Eu preciso ter o J2SE instalado na minha máquina para desenvolver em J2EE?
Dentro do J2EE tem as mesmas apis e outras mais que o J2SE ?
Att,
Ricardo
Eu preciso ter o J2SE instalado na minha máquina para desenvolver em J2EE?
Dentro do J2EE tem as mesmas apis e outras mais que o J2SE ?
Att,
Ricardo
Do J2SE voce precisa, do J2EE que voce pega na Sun, nao. (Sim, eh isso mesmo. Voce precisa do J2SE obrigatoriamente… o download do j2ee nao tem muita utilidade caso voce nao tenha livros no estilo “aprenda a programar em j2ee em 21 dias”)
Que parte do J2EE voce quer estudar?
Rafael
Pretendo estudar um pq de td para ver onde eu poderei utilizar. Mas pelo pq que eu li o pessoal fala muito mal é do ejb, naum sei porque mais falam.
Att,
Ricardo
Comece por Servlets e JSP. Se voce ainda nao tem muita experiencia com Java e Orientaca a Objetos, eh mais recomendavel ainda voce dedicar um bom tempo estudando o funcionamento geral do Java.
Ai voce da uma mexida com JDBC, que eh a parte de banco de dados.
Quando voce estiver mais acostumado com isso tudo, voce ja estara com a mente mais aberta para compreender os topicos mais avancados.
Nao comece por EJB, independente da opiniao do pessoal sobre ser bom ou ruim.
Rafael
Rafael, eu já tenho algum conhecimento em java, estudei o livro do deitel e já fiz alguns pequenas aplicações, só que eu queria me aprofundar um pouco mais. Eu também já li um pouco sobre, servlet, jsp, jsf e jdbc, mvc, etc. Agora acho que já estou pronto para começar a desenvolver aplicações que realmente terão utilidade na empresa que eu trabalho. Lá utilizamos vb com sql, e já era para ter começado a migração, mas como nunca tenho tempo tudo vai ficando para depois e como os sistemas que tem lá já passou pela mão de pelos menos 4 programadores está todo remendado, pois cada um com um estilo de programação diferente. Agora eu estou estudando qual é o melhor tipo de aplicação, web ou desktop. Gostaria que fosse web, mas é muito complexo o desenvolvimento se comparado com swing (desktop).
Valeu!!!
Ricardo
Cara, eu recomendo esses livros aqui, são incríveis (não adianta procurar na net):
http://www.oreilly.com/catalog/headservletsjsp/
Oi!
Bom, se o sistema da sua empresa usa VB, parece que o ideal seria vc se aprofundar em Swing mesmo! Mas vou dar minha opinião!
Eu adoro Swing, e te aconselharia dar uma aprofundada em Swing. Dê uma estudada nos dois capítulos de Swing que tem no livro do Deitel. Dê também uma procurada na net para encontrar algo sobre o assunto. No Java Tutrial também tem muita coisa de Swing!
Pessoalmente, acho muito bom o livro do Deitel quanto aos capítulos de Swing. Se vc entendê-los bém, vc já pode começar a migrar essas aplicações em vb e começar a brincar com java além de ganhar experiência com isso.
Pegue o NetBeans 4.1, e manda bala. Eclipse + VE também é uma boa! Jbuilder também tá valendo, JDeveloper. e por ai vai!
Depois q vc começar a migração, vc pode optar por continuar se aperfeiçoando em Swing, ou comece a dar uma olhada em JSP + Servlet, assim como indicou o Rafael Steil! Estude por fora, para quando precisar vc já ter o conhecimento na mão!
Talvez essas apps em VB até possa ser migrado para jsp + servlet ao invés de Swing. Se isso for possível, a escolha é sua!
WebServices também acho legal, mas eu estudaria isso depois de dominar bém servlets, jsp e ter as certificações SCJP e SCWCD!
Abraços!
Thiago
Estou fazendo uma aplicação em swing, jgoodies forms, mvc, hibernate, bd firebird. No início apanhei um pouco, mas agora tá tranquilo.
Estou usando o Eclipse. Nao uso nada para construir interface. Construo só escrevendo o código da classe mesmo. Com o jgoodies forms isso fica muito fácil. Se quiser, posso mandar o código fonte das telas básicas de pesquisa, de edição e modelo de tabela padrão (tablemodel) que tenho.
Eu vou colocar eles na seção de exemplos do javafree.
Conheço pouco de java, mas tenho conhecimento em TI em geral.
Se vc vai migrar sua aplicação, já pense no ambiente web que é o que as grandes empresas estão visando. Existem vários motivos dos quais encheria este tópico, entre eles é a necessidade da empresa ter o domínio sobre os critérios de segurança a ser aplicados no produto. Qdo desenvolvido para desktop, este critério está embutido no código. Em web, pode-se adotar uma entre várias opções para proteger o servidor, e atender as exigências dos auditores.
Depois, vale a pena dominar Swing para implementar uma interface desktop qdo se fizer necessário. Ex.: PDV´s, balcão de atendimento em geral.
Assim, penso eu.
Abraços