Iniciando projeto para estudo e aprendizado

9 respostas
R

Oi pessoal !!!

Estou começando a minha caminhada no aprendizado de java.
Tenho bastante experiência em Forms/Reports da Oracle e agora quero mudar para java porque tenho outras idéias para o futuro e para mim.

Fiz o curso de OO na Caelum e não tenho verba para fazer o módulo voltado para a Web, então, vou tentar avançar sozinho na tentativa de desenvolver um sistema para Web. Sozinho, não… conto com vocês !!! :lol:

Vou colocar uma idéia bem simples e resumida para facilitar a gente trocar idéias sobre as dúvidas e conceitos.
Para iniciar, estou pensando em fazer uma página simples na Web com JSP, banco de dados MySql e servidor de aplicação Tomcat.

Tenho 3 tabelas no banco de dados:
CLIENTE
cod_cliente
flg_ativo
dat_cadastro

CLIENTE_PF
cod_cliente (fk)
num_cpf
nom_cliente

CLIENTE_PJ
cod_cliente (fk)
num_cnpj
nom_razao_social
nom_fantasia

Vou fazer 3 classes… ClientePf e ClientePj vão estender Cliente

Dúvidas:

:arrow: 1) os métodos, por exemplo, gravaCliente, inativaCliente, etc, ficarão na classe Cliente. Correto?
:arrow: 2) é necessário que a classe Cliente seja abstrata? Pelo que eu entendi, não farei new em Cliente. Correto?
:arrow: 3) não entendo Cliente como interface… está correto meu entendimento?

Acho que para agora é só.
Vou postando outras dúvidas que deverão aparecer à medida que eu for avançando.

Obrigado !!!

9 Respostas

igor_ks

suas classes Bean serao um espelho (grosseiramente falando) do seu banco de dados

a logica do seu sistema tem q ficar desacoplado, em um controlador responsavel por isso
ai la sim tera as interfaces e classes abstratas

vinnysoft

Olá Amigo,

Antes de tudo, se o objetivo é estudar e se atualizar, aconselho a estudar a “tecnologia atual” para programação web em Java, que é o JSF. Veio depois do JSP e Servlets, e é mais simples de trabalhar.
Se quiser se aprofundar, estude algum framework como o PrimeFaces, RichFaces ou Wicket. Facelets também é bem vindo!