Estou cursando uma cadeira na minha faculdade que se chama Persistência de Software.
Meu professor passou um trabalho para pesquisar sobre BigTable.
Gostaria de saber se alguém sabe de algum open source que utilize BigTable(de preferência de alguma aplicação bastante conhecida) para que eu possa dar uma analizada ou alguma fonte de pesquisa, pois sou iniciante no assunto. Lembrando que eu não quero que façam meu trabalho, eu quero apenas um rumo para que eu possa fazer pesquisas.
eu vi que BigTable é um software proprietário (e secreto, digamos) da Google, mas há várias implementações de coisas parecidas com o BigTable, como o tal do HBase que o Ivan citou.
Estou cursando uma cadeira na minha faculdade que se chama Persistência de Software.
Meu professor passou um trabalho para pesquisar sobre BigTable.
Gostaria de saber se alguém sabe de algum open source que utilize BigTable(de preferência de alguma aplicação bastante conhecida) para que eu possa dar uma analizada ou alguma fonte de pesquisa, pois sou iniciante no assunto. Lembrando que eu não quero que façam meu trabalho, eu quero apenas um rumo para que eu possa fazer pesquisas.
Agradeço desde já. [/quote]
BigTable é um produto do Google. Mas também é um nome genérico para os novos bancos NoSQL. Então é preciso primeiro saber o que o seu professor está falando. Se ele está falando do produto do google, simplesmente procure pela documentação da API e faça um programa usando ela no Google Apps , por exemplo, que tem suporte a isso. Vc pode até usar o SDK do google e fazer suas experiencias no seu pc sem ter que ter uma conta no Google Apps.
Por detrás dissso existe um conceito de bando de dados não relacional que vc deve descobrir qual é , entender e saber usar.
Se estamos falando de qualquer NoSQL então pegue um e investigue. Contudo, o Hadoop é o que mais se aproxima da mesma arquitetura ( que é a de um filesystem distribuido)