Iniciante: Ajuda com conexão Oracle

6 respostas
R

Caros, sou novo aqui, e em Java tb. Comecei essa semana, estava indo bem, aprendi HTML, fiz os metodos get, submit mas, chegou a hora de conectar o oracle (10g) e nada está dando certo. Lí alguns artigos aqui referentes ao CLASSPATH e até acredito que aí esteja o problema. O que posso adiantar é q minha pasta java é C:\Program Files\Java e suas subs bin, demo, include, jre, lib e sample. Certamente devo estar cometendo erros grosseiros mas que pararam totalmente o progresso do aprendizado.
Se alguem puder me orientar em como alterar as diversas configurações, seja do CLASSPATH, Tomcat, etc, etc, agradeço. Com essas informações, tentarei criar um artigo posteriormente, um “passo-a-passo”, pra tentar a ajudar outros colegas, com base nos erros que não notei ou tenha cometido.

Agradeço a ajuda.

6 Respostas

drsmachado

Aqui: http://www.guj.com.br/java/39085-conexao-com-oracle
Aqui: http://javafree.uol.com.br/topic-853429-conexao-jdbc-oracle.html

Dá uma olhada, compara com o que você possui e vai à luta.

R

Então colega, já tinha lido esses artigos. Meu código parece estar certo. Acho q o maior problema são os seguintes: Quais e em quais pastas devo colocar os arquivos jar.
O que devo acrescentar na variavel PATH e CLASSPATH, entre outras… ?

Eis meu código

Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver"); 

   Connection conn = DriverManager.getConnection( "jdbc:oracle:thin:@999.999.9.9:1521:ORACLEX","user","password");

A primeira linha, sozinha, não dá erro. Mas se acrescentar a segunda, ele indica erro na primeira.

Eis o erro

org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP:

An error occurred at line: 13 in the jsp file: /index.jsp

Connection cannot be resolved to a type

10: <%

11: 		Class.forName(oracle.jdbc.driver.OracleDriver);

12: 		

13: 		Connection conn =

14: 	    DriverManager.getConnection( jdbc:oracle:thin:@192.168.1.4:1521:ORACLEX,giroerp,giroerp2969);

15: 		

16:         //Statement st = conn.createStatement();
An error occurred at line: 14 in the jsp file: /index.jsp

DriverManager cannot be resolved

11: 		Class.forName(oracle.jdbc.driver.OracleDriver);

12: 		

13: 		Connection conn =

14: 	    DriverManager.getConnection( jdbc:oracle:thin:@192.168.1.4:1521:ORACLEX,giroerp,giroerp2969);

15: 		

16:         //Statement st = conn.createStatement();

17:

valeu

drsmachado

Scriptlets não são ideais para acesso a banco de dados.
Seria mais interessante utilizar servlets.
De qualquer forma, se estiver utilizando o eclipse, clique com o botão direito do mouse sobre o teu projeto, selecione build path e a opção configure build path.
Na aba libraries da caixa de diálogo aberta, selecione a opção Add external jar`s.
Procure o jar do oracle e salve as alterações.
Isto deve resolver.
No netbeans, expanda o nó do projeto, clique com o botão direito do mouse em libraries e selecione add external jar. Ai localize o dito e pronto.
E, por favor, não esqueça de colocar a tag de importação:

<%@page import="java.sql.*" %>

Ok?

R

Desculpe a ignorancia, mas não sei a diferença entre servlets e scriptlets… sou leigo mesmo nesse mundo java, web, etc. A forma como estou programando segue umas video aulas que me passaram… muito boas, mas elas usam o PostGreSQL e claro, foi ai que a coisa desandou comigo… Estou usando DreamWeaver…

Essa tag de importação vale pro dw tb ?

Desculpe as perguntas “bobas”, mas estou me impondo aprender de uma vez por todas essa coisa. Quero sair da programação desktop.

R

a propósito, minhas…

JAVA_HOME = C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_14\jre\lib.

CLASSPATH = .;%JAVA_HOME%

Creio q esteja certo. Já até reiniciei o pc, mas não creio q seja isso, enfim… tentarei passar o máximo de informações.

vlw

drsmachado

Certo.
Bem, se as aulas ensinam isso, sugiro trocar por qualquer outra apostila, vai ser de mais valia.
Procure as da caelum, quando eu era iniciante, utilizava-as muito, eram sempre ótimas.
Sugiro, ainda, que toda vez que for seguir um tutorial, ou pesquise um que possui adequação às ferramentas e ambientes que possui (é muito complicado seguir, através do dreamweaver, um tutorial para eclipse, quase impossível, na verdade) ou então baixe tudo o que precisar para seguir o mais fielmente possível o tutorial.
Após esta primeira fase, comece a modificar, crie variáveis, classes, páginas e etc com outros nomes e assim vai.
Se quer aprender mesmo java, no dremweaver será bem trabalhoso.
É rapidinho baixar o eclipse e depois fica mais simples seguir.

Criado 4 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 4 de fev. de 2011
Respostas 6
Participantes 2