Iniciando no JAVA (Vários problemas..)

4 respostas
N

Olá galera estou iniciando no JAVA e já programo em Delphi, e também conheço todo conceito de Programação Orientada a Objeto.

é o seguinte… não consigo configurar os ClassPath, JAVAHome e tudo mais… o meu problema é que eu uso o Win98 e eu sei que tenho q configurar o autoexec.bat, mas todas minhas tentativas foram frustadas…

Configurar isso é um ponto.

Agora outro problema… mesmo sem configurar corretamente coloquei o meu teste.java no diretório “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_04\bin” que é onde está instalado o meu Java.

Fui no prompt e digite javac teste.java… rodou normal e gerou o teste.class …

digitei o comando java teste.class e deu o seguinte erro “Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: teste/class”

Código do teste.java:

public class teste{ public static void main(String[]args){ System.out.println("Hi"); } }

Esse é o meu autoexec.bat

mode con codepage prepare=((850) C:\WINDOWS\COMMAND\ega.cpi)
mode con codepage select=850
keyb br,C:\WINDOWS\COMMAND\keyboard.sys
SET PATH=%PATH%;JAVA_HOME\bin;C:\ARQUIV~1\ARQUIV~1\AUTODE~1;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI6\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI6\PROJECTS\BPL;C:\ARQUIV~1\MICROS~4\80\TOOLS\BINN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI5\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\JRE\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI5\PROJECTS\BPL
rem VisiBroker
set PATH=JAVA_HOME\bin;C:\Inprise\vbroker\bin;%PATH%

PATH=%PATH%;“C:\Arquivos de programas\Mts”
SET CLASSPATH=C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\lib\vbcpp.jar;JAVA_HOME\lib;.
JAVA HOME=C:\ARQUIV~1\Java\jdk1.5.0_04

Aguardo uma Luz… vlw PessoALL…

4 Respostas

J

É java teste e não java teste.class
Só usa a extensão na compilação.

O PATH deixe dentro do config.sys, pois o seu PATH é grande demais p/ usar no autoexec.

Mas se quiser manter, tente assim (perceba os % em torno do JAVA_HOME):

SET PATH=%PATH%;C:\ARQUIV~1\ARQUIV~1\AUTODE~1;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI6\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI6\PROJECTS\BPL;C:\ARQUIV~1\MICROS~4\80\TOOLS\BINN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI5\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\JRE\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI5\PROJECTS\BPL
rem VisiBroker
set PATH=%JAVA_HOME%\bin;C:\Inprise\vbroker\bin;%PATH%
PATH=%PATH%;“C:\Arquivos de programas\Mts”
SET CLASSPATH=C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\lib\vbcpp.jar;%JAVA_HOME%\lib;.;
JAVA HOME=C:\ARQUIV~1\Java\jdk1.5.0_04

J

Ah, não esqueça de reiniciar o sistema.

N

Cara… obrigado pelas dicas… só não entendi direito o esquema do config.sys …

Vou tentar hj a noite… depois posto a resposta…

Obrigado até agora… :grin:

J

Faça assim… (estou considerando que os caminhos que vc tem no autoexec estão certos)

no config.sys

SET PATH=%PATH%;C:\ARQUIV~1\ARQUIV~1\AUTODE~1;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI6\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI6\PROJECTS\BPL;C:\ARQUIV~1\MICROS~4\80\TOOLS\BINN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI5\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\JRE\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI5\PROJECTS\BPL;%JAVA_HOME%\jdk1.5.0_04\bin;C:\Inprise\vbroker\bin;C:\Arquivos de programas\Mts;

no autoexec.bat:

SET CLASSPATH=C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\lib\vbcpp.jar;%JAVA_HOME%\lib;.;
SET JAVA HOME=C:\ARQUIV~1\Java\jdk1.5.0_04

OBS.: Também estou considerando que o caminho que você informou para o Java está certo.

Criado 26 de julho de 2005
Ultima resposta 27 de jul. de 2005
Respostas 4
Participantes 2