Iniciando um trabalho!

7 respostas
M

Estou dando inicio na vida de desenvolvedor, já tenho algum conhecimento bom em programação, mas chegou a hora e desejo começar um projeto graúdo ! queria saber por etapas qual seriam os passos, do projeto ao desenvolvimento, da analise aos teste… por exemplo, começo com UML ? ou com um descritivo para a partir dai fazer um caso de uso … é essa a minha duvida, por onde começo e quais os passos, se alguém puder me ajudar, agradeço !

7 Respostas

drsmachado

Uma vez um pedreiro começou a construir uma casa. Quando terminou, apresentou ao cliente. O cliente começou a reclamar de tudo o que via, as janelas, as portas, o tamanho dos cômodos, os materiais do acabamento. Fim.
Entendeu?
Se não, você não pode começar nada sem ter um cliente definido ou um conhecimento muito bom de determinado propósito para teu sistema (vamos dizer que antes de se aventurar como programador você trabalhou 20 anos como contador, manja tudo de balancetes, razonetes e cotonetes). Qual o risco de se começar sem saber o que ou como fazer? Fazer errado ou fazer certo e não conseguir vender a ninguém.
Ou seja, primeiro levante os requisitos, depois faça o resto.

JuniorMaia

primeiro conheça um ramo, muito bem, muito bem mesmo, depois analise se você é capaz de desenvolver seguindo toda a etapa chata mas necessária… Casos de uso, modelagem de classes, UML, e etc…

M

Meus amigos, eu já tenho um tema bem definido, já implementei algumas aplicações, mas quero algo a nível profissional, desde o inicio etapa por etapa… é isso que gostaria de saber.

rmendes08

Depende, você vai trabalhar sozinho ? Tem prazo a cumprir ? Enfim, quais são as suas restrições ?

Por outro lado, se você já sabe o que você quer fazer e sabe como fazer, é só botar a mão na massa, sério mesmo.

javaflex

Só use algo da UML do que realmente for te auxiliar na prática. Foque primeiro em entrevistar bem o cliente, analisar os requisitos, desenhar telas, e quando aprovar um módulo é por a mão na massa como o rmendes08 falou, e sempre entregando pro cliente homologar cada parte terminada, criando a cultura do cliente parceiro.

M

Obrigado Pessoal !

arthurmde

Cara, pra você que tem noção boa em programação e gostaria de compreender bem um ciclo de desenvolvimento, recomendo você fazer leitura sobre o Processo Unificado que dá pra ter uma noção muito boa de quais são as fases, disciplinas, atividades que podem estar envolvidas num processo de desenvolvimento de um projeto real. Te recomendo duas fontes:
RUP: website com vasta referência do Processo Unificado da Rational, bom para compreender as disciplinas envolvidas e atividades
Livro Aplicando UML e Padrões: Um dos melhores livros para compreensão do desenvolvimento Orientado a Objetos que abrange muito bem as atividades de requisitos e design de um projeto, vale muito à pena ler este!!

Criado 15 de maio de 2013
Ultima resposta 21 de mai. de 2013
Respostas 7
Participantes 6