Iniciando no java

Estou iniciando meu estudo no java faço analise de sistemas, e estarei todas as noites neste forum, Estou usando o livro do Peter jandl, a documentação de API o tutorial SUN, compilador 1.4.1 é necessário mais alguma coisa pra começar?

obrigado
Robson

Particularmente,gosto do Corejava e de Java,Como Programar,mas como vc está começandoe usando a Api isso basta.
Não deixe de ler os tutoriais do guj,por incrível q pareça,as vezes um livro perde 40,50 páginas explicando um assunto q pode ser feito em 10,sem abrir mão da coesão e do domínio do assunto.òtimos exemplos disso são os tutoriais de arquivos,swing e o de rmi.rápidos mas bem abrangentes.não deixe de ler!

Robson, voce está no caminho certo. Pois bem, tente ter uma documentação mais básica. Como o nosso amigo falou, os tutoriais aqui do guj.

Bem, dica: nao esqueça de configurar o classpath e te ter um ambiente de desenvolvimento…como uma IDE…
pode ser Eclipse, Websphere…tudo MENOS o notepad…ehehehehe

A idade da Pedra já passou!

Bom Estudo…

Robson, como o pessoal disse você esta no caminho certo. Deixa um pouco de lado os tutoriais da Sun e fique com os tutoriais do GUJ que são mais fáceis de entender. Como eu comecei a estudar Java faz pouco tempo também, apanhei muito utilizando tutoriais da Sun.
O livro que utilizei e me ajudou bastante como início foi o “Aprenda em 21 dias - Java 2” da editora Campus. Um livro bem mais completo e muito bom é o “Java, como programar” da editora Bookman. Tenhos esses dois livros, comecei pelo Java 21 dias e depois comecei com o Java, como programar e estou me dando bem. Eu ainda estou levando umas “porradas” na programação, mas estou me virando muito bem.

Cara bom estudo e qualquer coisa mande dúvidas para a gente,

Claro que precisa:
[b]

• Pizza
  • Coca-cola
    [/b]
    :lol:

Seja bem vindo,

abraco,

eheheheh Boa Cláudio…mandou bem!!!

um teclado sujo de gordura é essencial para o aprendizado…ehehehe

Boa Sorte Robson!!!

E ver um pouquinho de mulher pelada também não faz mal pra ninguém, lógico pra quem gosta né!!!hehehehehe :mrgreen:

[url=http://www.cowlist.com]mulheres peladas aki[/url]

Eu “quase” comprei esse livro “Java em 21 dias” mas tomei a decisão de estudar lógica e matemática primeiro.
Eu tenho um “Lógica para Ciência da Computação” MUITO BOM, é da Capus-SBC (Sociedade Brasileira de Computação).
Como conhecia outras linguagens estou mais esquentado é com a documentação, tem como eu solicitar ela num livro pela Sun? hehehe… Mas pretendo comprar a 4ª Edição do livro “Java Como Programar”…

[quote=“oliveirarenan”]…tudo MENOS o notepad…ehehehehe
A idade da Pedra já passou!
[/quote]

Eu nao concordo. IDE nao eh tudo, principalmente para quem esta comencado. Se a IDE faz a maior parte do trabalho sujo, a pessoa ira demroar mais tempo para associar os comandos, nomenclatura e tudo mais.
O mais recomendavel eh comecar digitando no notepad ou no vi mesmo, pois assim voce ira se acostumar muito mais rapido com as classes, forma de escrita de codigo e tudo mais.

Depois que voce ja estiver mais seguro, mais acostumado com a linguagem e API, ai uma IDE ira te ajudar no sentido de aumentar a produtividade.

Rafael

Em relação a livros o livro do Peter jandl é legal, não se aprofunda muito, mas é legal. Ele é bastante didatico para quem nunca viu Java, porem não se aprofunda muito em determinados assuntos.

Começei estudando por ele, li boa parte, mas não todo, com certeza um dos melhores livros para começar a estudar, se não o melhor, é Java Como Programar, apesar do Core Java ser Otimo e ter mais conteudo acho que não é tão didatico, mas acho que são as duas melhores opções!

Mas já que vc tem o livro do Peter jandl, recomendo que leia pelomenos os capitulos 1, 2, 3, 5 e depois que souber alguma coisa de Java o 12.
Os capitulos 1, 2 e 3 tratam de Java e OO, na minha opinião é uma ótima introdução a OO, melhor até q as dos livros q citei, o capitulo 5 fala sobre AWT e o 12 sobre Sockets, assuntos q não são tratados no Java Como Programar.

Os outros capitulos tb tem uma boa abordagem, porem não são muito aprofundados, como cada autor é um, sempre vai existir material em um livro que vc não vai encontrar em outro, portanto esse sempre sera uma boa fonte de pesquisa tb :wink:

[quote=“Rafael Steil”]O mais recomendavel eh comecar digitando no notepad ou no vi mesmo, pois assim voce ira se acostumar muito mais rapido com as classes, forma de escrita de codigo e tudo mais.
[/quote]
:? ok, mas colocar o notepad e o vi no mesmo nível é como comparar uma asa delta com um boeing 777 O vi e seus clones como o http://www.vim.org/ dão uma surra em muitas das ide’s que vemos por aí :wink:

[quote]Eu nao concordo. IDE nao eh tudo, principalmente para quem esta comencado. Se a IDE faz a maior parte do trabalho sujo, a pessoa ira demroar mais tempo para associar os comandos, nomenclatura e tudo mais.
[/quote] (Rafael Steil)

Ok…dessa vez devo adimitir q vc esteja certo… esses IDE da vida emburrecem o programador…te dão o código todo mastigado…mas tb o notepad é muiito primitivo…

Eu sugiro um editor…tipo Edit Plus (www.editplus.com.br), JCreator e talz…
Pq ele identa o código pra vc…diferencia as letras de cor diferente, assim, facilitando o trabalho…digamos q é um meio termo entre um IDE e um Notepad…

concordam???

[quote=“oliveirarenan”]Eu sugiro um editor…tipo Edit Plus (www.editplus.com.br), JCreator e talz…
Pq ele identa o código pra vc…diferencia as letras de cor diferente, assim, facilitando o trabalho…digamos q é um meio termo entre um IDE e um Notepad…

concordam???[/quote]

Sim!, use o Gel, tem mais recursos que o JCreator e não assusta tanto o iniciante como o JEdit, por exemplo: http://www.gexperts.com/

Eu sou meio da opinião de que não é pq vc é iniciante que vc tem que sofrer :slight_smile:

IDEs como o Eclipse tem muitas features bacanas pra quem está aprendendo a programar. Templates com idiomas prontos pra usar e code completion com javadoc integrado são as que acredito serem mais úteis para quem tá começando. Sinceramente, fazer o pessoal se matar com PATHs, CLASSPATHs, imports e outras partes de código que podem ser automatizadas não é um bom jeito de tornar a programação em Java algo prazeroso, concordam?

Se a pessoa esta comecando agora com Java, eu nao aconselharia a comecar com uma IDE tao poderosa como o Eclipse, pois em tempo de projeto ele ja acusa erros, nomes de classes errados, faz os imports automaticamente e cria o esquelo basico das classes.
No inicio eh bom que o iniciante “sofra” tentando solucionar erros de compilacao e configuracao do ambiente, pois assim tera uma base mais solida para o futuro.

Talvez algo mais “simples” como o JEdit ( que, se for turbinado com varios plugins disponiveis, deixa de ser “simples”, passando a ter varios recursos ), sao uma boa pedida.
Depois, como em qualquer evolucao, use o Eclipse :slight_smile:

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]Se a pessoa esta comecando agora com Java, eu nao aconselharia a comecar com uma IDE tao poderosa como o Eclipse, pois em tempo de projeto ele ja acusa erros, nomes de classes errados, faz os imports automaticamente e cria o esquelo basico das classes.
No inicio eh bom que o iniciante “sofra” tentando solucionar erros de compilacao e configuracao do ambiente, pois assim tera uma base mais solida para o futuro.[/quote]

Concordo, não dê à ele um peixe, ensine-o a pescar :stuck_out_tongue:

guia para recuperar seu teclado quando um líquido derramar-se sobre ele*

1 - Seja rápido, desligue imediatamente o computador (com o mouse?) e retire o teclado.
2 - Leve-o para debaixo da ducha do chuveiro, use água fria(se estiver em casa, no trabalho use a pia do banheiro, mas não chame muito a atenção)
3 - Seque-o a grosso modo com uma toalha
4 - Abra-o com uma chave philips
6 - Separe e lave novamente a parte superior (a que tem as teclas)
7 - Passe um pano úmido nas demais partes atingidas e em seguida um pano com álcool diluído (46º GL? - sem cheiro de eucalipto)
8 - Deixe tudo secando e enquanto isso, lamente o ocorrido, veja onde foi que você errou e vá cuidar de outras atividades da vida cotidiana
9 - Para secar mais rápido use um ventilador em velocidade baixa
10 - Após a secagem, monte todo o conjunto e torça pra que tudo funcione (comigo sempre funcionou)

*testado com refrigerante, café e cerveja

Guia ULTRA-RÁPIDO para recuperar seu teclado quando um líquido derramar-se sobre ele:

• Remova o cabo do teclado e jogue o telado na lixieira mais próxima (se você recicla, jogue-o no cesto marcado como ‘plásticos’)
  • Vá até a loja de informática ou supermercado mais próximo
  • Compre um teclado novo, e tenha consciência de que o antigo, por mais legal que fosse, nunca será tão bom quanto um novinho que ainda tem cheiro de fábrica. Ah, e ele não terá todo tipo de esquisitice entre as teclas, também.

E também terá menos chances do seu teclado evoluir graças às reações químicas e se tornar um organismo bio-sintético mutante e auto-suficiente com planos de dominação global.