Iniciante em Java Web

4 respostas
J

Boa tarde.

Gostaria de obter informações de qual software eu devo iniciar para criar site com java.

Netbeans, Struts ou outra que eu não tenha ouvido falar.

Obrigado.

4 Respostas

D

Bom…vc pode usar o DreamWeaver para fazer a parte de html…ou mesmo um bloco de notas da vida…e somente acrescentar as partes do código que forem jsp…ou ainda vc pode usar o Eclipse com Lomboz…
eu particularmente faço o seguinte:
+uso o Dreamweaver ou frontpage ou vi/ee para editar o html/jsp
+uso o Eclipse para criar os .class

Mas isso vai de cada um, tu vai experimentar e depois achar as ferramentas/IDE que são de suas preferencia.

[]´s

V

Boa noite. :slight_smile:

Bom, você já conhece o básico de Java (OO, I/O, JDBC, etc…)? Se não, vai com calma. Comece estudando algum bom livro (sugiro Big Java) e os artigos do Portal Java.

Netbeans é a melhor ferramenta para quem está aprendendo. Depois que já estiver sabendo fazer o básico, sugiro que mude para o Eclipse. apesar de mais difícil é muito melhor.

Se você já conhece isso, passe então a estudar JSP e Servlets.

Ah, vc já sabe isso? Que legal. Então é hora de estudar algum framework MVC. O Struts é um deles. É o mais usado atualmente. Mas não é muito bom. Exitem outros como o SpringFramework que são muito, muito, muito melhores.

M

eu nunca estudei nada sobre o spring, nem sei quais são os pros e contras dele com relação ao struts, q sempre se saiu bem em tudo oq eu precisava… mas com toda essa galera falando de spring fiquei curioso! :grin:

V

O Spring é tem vários recursos avançados como suporte a AOP, IoC, etc. É bem mais produtivo.
E é muito melhor documentado que o Web Work, por exemplo.

O Strutus só tem a vantagem de ser mais antigo o que significa que já tem muita gente que programa nesse troço. Tem mais livros, mais sistemas desenvolvidos, etc. Mas eu não gosto do Struts. Acho muito chato e ele não é muito produtivo. Sem contar o tamanho da curva de aprendizagem…

Na minha opinião só vale à pena estudar Struts para dar manutenção em código legado. Igual Corba…

Criado 1 de setembro de 2004
Ultima resposta 2 de set. de 2004
Respostas 4
Participantes 4