Iniciando no Java

9 respostas
M

Boa Tarde Pessoal

Estou iniciando no Java e gostaria primeiramente de tirar algumas dúvidas. São elas:

O Java bastante utilizado para aplicações desktop?

É complicado de desenvolver uma aplicação desktop para ser utilizada tanto no windows quanto no Linuz?

Qual a diferença de aplicações web para aplicações desktop?

Sou programador Delphi e tenho grande facilidade em criar telas, no Java tem essa facilidade também?

O que preciso instalar para começar a programar?

Muito obrigado a todos!

9 Respostas

tnaires

Boa tarde! :smiley:

Creio que Java seja mais utilizado em aplicações Web, mas tem todo o suporte para aplicações Desktop também.

Não é nada complicado, você escreve sua aplicação no Windows e executa ela no Linux, sem nenhuma adaptação.

Aplicações web geralmente são dispostas em um navegador, como o Firefox ou o Internet Explorer, e rodam no lado do servidor. Já as aplicações desktop possuem front-end próprio, desenvolvido pelo programador, e geralmente rodam do lado do cliente.

Nunca conheci nenhuma IDE tão fácil de criar telas quanto o Delphi ( atenção xiitas de plantão: isso NÃO É uma crítica a Java! ). Mas quando eu preciso programar alguma tela gráfica em Java, sempre faço na mão, porque já tenho umas classes prontas para usar.

Você pode começar baixando o JDK 6 Update 4.
Abraços

rafaelglauber

Seja bem vindo!!!

Completando o que o amigo tnaires disse acima, temos aqui no próprio GUJ a sessão de Artigos / Tutoriais. E sobre “montar telas” a maioria das IDEs para java tem plugins para isso, exemplos: Mantissa, JFormDesigner…basta usar o google.

ps. Antes de postar alguma coisa pesquise no google ou use a busca aqui do Forum, pois perguntas como a sua tem de monte, eu mesmo ainda respondo para não deixar os novatos boiando…

Baldao