Queria pedir a opinião de vocês. O fato é que estou prestes a iniciar (na verdade, vou iniciar daqui a um ano) meu projeto final na faculdade, e preciso aprender sobre como funcionam bancos de dados com Java para poder aplicar no meu sistema. Não sei qual banco seria o mais indicado, sei utilizar alguns, como o SQL por exemplo. Queria por isso estudar e começar a programar com Java utilizando banco de dados. Poderiam me indicar livros, tutoriais, bem como qual banco mais indicado? Aceito qualquer dica!!
[quote=Lys Marie]Não sei qual banco seria o mais indicado, sei utilizar alguns, como o SQL por exemplo.
[/quote]
ops :?:
Structured Query Language : eh uma liguagem de pesquisa, não eh um banco de dados.
Pesquise sobre JDBC, em relação aos bancos de dados, existem várias opções free como HSQL que é um banco embutido no Java que nem precisa de instalação, temos também os tradicionais MYSQL e Postgre para aplicações um pouco maiores.
Para não perder muito tempo com o SQL, use algum banco que seja fácil de instalar, de mexer, que você tenha colegas que sabem usar, e que você possa usar na faculdade. Uma coisa chata é tentar usar um SQL (como o Progress ou o Centura) que pode até ser bom, mas você não consegue perguntar nada porque nenhum colega seu nem chegou a ouvir falar desse tipo de SQL.
E se quiser arranjar algum emprego que precise de SQL, aprenda um daqueles famosos (Oracle, MS SQL Server ou MySQL).
ELMASRI, R.; NAVATHE, S; Sistemas de Bancos de Dados - Fundamentos e Aplicações, 3 edição, LTC, 2002
Estou seguindo ele na faculdade, mto tranquilo…
Java JDBC - procure na net, por conector J, q vc vai conseguir mto coisa, eu estou usando MySql Server, e por enquanto, opnião de iniciante, estou achando mto tranquilo (Java + MySql)…