Iniciando no Java

9 respostas
M

Boa Tarde Pessoal

Estou iniciando no Java e gostaria primeiramente de tirar algumas dúvidas. São elas:

O Java bastante utilizado para aplicações desktop?

É complicado de desenvolver uma aplicação desktop para ser utilizada tanto no windows quanto no Linuz?

Qual a diferença de aplicações web para aplicações desktop?

Sou programador Delphi e tenho grande facilidade em criar telas, no Java tem essa facilidade também?

O que preciso instalar para começar a programar?

Muito obrigado a todos!

9 Respostas

tnaires

Boa tarde! :smiley:

Creio que Java seja mais utilizado em aplicações Web, mas tem todo o suporte para aplicações Desktop também.

Não é nada complicado, você escreve sua aplicação no Windows e executa ela no Linux, sem nenhuma adaptação.

Aplicações web geralmente são dispostas em um navegador, como o Firefox ou o Internet Explorer, e rodam no lado do servidor. Já as aplicações desktop possuem front-end próprio, desenvolvido pelo programador, e geralmente rodam do lado do cliente.

Nunca conheci nenhuma IDE tão fácil de criar telas quanto o Delphi ( atenção xiitas de plantão: isso NÃO É uma crítica a Java! ). Mas quando eu preciso programar alguma tela gráfica em Java, sempre faço na mão, porque já tenho umas classes prontas para usar.

Você pode começar baixando o JDK 6 Update 4.
Abraços

rafaelglauber

Seja bem vindo!!!

Completando o que o amigo tnaires disse acima, temos aqui no próprio GUJ a sessão de Artigos / Tutoriais. E sobre “montar telas” a maioria das IDEs para java tem plugins para isso, exemplos: Mantissa, JFormDesigner…basta usar o google.

ps. Antes de postar alguma coisa pesquise no google ou use a busca aqui do Forum, pois perguntas como a sua tem de monte, eu mesmo ainda respondo para não deixar os novatos boiando…

Baldao

Cara, eu prefiro criar as telas na unha mas pra quem está acostumado a linguagens RAD como o Delphi, não conheço IDE melhor que o NetBeans (como IDE eu prefiro o Eclipse, mas o suporte à aplicações visuais no NetBeans é fantástico).

raphael_adrien

R: Hoje a maioria dos sistemas desenvolvidos em JAVA, são Web, mas existe um certo nicho de mercado para aplicações desktop.

R: O código e exatamente igual não muda uma virgula.

R: Aplicações desktop geralmente são instaladas na maquina do usuário, tendo como paradigma de desenvolvimento a arquitetura cliente servidor.
Aplicações Web, e um sistema projetado para ser utilizado através de um navegador web, ou seja vc não precisa ter um sistema instalado em cada maquina de usuário.

R: Criar telas em JAVA e um pouco mais complicado que em Delphi, mas tb não e nenhum bixo de sete cabeças

Basicamente o JDK e uma IDE de desevolvimente, sugiro que vc comece pelo netBeans, ele um pouco mais amigavel que o eclipse.

PadrE

Além de instalar o JDK, vc vai precisar de alguma IDE, para juda-lo na codificação…

Para iniciantes acho bacana usar apenas um editor de texto, nada de Eclipse ou Netbean’s…

Tente começar algo pelo bloco de notas mesmo… algo bem simples… apenas uns exemplos para ver como compila e executa um programa…

Uma “IDE” bem simples eh legal de usar seria o JCreator ou senão o BlueJ…
Depois que vc ficar mais fera, e sacar como funcionam os objetos e estrutura de classes… ai sim pode mandar bala em algo mais produtivo como Eclipse ou NetBeans… =]

Seja bem vindo e boa sorte !

=]

Kassiane_Pretti

[color=violet]Boa tarde!![/color]

Porque usar a Tecnologia Java

Não é possível promoter que aprender Java trará fama, fortuna e
trabalho.Contudo a tecnologia Java pode ser vantajosa nos seguintes
aspectos:

-> Iniciar mais rapidamente: Apesar de Java ser uma poderosa
linguagem de programação orientada a objetos, ela é
relativamente fácil de se aprender, devido aos programas
desenvolvidos em Java serem bastante familiar aos
desenvolvimentos em outras linguagens, tal como C e C++;

->Menos código: Comparações de métricas de contagem de
programas (class counts, method counts dentre outros),
sugerem que um programa escrito em Java é cerca de 4 vezes
menor do que o mesmo escrito em C++;

-> Melhor código: A linguagem de programação Java encoraja o
uso de boas práticas de codificação, e o seu coletor de lixo
ajuda a evitar ?vazões? de memória. Isso também é possível
pelo reuso de código a partir da extensão de APIs testadas por
outras pessoas.

-> Desenvolvimento mais rápido: O tempo de desenvolvimento
de um programa chega a ser duas vezes mais rápido do que
desenvolver o mesmo programa em C++. Isso por Java ser
mais simples do que C++;

-> Evita a dependência de plataforma: Evitar o uso de bibliotecas
escritas em outras linguagens mantém a portabilidade dos
programas;

-> Escreva uma vez, execute em qualquer lugar: Devido às
aplicações Java serem compiladas para bytecodes
independentes de máquina, as aplicações Java executam
consistentemente em qualquer plataforma Java;

-> Distribuição de software mais fácil: Com a tecnologia Java
Web Start, usuários são capazes de executar as suas
aplicações com um simples clique no mouse. Um verificador
automático de versão garante que os usuários estão sempre
com a versão mais recente do software.

Agora para aprender requer esforço, dá uma lidinha nos tutoriais do GUJ e procura um livro para seguir. Existem varios topicos com comentarios de livros aqui no GUJ msm, dá uma analisada e escolha um.
:wink:

M

Muito obrigado pela atenção de todos.

Desculpa as perguntas idiotas, mas não tenho conhececimento e gostaria de entender determinadas coisas antes de dar inicio.

As aplicações web funcionam igual a desktop ou seja, da um clique em um determinado botão e é executada uma sequencia de comandos ou é semelhante a uma aplicação PHP?

Aplicações comerciais como controle de estoques, folha de pagamento, contabilidade, caixa podem ser facilmente desenvolvidas em Java? E qual ambiente é mais indicado, desktop ou Web?

Aguardo Contato

Kassiane_Pretti

Com certeza…
O melhor é a reutilização de código que facilita e agiliza o desenvolvimento

HA…

Não existem perguntas idiotas, sempre vale apena perguntar…

leandrokjava

Baixe o Netbeans.
http://www.netbeans.org/
e estude aplicação Swing.
começe por ai.
Swing faz parte do java (JavaSE), onde voce pode fazer utilizar tabelas botoes dentre outros componente como o Delphi, minha primeira programação foi em delphi, adorei aque IDE, porem não gostava da linguagem object Pascal necessariamente, e por ser RAD, mas gostava muito de Linguagem C.
e aee que descubri que java tinha uma sintaxe muito semelhante a C, e poder incrivel e facilidade como o Swing para Desenvolvimento em Desktop, entao fiz um Formação Programdor Java Desktop no Senac, gostei muito, porem hoje trabalho com Java Server Faces.

mas resumindo a historia, te sugiro que voce começe com o netbeans que é semelhante ao Delphi, e estude Swing.
como o pessoal do forum já lhe disse tem aqui muitas apsotilas - documentações boas para voce começar…

e seja bem vindo.

T+

Criado 15 de janeiro de 2008
Ultima resposta 15 de jan. de 2008
Respostas 9
Participantes 8