[iniciante] - Criar ou usar API?

Boa noite.

Estou seguindo um tutorial sobre estrutura de dados. E a primeira estrutura vista e o Vetor.
O professor cria uma classe chamada Vetor. E métodos como adiciona(), getTamanho() são adicionados.

A dúvida é:

Isso é apenas didático né? Porque o Java possui a classe Vector na API com tudo pronto já.

E então? Crio minhas próprias estruturas ou uso a API do Java???

Obrigado!

Se existem API’s prontas e atendem o propósito que você precisa, use as mesmas, caso contrário construa as suas!
Acredito 99.9% dos casos ninguém reinventa a roda.

1 curtida

Geralmente sim, é apenas didático. Há casos em que criar as próprias estruturas é válido, mas na maioria das vezes, as estruturas já existentes atendem.

Só que, se você está seguindo um tutorial, recomendo seguir essa parte também, ou ao menos entender o que está sendo feito. Esse conhecimento vai te ajudar a entender melhor como funcionam as estruturas já existentes, e não faz sentido pular esse conteúdo se a ideia é justamente que você o entenda.

Abraço.

1 curtida

Eu penso que não.
É importante entender como funciona, mesmo que não seja feito da maneira exatamente igual ao que está implementado nas classes que já existem.
São conceitos muito importantes.
Depois que ele entender como funciona, mesmo que a grosso modo, aí não tem problema usar o que já está pronto.

2 curtidas

Sim.

Siga o que o tutorial está fazendo. Não pule etapas, não trapaceie o seu aprendizado.

1 curtida

Uma coisa não excluí a outra, acho que você me interpretou de forma errada!
O que eu disse seria no âmbito profissional, no dia a dia do desenvolvimento e não a nível didático, lógicamente para tudo que se vai usar um dia deve-se antes ter um estudo a respeito, saber o que é e como funcionam as coisas por baixo dos panos, como é o caso em que ele está passando no momento.

2 curtidas

Se vc for trabalhar em algum projeto grande em algum momento, talvez ocorra a necessidade de implementar uma estrutura de dados específica para um determinado problema. Aprender a lógica da estrutura de dados é importante, mesmo que já exista implementações prontas para alguns casos.

Já aconteceu comigo.

1 curtida

Muito obrigado! Eu vou seguir o tutorial sim. Apenas achei estranho, numa linguagem tão rica em termos de API, ser necessário fazer todos aqueles passos pra usar um Vetor. Mas agora ficou claro a intenção do mestre. Vlw!