» Iniciante de TUDO »

6 respostas
F

Bom dia a todos!
Gente aconteceu uma reviravolta na minha vida.
Programava com VB mas agora tenho que aprender JAVA pra continuar trabalhando aqui na minha empresa.
Mas achei super legal isso, sempre quis aprender JAVA.
Só que tem um porém!
Nunca nem vi um código em JAVA.
Como começo?
Que programa eu preciso para fazer meus projetos?
Como faço projetos tanto para Sites como para Desktop?
Alguem me empresta 10.000? rs

Agradeço desde ja a colaboração de todos para que futuramente eu possa estar bem maduro em JAVA e possa ajudar outros também! :grin:

6 Respostas

R

Cara, não entenda mal, mas a maioria dos programadores VB tem conceitos e “vícios” que são muito difíceis de se tirar… pelo menos os que eu conheci.

Recomendo e creio que todos aqui falariam o mesmo, comece com Orientação à Objetos, programe bastante no Notepad e, ai sim, comece a programar para Web utilizando IDE’s como Eclipse, NetBeans, JBuilder, etc…

Existem vários artigos aqui no PJ, no GUJ, tem os tutoriais da Sun (http://java.sun.com/docs/books/tutorial/) que são muito bons também, enfim, material é o que não vai te faltar.

Esqueça VB, dê um reset no seu cérebro e manda bala!

J

Seja bem vindo ao Java…

Primeiro certifique-se de que você entende bem sobre OO (orientação a objetos), se você tentar aprender java sem isso vai descobrir que não dá…

Sobre os programas que você precisa: pra aprender você precisa do JDK e de um editor de textos, e pra desenvolver mesmo você precisa do JDK e de um IDE

Pra você não penar usando o bloco de notas use o jEdit que te dá umas ajudinhas mas sem prejudicar o aprendizado…

Pra você desenvolver pra desktop costuma-se usar swing (você vai descobrir o que é) e para web Servlets e JSP, dê uma olhada tambem em frameworks como o struts que vão te ajudar muito… mas só pense nisso depois que tiver dominio sobre os fundamentos do java…

Abaixo segue os links do que pode precisar:

pra aprender:
Site oficial do Java
Download JDK
API Java 1.5
Download jEdit

pra desenvolver: (não se preocupe com eles agora)
Projeto Jakarta
Download Eclipse
Download Netbeans
Download JDeveloper
Download Hibernate
Download Struts
Download Tomcat

Qualquer dúvida é só falar!

F

É isso ae.
Sei que não vai ser uma adaptação tão fácil, mas eu vou conseguir!

Ja estou lendo algumas materias aqui e apostilas para iniciantes e tudo!

Ja formatei meu cérebro e desinstalei o VB eheh.

Agora é só começar… :grin:

R

faaaala filipewan, seja bem vindo ao [color=“blue”]P[/color][color=“red”]J[/color] !!!

… passei por essa mesma situação, e uma dica que vi, porém não utilizei, é ler o livro:

… ele é interessante para quem estar passando por essa fase de migração!

E um bom artigo para a introdução no Java é o Como Começar a Aprender Java, do JavaMan!

Boa sorte!

M

Concordo plenamente com os colegas

Só como complemento não esqueça dos livros mais utilizados:

Core Java Volume 1 - Fundamentos
Core Java Volume 2 - Recursos avançados
Java Como programar

Veja mais em:

http://www.comp.pucpcaldas.br/~al550252544/referencia_java

Um abraço

Até mais

J

Estou lendo um livro muito bom: Aprenda em 21 dias Java 2 (a tradução da 2ª edição).
Apesar de desatualizado (já saiu uma edição atualizada) estou adorando o livro, a linguagem usada é muito boa, o cara já te joga no colo conceitos importantes no segundo dia (o primeiro dia é ambientação, instalação e primeiro programa, que não é o hello world). A partir disso você vai vendo os conceitos na prática sem deixar de ver a teoria, para a qual o livro tem um tratamento adequado, sem ser superficial e sem ser enfadonho.

Eu gostei mais do enfoque que é dado no “21 dias” do que o dado no “Como Programar” dos Deitel. Mas “cadum-cadum” (cada um é cada um).

Criado 21 de julho de 2005
Ultima resposta 21 de jul. de 2005
Respostas 6
Participantes 6