Iniciando no Android Studio

Amigos gostaria da ajuda de vocês. Estou iniciando no Android e por isso a minha dúvida é tão básica.
Tenho o seguinte problema para resolver.

Devo construir uma tela, onde devo escolher uma das opções. OPÇÃO A ou OPCÃO B (Estas opções serão duas telas)
Nesta tela principal devo ter estas duas opções a qual devo escolher uma ou outra (campo obrigatório). Abaixo colocar o Usuário e a senha e quando clicar no botão, ele encaminha para a opção escolhida acima.
Não sei se devo usar o if/else ou switch/case, porque terá algumas condições, como disse acima, escolher entre duas opções, o campo nao pode ficar em branco, caso fique em branco deve exibir uma mensagem que o campo é obrigatorio.

Agradeço desde já,

A regra é clara: 2 opções você trata com if/else.
Mais de duas, pode ser o switch/case

Meu amigo, é como o nosso companheiro @darlan_machado comentou:

Por via de regra, somente duas condiçoes, if/else na caruda, sem medo. Seja pratico.

Porém, se voce de algum ponto de vista da tua aplicaçao entende que surgirá novas opcoes, nao tenha vergonha de deixar um switch/case. E trata a exceçao ja no switch mesmo, caso ele nao escolha uma das duas.

Uma terceira opiniáo amigo e deixar uma opcao pre selecionada, mas nao sei se atende o teu negocio.

Bons estudos!