Li, em um topico sobre criar aplicacoes cliente/servidor utilizando Java, mas para mim nao ficou claro, sobre o uso do Java, entao gostaria de saber de vcs a opiniao de quem entente pois eu nao programa ainda em Java mas pretendo. Desenvolvo sistema utilizando Delphi acho uma ferramenta maravilhosa, mas aqui na empresa temos estacoes linux e windows entao estamos estudando uma nova linguagem, estamos testando asp.net mais mt coisa tenho que implementar em JavaScript e isso esta me aborrecendo, pois se tenho que aprender alem do asp.net JavaScript entao porque nao utilizar Java para desenvolver as aplicacoes, porem sao aplicacoes comerciais Lista de Preços, Contas a receber, Contas a Pagar essas coisas, entao preciso da ajuda de quem entende para me dar uma opiniao sobre o assunto, como vcs podem ver acesso, alteracao, relacionamentos entre tabelas vai ter de monte, sera que com uma Ide grafica, terei ganhos significativos no desenvolvimento das aplicaçoes e conseguirei com o Java desenvolver tudo isso?
Preciso dar um resposta para meus gerentes sobre a linguagem escolhida, conheço bem OO e vi um pouco de Java na Faculdade, o que me dizem.
Abs
na minha opinião java é um pouco do futuro que nos reserva…
se a sua intenção é usar cliente/servidor, em plataformas como windows como linux java é o ideal,
visto que a portabilidade é magnifica…
eu axo que deveria apostar em JAVA 
abraços
Caro ncosta, vc ja desenvolveu algo parecido?
não tb me estou iniciando, mas quis demonstrar que o java é portavel para plataformas linux e windows…
visto que se o fizer em delphi não será asism tão portavel…
Bem…
Vc disse q esta estudando ASP.NET, entao o q vc esta querendo eh uma aplicacao WEB, certo?
Neste caso, mesmo utilizando Java, vc teria q implentar uma serie de scripts para executar funcoes especificas no Browser do cliente. Neste caso vc teria 2 vantagens:
:arrow: Poder colocar sua aplicacao num servido tanto Win como Linux
:arrow: Java muuuuuuuuuuito mais legal de programar 
Para aplicacoes desktop, aih sim vc nao precisará de scripts nenhum. Basta implementar suas telas ( Swing, SWT , etc ) que o sistema funcinara em qualquer plataforma com JVM…
Pense bem no q vc quer aih vc decide !
aborges, o que eu realmente quero é desenvolver desktop, eu estava estudando asp.net exatamente para poder rodar as aplicacoes no browser na estacoes linux e windows, mas minha intencao seria mesmo desenvolver desktop como faço com o Delphi para windows, o Sr. acha que seria um bom caminho o Java.
Sera que terei a mesma quantidade de componentes prontos como tenho em Delphi?
Nao é falta de vontade é que no inicio tenho que mostrar rapidez de desenvolvimento aqui na empresa.
Abs
Nao tenho muita experiencia em desenvolvimento Desktop em Java ( trabalho mais com Web ). Qd eu tenho q desenvolver alguma coisa utilizando Swing, eu utilizo o Netbeans que eh free ( bom argumento heim ) e bem legal pra fazer telas…
C sua pergunta sobre componentes foi sobre componentes graficos ( botoes, grid, etc ), acredito q o java nao perde nada em relacao as outras linguagens… Eu poderia ate afirmar q ele leva vantagem, pois os componentes sao bem mais flexiveis, o q os torna muito mais faceis de personalizer ( nao sei c eh bem esta palavra, mas nao achei outra ). O problema em se desenvolver Desktop com java, eh q no inicio parece meio trabalhoso demais ( eu estranhei bastante ), mas qd vc c acostuma fica bem produtivo … De uma olhada no JAVA TUTORIAL q tem um monte de exemplos legais de como trabalhar com Swing
Boa sorte 
Caro aborges, programar para internet com o Java é mto diferente de programar para Desktop?
E mesmo programas do tipo que mencionei, funcionam bem?
Abs, e obrigado pela atenção e pelo link.
Mas acho que é melhor vocês comprarem (ou baixarem para avaliação) uma cópia do Kylix (Delphi para Linux) e ver se dá para recompilar aqueles maravilhosos programas Delphi que você já escreveu. (Se o programa Delphi usa muita API do Windows fica um pouco difícil de reaproveitar tudo, mas sempre se dá um jeito…)
Dependendo do tipo de máquina que a sua empresa tem e do que você já tem pronto, é melhor continuar com o Delphi. Se você quer continuar a ter aplicações cliente-servidor, ter bom tempo de resposta e facilidade de programação, aconselho a ficar com o Delphi mesmo.
Por exemplo, o programa da Receita Federal tem duas versões - uma em Delphi e outra em Java. Qual você usou este ano para fazer seu imposto de renda? Eu acho que você usou a versão em Delphi, porque não dá problema.
A versão em Java dá??
Mesmo q dê, a culpa seria do pobre coitado do JAVA??? :?
Suas aplicações serão otimas com o uso do java, pode apostar que vc vai achar java + dificil, mais lento que delphi. Porem vc não tera nenhum problema com a portabilidade e ainda +, swing tem um recurso chamado look and feel (acho que é isto) que vc pode criar aplicações client-sever com a cara do Linux (botões iguais, janelas etc…).
Provavelmente vc vai encontrar dificuldade para programar com swing por causa dos layout, que não é so arrastar como funciona no delphi.
Quanto se é diferente programar em java para desktop ou web a resposta é sim…
pois J2EE (web) J2SE (client-server) e J2ME (mobile) são universos bastante diferentes.
[]'s
pn_cuza