Em relação a livros o livro do Peter jandl é legal, não se aprofunda muito, mas é legal. Ele é bastante didatico para quem nunca viu Java, porem não se aprofunda muito em determinados assuntos.
Começei estudando por ele, li boa parte, mas não todo, com certeza um dos melhores livros para começar a estudar, se não o melhor, é Java Como Programar, apesar do Core Java ser Otimo e ter mais conteudo acho que não é tão didatico, mas acho que são as duas melhores opções!
Mas já que vc tem o livro do Peter jandl, recomendo que leia pelomenos os capitulos 1, 2, 3, 5 e depois que souber alguma coisa de Java o 12.
Os capitulos 1, 2 e 3 tratam de Java e OO, na minha opinião é uma ótima introdução a OO, melhor até q as dos livros q citei, o capitulo 5 fala sobre AWT e o 12 sobre Sockets, assuntos q não são tratados no Java Como Programar.
Os outros capitulos tb tem uma boa abordagem, porem não são muito aprofundados, como cada autor é um, sempre vai existir material em um livro que vc não vai encontrar em outro, portanto esse sempre sera uma boa fonte de pesquisa tb