… mas agora lah vejo uma luz no fim do tunel. Apesar de coisas como “100% na especificação, 100% fora do prazo” ( na verdade isso naum rolou aki, mas vi em outro Forum, inclusive com a participação do amigo Chun ), acho q o CMP, pelo menos neste caso, vai ser nosso caminho mesmo. Não soh pelo volume de infomações, mas a propria complexibilidade do mesmo. Nosso produto Delphi, hoje, tem cerca de 20 sistemas, todo integrado. Como são feitos por equipes distintas, vcs podem imaginar o babaio de gato :). Eh claro, tem um core compartilhado por todos - principalmente a parte de auditoria e controle de acessos, mas tbm ha muita coisa replicada, cada um escrevendo de maneira propria e sem muita padronização. Felizmente, a curva de aprendizado eh mais rápida - cerca de 2 meses no máximo pro ingressante começar a produzir.
J2EE estah sendo trabalhoso, soh sentimos falta de maior apoio - por parte da empresa - que reluta em contratar, mesmo q temporariamente, um profissional com mais experiencia na area para nortear o novo projeto. Tah certo, muitos aki são autodidatas - como a maioria dos programadores - mas como esperar q aprendam todas as especificações do dia pra noite? Assim, cada um procurou pesquisar determinadas areas e repassar o conhecimento adiante, Com a pratica da XP, facilitou MUITO essa dissiminação, mas mesmo a XP aqui eh novidade - na verdade foi implantada juntamente com o java, por nossa propria iniciativa.
bom, a luta continua ( MESMO ) :slight_smile:
[]'s a todos…

P.S.: Ei, não parem de postar… qto mais opinioes, melhor :slight_smile: Garanto q vao estar ajudando outro com os mesmos problemas :wink:
Assim q pegar mais experiencia, pretendo postar RESPOSTAS, e nem soh PROBLEMAS :slight_smile:

L

“vinci”:
Com EJB 2.0, ninguém mais usa BMP…
Esse “controle maior”, na prática, não oferece benefício algum.

Vc tá louco? Bebeu?
Vai estudar mininu!!!

Criado 18 de janeiro de 2005
Ultima resposta 30 de jan. de 2005
Respostas 20
Participantes 7