Sou novo na lista, estou começando a trabalhar agora com Java. Tenho uma dúvida sobre o ambiente.
Queria começar a trabalhar com pouca coisa, depois ir acrescentando aos poucos. Ou seja, de início, apenas usar JSP, servlets e acesso a banco usando JDBC. Se eu instalar o JDK (J2EE) e o TomCat, é o suficiente, pra funcionar essa configuração que estou propondo?
Olá,
se quiser pode ser o J2SE e o Tomcat somente. Com isto você já pode praticar seus estudos utilizando JSP e Servlets.
O J2EE você pode colocar mais tarde se quiser.
Ok…
[]'s
B
buosinetPJ
Estou lendo um livro sobre J2EE, qual a diferença do J2SE, seria o suporte a EJBs? Eu posso fazer uma aplicação JSP + Struts no J2SE (e o TomCat como container Web, é claro)?
Grato,
Buosi.
M
marciolmPJ
O J2SE é a base para tudo, contém todas as bibliotecas necessarias para se escrever um programa em java. Em geral com o J2SE é possível escrever aplicações DESKTOP conhecidas também como STAND-ALONE.
Já o J2EE você poderá encontrar bibliotecas direcionadas para WEB, sistemas distribuídos como por exemplo EJB’s e muitas outras funcionaliades como Transações, Serviços de Nomes e etc…
O Tomcat já vem com algumas bibliotecas necessárias para o desenvolvimento de Servlets e JSP. Ele trás parte das específicações do J2EE junto com ele. Elas estão localizadas em TOMCAT_HOME\common\lib, são elas servlet-api.jar e jsp-api.jar.
Quanto a utilizar Struts e JSP você pode usar sim.
Espero ter ajudado…
Qualquer coisa estamos aqui…
[]'s
B
buosinetPJ
Marcio, obrigado pela ajuda.
Apenas refinando: estive pesquisando, o J2EE já engloba o J2SE, portanto, se eu instalar o J2EE, já fica tudo pronto pra programar tanto em Client/Server como pra Web, certo?