Iniciante - Dúvida sobre desenvolvimento em camadas?

Boa tarde.

Estava lendo sobre o desenvolvimento em camadas eu gostaria de saber se entendi os conceitos:
Ex: no BD tenho a tabela produtos (codigo, descricao).

Em java:

• Camada do dominio da aplicação ou negócio: Terei a classe (produtos: onde estarão os atributos e os métodos (get / set) desta classe

• Camada de apresentação: Seria uma classe com a interface gráfica (form) que irá comunicar com a classe de negócio através dos sets e gets

• CAmada de acesso aos dados: Será a classe que fará a parte de gravação dos dados com o BD. Este seria o DAO?

• Poderia criar 3 pacotes em java:
    Pacote das classes de dominio
    Pacorte das classes de interface gráfica
    Pacote de DAO. Onde estariam a classe de conexão com o BD e as classes de manipulação do dados (insert, select, delete, update) para classe da camada de negócio.

Estou no caminho certo?

É isso ai rapa, ta no caminho certo.

Camada do dominio da aplicação ou negócio: As classes java com as regras de negócios.
Camada de apresentação: Eu utilizo JSP, CSS JavaScript.
CAmada de acesso aos dados: vc utiliza o DAO(Data Access Object) para fazer a persistencia dos dados no BD.

Eu uso o Struts para fazer a conexão das classes com os JSPs utilizando o padrão MVC.

flw…
abc

Acho que seria interessante, criar a classe DAO, para abertura e fechamento do banco. Para fazer os selects, insert, updates e deletes da vida, criar 1 classe para cada modelo que vc tem, como assim?

Por exemplo, vc tem 1 sistema que cadastra equipamentos de computador e roupa (uma coisa nada a ver com a outra, mas td bem). Ae vc quer fazer os inserts, updates, selects e delete desses 2 e cada 1 tem a sua classe. lá no sistema e no banco.

Concorda comigo que o os atributos dessas 2 classes seriam diferentes né? Então pra fazer 1 insert genérico seria problemático. Então cria 1 Classe EquipamentosDao e RoupasDao, as 2 herdando de Dao, que cada 1 seria responsável para tratar equipamentos e roupas respectivamente. Entendeu? Vc tá no caminho certo, só comentei pra adiantar 1 pouco o q vc veria na frente… =)

Olá,

Valeu pela dicas.
Eu já tenho uma classe para conexão, coloquei em um pacote separado. Não sei se esta certo.
Quanto a Classe DAO, cada classe terá a sua (protudos, grupos, vendas, etc) uma separada da outra no pacote DAO.

Obrigado pela ajuda.