Antes de qualquer coisa procure aprenter OOP como o sanssini disse, não procure IDE´s complexas… como o Eclipse e o NetBeans, que eles vão te atrapalhar todo no começo , depois eu recomento do Eclipse(depois que vc já entender a estrutura das pages, como gerar executáveis, etc…)
Sobre a versão do Java estamos na Versão 5.0(Tiger), você pode usar ele mesmo, acho que não há grandes dificuldades para isto.
Banco de Dados ODBC??? Não só em ultimo caso se usa ODBC, pois se vc usar ODBC vc vai perder a Portabilidade do seu projeto, pois ele só vai rodar em Windows.
Existe um componente chamado JDBC que seria o mais ou nenos o ADO do Delphi, mas existe sim outros recursos de acesso a dados como o Hibernate, JDO, OJB, …
mas antes de usar estes compoente seria legal vc estudar JDBC e aprender os Partners DAO, Factory, … assim quando vc for usar os outros frameworks vc não terá muita dificuldade.
[quote=ABFilho]Sou iniciante em Java e gostaria de desenvolver aplicações comercial (tenho experiencia em Delphi) e tenho algumas dúvidas:
Qual a melhor IDE a usar ?
Qual a versão do Java a usar ?
Como utilizo Banco de Dados (somente atraves de ODBC) ou existe outro componente para isso ?
[/quote]
E ae,
Eu tb passei por isso, e meio que resolvi ir na raça…
Hoje utilizo o Eclipse como IDE, tudo nas versões mais atuais, e em Java vc poderá utilizar o JDBC a respeito de BD, não é complicado, basta ter força de vontade, agora cada um prefere sua IDE, eu prefiro o Eclipse por ser bem atual e uma ótima ferramenta.
Mas qualquer dúvida, é só postar aqui que a galera é tudo gente boa…
Boa Sorte! 8)
Pegue algumas apostilas aqui na GUJ mesmo, eu peguei várias e implementei TODOS os exemplos e exercicios… me deu uma grande noção… e para realmente aprender… esquece um pouco a IDE… vai na raça… eu estou digitando tudo na raça em um editor de texto puro (o Crimson Editor, que é ótimo, programei teclar para eu poder compilar e executar… sem precisar ir ao DOS)…
Se vc esta realmente iniciando, recomendo usar o bloco de notas para começar, a seguir vc pode usar um editor um pouco mais complexo como o JCreator www.jcreator.com, e ao final pode ser o Eclipse www.eclipse.org.
Instale o J2SE, e se você ja tem alguma noção de programação, comece desvendando as API’s básicas do Java como
java.lang
java.util java.io
para banco de dados voCê deve usar JDBC, as classes JDBC estão no pacote
java.sql