Ola pessoal…
Estou aprendendo a programar em Java e estou desenvolvendo um pequeno sistema de cadastros…
Estou tentando fazer o botão de excluir e alterar e não consigo.
Será que podem me ajudar.
Abraços,
Evelize
Ola pessoal…
Estou aprendendo a programar em Java e estou desenvolvendo um pequeno sistema de cadastros…
Estou tentando fazer o botão de excluir e alterar e não consigo.
Será que podem me ajudar.
Abraços,
Evelize
bem-vinda ao Portal Java Evelize… esse seu cadastro se conecta a um banco de dados? é salvo em um arquivo no disco? é só salvo na memoria enquanto roda? oq? …
Oi…
O meu cadastro, por enquando, é só salvo na memoria enquanto roda, em Array.
Evelize
Olá, bem vinda ao PJ
Qual está sendo seu problema?
vc esta com problema para excluir e alterar os dados do array ou esta com problema para criar apenas os botões ?
especifica melhor o probs ai ajudamos …
Coloca ai um pedacinho do código e ai talvez conseguimos ajudar.
Eu tenho uma classe com o nome ClienteArrayDAO, e nesta classe tenho o seguinte código.
[code]
public void remova(Cliente umCliente) throws ExcecaoDAO {
Integer id = umCliente.getId();
if (id != null) {
try {
osClientes[id.intValue()] = null;
umCliente.setId(null);
}
catch (NullPointerException e) {
throw new ExcecaoDAO("Remoção de cliente com CPF inválido: " + id.intValue());
}
}
}
E tenho outra classe chamada FormularioCliente, que possui o botão Excluir. Então estou com dúvida como fazer para chamar o Remova que está na classe ClienteArrayDAO, através do botão.
Obrigada…[/code]
Ola,
nao entendi direito, esse cliente esta persistido no banco de dados e voce esta usando Data Acess Object para busca-lo e entao remove-lo caso encontre?
para isso bastaria voce chamar o metodo remove da session DAO passando por parametro o umCliente que ele faria o delete pra voce.
agora se o Cliente eh parte de um vetor de Clientes em memoria, voce deve percorrer o vetor de clientes, acha-lo, e remove-lo e so entao organizar seu novo vetor com agora -1 cliente.
para chamar o metodo, basta voce ter uma instancia do objeto do tipo ClienteArrayDAO na classe FormularioCliente e entao invokar na acao do botao remover.
vc deve fazer um método para deslocar os clientes na array
PS: se quiser depois que aprender usar bem array facilitar o seu programa, use as Collections e Maps… há muitos tutoriais por ai disso e em vários livros esses assuntos são abordados