Iniciando no Hibernate

7 respostas
cs.santos0

iai pessoal, blz?

então, estou estudando hibernate e entendendo os conceitos dele. Gostaria de saber se existe uma forma de não fazer aqueles mapeamentos criando um xml, oq quero dizer é, um plugin que ja faça esse maperamento automático.

outra coisa, eu tenho instalado aki o easy eclipse e nele existem as opçoes de criar um:

Hibernate Configuration File(cfg.xml)
Hibernate Console Configuration
Hibernate Reverse Engineering File(reveng.xml)
Hibernate XML Mapping File hbm.xml

só que não sei utilizar nenhum deles.

Será que alguem poderia me explicar oq são e oq fazem esses arquivos???

vlw

7 Respostas

cs.santos0

desculpe a minha ignorancia, mas oq é o XDoclet??..e quanto a esses arquivos que o eclipse me da de opção, vc sabe oq eles fazem???

obrigado

helders_sa

Bom tbm sou meio iniciante no Hibernate mas vou tentar te explicar:

no hibernate.cfg.xml é onde vc coloca as infomações para a conexão c/ o banco (Dialect, driver, user, password, etc.) e os mapeamentos (entidades - hbm.xml).

os hbm.xml são os arquivos que farão a ligação, ou seja, o mapeamento, do Objeto c/ as colunas do banco de dados.

essas outras nunca ouvi falar.

não tenho certeza, mas ACHO que o Maven faz esse mapeamento.

espero ter ajudado,

Helder S.A.

cs.santos0

cara vlw pela ajuda, deu uma clareada aki, só mais uma coisa, vc usa-las dentro do eclipse??

vc consegue me dar tipo um passo-a-passo pra criar esses arquivos usando o eclipse?

flw

dc.rec1

Se você esta começando, não recomendo o XDoclet, ele era util quando não existiam as anotações no Java.

Recomendo dar uma pesquisada sobre JPA e mapeamento por anotações. Vai ser muito mais fácil e produtivo porque você não perde tempo especificando nos arquivos xml.

acdesouza

Caro,

Existem alguns livros e tutoriais sobre o hibernate na web. Mas acredito que nenhum é tão bom quando o Hibernate reference. Este texto vem em um PDF dentro da pasta doc, quando você baixa o hibernate.

Não existem lugar, que eu tenha visto, que seja melhor do que este texto para aprender sobre Hibernate. O material é muito completo e os exemplos são fáceis de digerir.

Minha sugestão é que você baixe o PDF e dê uma lida e comece a experimentar o Hibernate sem o MyEclipse.

cs.santos0

Mto obrigado a todos pelas dicas e pela atenção!!!

vou estudar aki.

raikk0n3n

De uma olha no XDoclet!!!

Criado 12 de dezembro de 2007
Ultima resposta 12 de dez. de 2007
Respostas 7
Participantes 5