Iniciante em Java

Sou novo par aki e novo em prog Java tb, estou tendo alguns problemas.
Primeiro: eu compilo os arquivos binarios feito no Bloco de notas aonde? prompt do ms dos?
Segundo: Quais programas preciso para progrmar em java? Ja tenho o NetBeans instalado e o JCreator. qual o melhor?

Quando tento compilar o arquivo no ms-dos da um mensagem dizendo que o “Javac nao e reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes”
Terceiro: onde compilo netao esses binarios?

Ah quase esqueço de mensionar estou estudando o livro “Java como programar” de H.M. Deitel e P.J. Deitel. O q vcs podem me dizer desse livro?

Fico agradecidissimo a quem poder me ajudar

Olá! Seja bem-vindo ao GUJ!

Antes de perguntar, sempre dê uma pesquisada nos tutoriais e use a busca. Muitas vezes, sua resposta já está lá!

Por exemplo, dê uma lida nos seguintes tutoriais:
Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP
Classpath, entendendo o que é e para que serve

Eu acho que ninguem mas acho que ninguem mais programa em java compilando pelo prompt do DOS,so o Deitel mesmo,sugiro que vc procure outros livros alem do Deitel porque ele e complicado e fica dando voltas e use uma IDE eclipse ou netbeans