Iniciante em Java procurando melhor forma

Boa Noite Galera, me encontro na seguinte situação, quero muito dominar Java, venho do PHP, tenho aulas de Java na faculdade, nda ainda mto avançado, o detalhe é, preciso criar um sistema básico para comércio, eu poderia muito bem fazer com PHP, porém como eu disse, quero me inserir na área de Java,

preciso saber qual o melhor caminho para iniciar um projeto em Java, o que eu não quero, é chegar um certo ponto do projeto e descobrir, que existe uma maneira moderno de fazer, ao invés de escrever do zero tudo, se é que vocês me entendem!

Web ou Desktop?

Bom, como já perguntaram acima, web ou desktop? Você sabe alguma coisa de SQL? O Drag and Drop pode adiantar bem o seu lado. Depois pesquise sobre Drag and Grod NetBeans.

Desktop!

´Tem um porquê por você ter escolhido Desktop à Web?

Por motivos de segurança, não ter acesso ao código fonte,
Interface Desktop, intuitiva!
não depender de conexão, quero deixar instalado na máquina da empresa, por isso, do código fechado!

Se fosse web, não migraria para Java!

E como pretendo um dia trabalhar apenas com Java, estou aproveitando para adquirir conhecimentos! :wink:

Boa noite a todos.

Bom, já que voce vem do PHP e o projeto é na área de comercio, então a melhor forma é Java Web mesmo, ao invés do Desktop, procure estudar sobre Web Servlets com JSP por enquanto, visto que voce está começando agora nesta área, mais tarde, quando voce já estiver interado do assunto Web Servlet, estude sobre os Frameworks para para Java Web, entre eles o Hibernate, o Spring, entre outros.

Quanto a segurança, voce utilizando o seu projeto Web aliado a um bom aplicativo servidor de banco de dados como o Apache Tomcat, terá, acredito eu, até mais segurança do que Desktop, isto porque, não sei se voce já ouviu falar sobre engenharia reversa, que descompila o arquivo JAR todinho para o código fonte original, e que existe um programa chamado “Ofuscator”, que compila encriptando o JAR, para se evitar isso.

A página que vai para o cliente em Java Web, é totalmente compilada e interpretada pelo JVM que está instalada no Browser, que gera somente o código html de apresentação na camada do cliente, dai a segurança do seu código

Só pra lembrar, JSP (Java Server Pages) são páginas em Java, onde voce escreve tags HTML, com scriplets de JavaScript e código Java puro.

Servlets são classes Java responsáveis por controlar todo o ambiente de um browser de Internet, tais como os objetos Aplication, Session, Request e Response

Pelo que entendi vc quer algo produtivo,pesquise sobre OpenSwing…

[quote=discorpio]Boa noite a todos.

Bom, já que voce vem do PHP e o projeto é na área de comercio, então a melhor forma é Java Web mesmo, procure estudar sobre Web Servlets com JSP por enquanto, visto que voce está começando agora nesta área, mais tarde, quando voce já estiver interado do assunto Web Servlet, estude sobre os Frameworks para para Java Web, entre eles o Hibernate, o Spring, entre outros.

Só pra lembrar, JSP (Java Server Pages) são páginas em Java, onde voce escreve tags HTML, com scriplets de JavaScript e código Java puro.

Servlets são classes Java responsáveis por controlar todo o ambiente de um browser de Internet, tais como os objetos Aplication, Session, Request e Response[/quote]

Obrigado pela dica, eu sei que JSP é bom para o aprendizado, porém se for pra continuar com Web, continuo com PHP que eu domíno! Digo de forma construtiva!

Justamente,
ouvi falar de alguns programadores Java, que o conteúdo que tenho na faculdade, é antigo e não usável no mercado, não usável que eu digo, não é a forma utilizada, existe maneiras mais produtivas, como vc citou!

Resumindo, quero aprender Java de forma produtiva, suficientemente pra trabalhar em uma empresa futuramente saca? Não quero descobrir lá na frente que tudo que sei, é antigo e não se usa mais!

Mas o uso de Framework, depende um certo conhecimento em Java, estou errado? pelo menos acontece isso no PHP.

[quote=alansystem]Mas o uso de Framework, depende um certo conhecimento em Java, estou errado? pelo menos acontece isso no PHP.

[/quote]

Para fazer qualquer coisa em Java vc tem que endender a linguagem,como assim o que aprendeu não usa mais…

Acabei de indicar esse curso para iniciantes em java…http://www.t2ti.com/curso/video/java/basico/java_starter.php

No site da T2Ti vai encontrar o curso de OpenSwing.

Tem tb a apostila FJ11 que é ótima…http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/

[quote=Anime][quote=alansystem]Mas o uso de Framework, depende um certo conhecimento em Java, estou errado? pelo menos acontece isso no PHP.

[/quote]

Para fazer qualquer coisa em Java vc tem que endender a linguagem,como assim o que aprendeu não usa mais…[/quote]

Resumindo, o negócio é começar debaixo mesmo e conforme as necessidades vão aparecendo vou encontrando maneiras mais simples, estou correto?
Acho que não existe uma receita de bolo pelo menos por enquanto!

[quote=alansystem][quote=Anime][quote=alansystem]Mas o uso de Framework, depende um certo conhecimento em Java, estou errado? pelo menos acontece isso no PHP.

[/quote]

Para fazer qualquer coisa em Java vc tem que endender a linguagem,como assim o que aprendeu não usa mais…[/quote]

Resumindo, o negócio é começar debaixo mesmo e conforme as necessidades vão aparecendo vou encontrando maneiras mais simples, estou correto?
Acho que não existe uma receita de bolo pelo menos por enquanto![/quote]

O que está vendo na fac. deve ser Java SE que é para Desktop,bom eu só aprendi isso até agora e não sei se vou me dedicar a Java EE (web).Por que tb sei PHP e não vejo necessidade por enquanto.

Então, Justamente, também tive aulas de JSP, e nenhum momento vi a necessidade de migrar, não me ofereceu vantagens, pelo menos nas aulas que tive!

Ok…Se tiver alguma duvida é só perguntar… :stuck_out_tongue:

Boa sorte!

[quote=alansystem]Então, Justamente, também tive aulas de JSP, e nenhum momento vi a necessidade de migrar, não me ofereceu vantagens, pelo menos nas aulas que tive!
[/quote]

Isto é porque voce ainda não deve ter aprendido os recursos que o JSP oferece. Não sei se o PHP permite voce instanciar um objeto na página do cliente, so sei que o JSP permite isso, além é claro de escrever todo o código Java puro que voce escreveria em um desktop.

É claro que se voce pretende aprender de forma construtiva, então tem que começar com o Desktop mesmo, pois com o Desktop, voce aprende também todo o paradígma de Orientação Objeto, além de contar com a Interface Gráfica mais agradável.

Contudo, a área de comercio de um empresa, requer ampliação da mesma, e ampliação requer expansão (Filiais) e ai que o bicho requer Web, não tem jeito. Mesmo assim, sugiro que voce comece devagar mesmo, pois o Desktop vai te dar uma ampla vantagem sobre a linguagem.

Kara é o seguinte, ultilize Java Web, é bem mais seguro e mais simple de fazer…

Bom…antes de ir de cara assim no projeto da uma lida servelts e jsp para ter uma base se não tiver, na hora de vc desenvolver utilize JPA + JSF é espercificação da Sun-Oracle moderna para aplicativos web hoje em dia. assim sua aplicaçao fica com código muito superior e para dar manutenção é bem melhor que php e (javaSE quase sempre).

Quer aparencia de desktop JSF2.0 + Primefaces ou Flex…

estude , estude…

Boa sorte até mais

vou te mostrar os lados da minha opinião:

com java vai aprender muitas teorias, padrões, metodologias, que podem ser aplicados em parte ao php
seu trabalho terá mais valor se for feito usando Java…

Vlw, as dicas, vou pensar e achar o caminho melhor, de fato o que me falta agora, é um guia, pra vocês que já estão inseridos, tem uma visão muito diferente da minha, não sei como é o mundo de Java em termos de trabalho, empresa, projetos etc.

Mas enfim, obrigado a todos!