Iniciando um projeto com banco de dados - Referências

Olá pessoal!

Queria pedir a opinião de vocês. O fato é que estou prestes a iniciar (na verdade, vou iniciar daqui a um ano) meu projeto final na faculdade, e preciso aprender sobre como funcionam bancos de dados com Java para poder aplicar no meu sistema. Não sei qual banco seria o mais indicado, sei utilizar alguns, como o SQL por exemplo. Queria por isso estudar e começar a programar com Java utilizando banco de dados. Poderiam me indicar livros, tutoriais, bem como qual banco mais indicado? Aceito qualquer dica!!

Desde já, obrigada pela ajuda!!

[quote=Lys Marie]Não sei qual banco seria o mais indicado, sei utilizar alguns, como o SQL por exemplo.
[/quote]
ops :?:
Structured Query Language : eh uma liguagem de pesquisa, não eh um banco de dados.

Veja se isso aqui te ajuda. Boa sorte!

Pesquise sobre JDBC, em relação aos bancos de dados, existem várias opções free como HSQL que é um banco embutido no Java que nem precisa de instalação, temos também os tradicionais MYSQL e Postgre para aplicações um pouco maiores.

Para não perder muito tempo com o SQL, use algum banco que seja fácil de instalar, de mexer, que você tenha colegas que sabem usar, e que você possa usar na faculdade. Uma coisa chata é tentar usar um SQL (como o Progress ou o Centura) que pode até ser bom, mas você não consegue perguntar nada porque nenhum colega seu nem chegou a ouvir falar desse tipo de SQL.

E se quiser arranjar algum emprego que precise de SQL, aprenda um daqueles famosos (Oracle, MS SQL Server ou MySQL).

ELMASRI, R.; NAVATHE, S; Sistemas de Bancos de Dados - Fundamentos e Aplicações, 3 edição, LTC, 2002

Estou seguindo ele na faculdade, mto tranquilo…

Java JDBC - procure na net, por conector J, q vc vai conseguir mto coisa, eu estou usando MySql Server, e por enquanto, opnião de iniciante, estou achando mto tranquilo (Java + MySql)…

http://java.sun.com/developer/technicalArticles/mysql_java/