Iniciante em Java

Sou novo par aki e novo em prog Java tb, estou tendo alguns problemas.
Primeiro: eu compilo os arquivos binarios feito no Bloco de notas aonde? prompt do ms dos?
Segundo: Quais programas preciso para progrmar em java? Ja tenho o NetBeans instalado e o JCreator. qual o melhor?

Quando tento compilar o arquivo no ms-dos da um mensagem dizendo que o “Javac nao e reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes”
Terceiro: onde compilo netao esses binarios?

Ah quase esqueço de mensionar estou estudando o livro “Java como programar” de H.M. Deitel e P.J. Deitel. O q vcs podem me dizer desse livro?

Fico agradecidissimo a quem poder me ajudar

Olá! Seja bem-vindo ao GUJ!

Antes de perguntar, sempre dê uma pesquisada nos tutoriais e use a busca. Muitas vezes, sua resposta já está lá!

Por exemplo, dê uma lida nos seguintes tutoriais:
Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP
Classpath, entendendo o que é e para que serve

Eu acho que ninguem mas acho que ninguem mais programa em java compilando pelo prompt do DOS,so o Deitel mesmo,sugiro que vc procure outros livros alem do Deitel porque ele e complicado e fica dando voltas e use uma IDE eclipse ou netbeans

Bom dia Daniel, como vc mesmo disse que está iniciando, é interessante sim saber compilar em linha de comando sem se tornar escravo de um IDE. Por vezes, pode até ser que não, vc instalará seu aplicativo no computador de um cliente e poderá ter a necessidade de alterar algo bem pequeno no seu código que pode ser feito ali mesmo (falhas de última hora ocorrem, acredite !). Vc já irá precisar do JDK, caso ele não tenha, pior ainda se ainda tiver que baixar o netbeans só para fazer uma compilção que sejamos sinceros é bem simples de se fazer na linha de comando, entre muitas outras necessidades que podem ocorrer. Já que está iniciando, sugiro que faça como nas primeiras aulas da faculdade, aprenda o básico da linha de comando e dê tempo ao tempo para vc não colocar a carroça na frente dos bois.

tbm concordo que é melhor primeiro aprender bem na linha de comando
para entender bem a logica !
depois sim você passa pra uma IDE

e seu problema ao compilar pode ser porque você não fez nada nas variaveis de ambiente !
para mim o netbeans é muito melhor fica bem facil de criar as frames ou forms !

linhaComando++

ñ se torne escravo da IDE!!..

faça suas classes no notepad mesmo por um tempo… compila elas no prompt mesmo…
para programar em java só precisa instalar e configurar a JDK (versão de sua preferência)…