Iniciante em java preciso de ajuda em exercício

Criar uma array com 5 elementos inteiros, depois fazer o somatório, média, fazer ordenação crescente e encontrar o
menor valor.

O que você já fez? Está com dúvidas onde?

[quote=Andre ll]Criar uma array com 5 elementos inteiros, depois fazer o somatório, média, fazer ordenação crescente e encontrar o
menor valor.[/quote]

Acho que você deve postar o que ja conseguiu, e se não conseguiu onde ta parando, ou nem começaste?

Tenta e fala onde estas com dúvida, pois o exercício é fácil, mas pra te ajudar e não te dar a solução pronta é melhor dizer onde seu programa ta dando erro por exemplo…

se ainda não começou, vou tentar te auxiliar sem te dar o código pronto, um modo simples pra ti fazer seria tu criar o array de inteiros e populá-lo com os 5 elementos, depois fazer um for passando por estes elementos somando-os e acumulando em uma variável, para depois de sair do for(qdo ja percorreu todos os teus elementos, e os mesmos já estão somados na variável criada anteriormente) dividir o valor total que esta nesta variável por 5 que tens a média.

Pra achar o menor tu podes criar uma variável e atribuir a ela o valor do primeiro elemento do vetor, depois a cada passagem no for tu testa pra ver se o elemento atual é menor que ela, se for troca o valor para garantir que quando saires do for terás o menor valor nela…

Espero que entendas e tente fazer, pois se te der isso pronto provavelmente teu aprendizado será menor que tu fazendo.

[]'s

Jeferson obrigato pelo contato, bem que gostaria de tentar fazer sozinho, mas não conseguirei, se me mandar o código pronto eu lhe direi onde poderemos implementá-lo ou corrigí-lo.
Att,
André ll : lacerda.andre@ymail.com

André…

Você pretende seguir carreira em Programação ??

Pois pelo menos o Algoritmo seu professor deve ter ensinado cara… não deve ser tão difícil assim implementar cara…

Responda minha primeira pergunta com sinceridade…

Abs []

É isso ai André, não segue carreira de programação não!! tem que virar chefe! Vai perder tempo com isso? Vai ficar pobre!!

public class Exercicio{
  private List<Integer>numeros;

public void exercicio(){
    cria5Numeros();
    somatorio();
    int media=media();
    ordena();
    int menorNumero=menorValor();
  }
  private static Comparator<Integer>ordenaCrescente=new Comparator<Integer>(){
    @Override
    public int compare(Integer a,Integer b){
      return a==b?0:a<b?-1:1;
    }
  };
  private void cria5Numeros(){
    numeros=new ArrayList><Integer>();

for(String numero:"1,5,3,4,2".split("\,"))
      numeros.add(Integer.parseInt(numero));
  }
  private int somatorio(){
    int total=0;

for(Integer numero:numeros)
      total+=numero;
    return total;
  }
  private int media(){
    return somatorio()/numeros.size();
    //aqui pode ter problema de arredondamento
    //mas po, pra fazer um treco desse basta.
  }
  private void ordena(){
    Collections.sort(numeros,ordenaCrescente);
  }
  private int menorValor(){
    //como ja está ordenado!!
    return numeros.get(0);
  }
}