Iniciante confuso com (linkar) servlets e frameworks

Pessoal, como ainda sou iniciante… (segundo o que entendi), ainda nao quero usar framework, como struts ou jbanana. Gostaria de fazer o controle com servlets ainda. O framework configura através de XML´s, acho que deve ser mais fácil. Caso nao esteja correto, por favor me fale.

A partir disso então:

Ahhh… aproveito e faço mais uma pergunta… como faço, por exemplo:
A pessoa clica em um link, como sei que aquele link vai chamar tal servlet, ou caso tenha um servlet só, como neste servlet vou saber que link cliquei.
Desculpa gente, imagino que nao seja esse o caminho, estou meio cabulado com ASP que trabalhei muito tempo. Não encontrei nada na web que respondesse exatamente isso pra mim.

O que quero, depois da pessoa se logar e entrar numa página principal, quando ela clicar não em um botão, mas num simples link, como eu CONTROLLER pra que Bean ela vai?

Obrigadaço ! :smiley: aos que ajudarem. O início é o mais difícil.

bom, sobre qual servlet vc vai chamar, isso vc vai colocar dentro da sua action do form
por exemplo

<form name="form_teste" action="/servlet/Teste"

agora pra saber qual botao vc clicou, vc pode passar com parametro hidden do form, ae dentro do servlet vc pode usar o request.getInitParameters(“nome”);

é algo assim, nao estou com nenhum compilador aberto pra ver se é esse o comando, mas é quase isso, :wink:

Bom, vamos lá…

Eu acho que “todo mundo” deveria mesmo tentar implementar um Controller (MVC) antes de partir pras soluções já existentes. Isso dá um grau de aprendizado tremendo. Foi o que eu fiz.

Na verdade, dependendo da complexidade do seu Controller, é fácil se desenvolver uma coisa mais trivial.

Basicamente você criaria um Servlet (Controller), que fica responsável pelo controle de acesso, fluxo e etc.

E criaria uma interface (ActionInterface) onde as classes que implementam ela seriam as diferente actions do seu sistema.

Um Exemplo:

[code]public class SeuController extends HttpServlet {
public void service( HttpServletRequest req, HttpServletResponse res ) {
String action = req.getParameter("action");

//carrega infos relativos ao seu action (vindos do seu XML de config.)
//implemente os métodos abaixo (use outras classes se possível)
String classe = getActionClassName( action );
String jsp = getJspName( action );

ActionInterface act = (ActionInterface) Class.forName( classe ).newInstance();

//nesse método faça o que quiser com o REQ/RES
act.execute( req, res );

//forward para o jsp (view)
req.getRequestDispatcher( jsp ).forward(req,res);

}
}[/code]

Poxa, praticamente fiz o código sem querer-querendo. Mas é por aí, a idéia (ao meu ver) é essa.

A parte de segurança e outros penduricalhos você “pendura” no código depois. É perfumaria!

Ah! quase esquecí.

Você pode chamar o controller assim:

/SeuController?action=cadastroUsuario&nome=joao&senha=12345

Onde a action define (no seu XML) qual Action executar, qual JSP usar de view e etc.

Abraços

Manchester… nao quero usar formulário. Entendi usando o compo hidden… mas aí vou acabar é perdendo o controle… rs. imaginou um menu com submenu? loucura… rs. e nem tem formulário no mesmo. rs

Daniel… Entendi muito pouco meu amigo, mas me liguei que é esse o caminho mesmo.
Onde posso saber mais de Action isso Action aquilo ?? Com exemplo ia ser 10. rs . Se procurar, procuro no google pelo que?

Mas assim… cliquei no menu, no link “XXX” … como aponto ele para o Servlet? pois o mesmo tá numa página jsp ou html. Tenho que usar arquivo xml ainda assim? Como?

Me perdi de vez agora… rs.

[]´s

puts, eu nao tinha visto que era link… li rapido e pensei que era atravez de um form usando botao, foi mal, hehehe

no caso de link eu nao sei, nao cheguei nessa parte ainda nos meus estudos, rsss

Mas aí complica gente… se não como fazer um site? Meu link tem que apontar pra algum lugar.

:?

Woquiton

Meus queridos…

acabei dando o braço a torce e implementei um MINI-Controller (MVC).
Está rodando certinho…

Quem quiser, me peça por e-mail ou icq.

Abraços

Daniel, manda tem como você em enviar?

Daniel

Tinha como fazer uma pagina jsp… html… sei lá… só pra saber como um link, ao clicar em um link… vai chamar o servlet e como ele vai receber isso e saber que é o link certo.

Obrigado
:slight_smile:
Woquiton

Oi Woq,

Mas a página index.htm contém duas forma de acesso para o teste, uma via FORM e outra via LINK.

Só olhar o código do HTML e verás!

Daniel…

Desculpa mano… mas no exemplo que vc me mandou nao tem html nao…
:frowning:

Manda de novo mano… com o html.
:smiley:

[]´s

Woquiton

Woqs,

já experimentou abrir o arquivo WAR??? :?:

O Zip só contém os fontes Java. o War contém o deploy para web (tomcat). :!:

abs :twisted:

Daniel

Como abro o arquivo .war ?
Desculpa… to iniciando, e essa nem vi ainda…

[]´s

Desculpa ae… rs

Woquiton

Um WAR é um arquivo ZIP comum, assim como os JARs - vc pode descompactá-lo com o utilitário jar, disponível nas JREs/JDKs, ou com algum WinZIP da vida :smiley:

Valeu

Obrigado

[]´s

Woquiton

Olá,

Será que poderiam me passar como eu faço para na página jsp executar o servelet quando o usuário clicar no link?

Obrigada!

Marcela