Iniciante em java

25 respostas
J

Gostaria de saber qual o melhor livro e o melhor programa java para um iniciante?

Além do mais obrigado pelo espaço
ate mais obrigado pela atenção!!!

25 Respostas

C

Olá!

Seja bem vindo!!

Bom … isso eh uma discussão que pode ir longe …

Mas como eh só para iniciante … “Core Java volume 1 - Conceitos básicos” é muito bom!!

Até mais!

B

“jcastro”:
Gostaria de saber qual o melhor livro e o melhor programa java para um iniciante?

Além do mais obrigado pelo espaço
ate mais obrigado pela atenção!!!

Bem Vindo ao PJ …

bom IDE’S para desenvolvimento existem inumeras.
Para vc que esta iniciando sugiro o Eclipse. Ou o notepad mesmo! he
Quanto aos livros o do Deitel é sempre o mais indicado aqui no PJ. Portanto , por experiencia propria tb vou indica-lo, la vai :

• Java Como Programar 4ª Edição, H.M Deitel e P.J Deitel
    ISBN [telefone removido]

O material aqui do PJ tb e muito rico em informações : http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=18

fui !!!

C

JAVA COMO PROGRAMAR !!! :razz:

Tb escrevi um tutorial pra iniciantes… c vc quizer…

Da uma olhada em artigos e tutoriais aqui no PJ!!

V

Na minha opinião o BigJava é o melhor. Muito melhor que o Core Java e melhor também que o Java como programar dos Deitel.

Esse artigo, escrito pelo JavaMan também pode ser interessante para os iniciantes.

t+
Vinci

C

O melhor livro é apanhando sozinho na marra mesmo!!! :lol:
To brincando cara, também tem o Aprenda Java em 21 dias, muito simples porém ajuda bastante!! Abraços e boa sorte! Bem vindo ao PJ!!

F

eu aconselho vc a comecar sem usar IDE, no notepad mesmo, dai depois q vc jah estiver bom, dai vc decide qual IDE usar…

C

Concordo…

Mas so fazendo um argumento… n usa o notpad( ruindows ) :wink: , e sim kwrite(linux) :razz: :razz: :razz: :razz:

Abracao e te +

R

Eu tb aconselho Java Como Programar por ter uma explicação bem simples…

Flw

F

Eu também to na mesma situação, eu comecei com o Deitel, Java como programar 4ed. Ainda ta na promoção no submarino por R$ 112,70
Java como Programar 4ed no submarino

Estou exatamente na metade do livro e estou gostando muito mesmo. Porém não conheço os outros para comparar…

Ta dada a minha opnião

E

cara depois de ler e reler e continuar a ler o livro da deitel
java como programar 4ª ed

eu uso mais dois livros mas vou ficar devendo o preço

são dois livros da SUN que eu indico pra quem jah leu o livro da deitel
e quer aprofundar os conhecimentos em detalhes da programação em java…

Core Java 2 Volume I e Volume II

Volume I conceitos basicos -> não achei assim tão basicos tem alguns detalhes interessantes
Volume II conceitos avançados -> realmente gostei desse volume principalmente a manipulação de tabelas em java com banco de dados
e algumas outras explicações de componentes e serviços disponibilizados pelo java :wink:

esses ai eu recomendo

na verdade os 3 livros deveriamos ter como livros não soh pensando enquanto aprendizado mas para utilizalos como base de futuras consultas
pq tb naum tem como memorizar todo o conhecimento em torno de um assunto, rs

[]'s
Erko Bridee

H

Para começar eu acho o BIG JAVA mto bom (o melhor).
É um livro novo e ainda não ganhou tanta popularidade qto o livro do Deitel, mas é mtooo bom.
A leitura não é cansativa. E a seqüência dos capítulos foram bem escolhidas pelo autor, diversos exercícios… Bastante voltado para área acadêmica, é utilizado no exterior como livro-texto para iniciantes em programação. Mas nem por isso deixa de ter capítulos com a parte mais avançada como JSP.

Eu comecei a programar direto no ECLIPSE, não tem mto segredo. É só aprender a criar um projeto, criar uma classe… Que você já pode treinar os conceitos básicos do Java.
O bom é o recurso de auto-completar (não sei exatamente qual o nome desse recurso) que facilita mto na hora de programar, coisa que você não vai ter programando em um editor de texto normal (notepad).

J

Valew galera pelas dicas vou pesquisar qual o melhor livro questão de preço e conteudo… valew mesmo!!!
enquanto ao programa acho q vou começar mesmo com um bloco de notas.

Espero um dia ajudr aqui no forum tb ate mais um abraço na irmandade PJ

V

O nome do recurso é auto-completar mesmo. :slight_smile:
Ele é um dos principais motivos para eu aconselhar ir direto para uma IDE. Mas tem gente que gosta de sofrer à toa, fazer o que… deixa sofrer. :grin:

C

Kra, na minha opiniao. e melhor vc aprender a Sintaxe pra depois comecar a usar IDE…

Tire por exemplo no netbeans… o lixo q ele gera no codigo… c o kra n limpar o codigo fica horrivel o negocio!!

D

Olá. como já postaram o melhor na minha opinião tb é o Java - Como programar do Deitel…

V

Quem tá sugerindo o Deitel é pq não conhece o Big Java. :razz: :razz: :razz:

D

eu ainda vo comprar o Big Java! :grin: :grin: :grin:
ja ouvi maravilhas sobre ele!

J

Valeu mais vamos decidir, eu sempre ouvir falar em JAVA por curiosidade decidi a me dedicar a esta ferramenta e estou meio confuso, por favor me tirem do murroooooooo 8O 8O 8O 8O
eu só conheço de logica e bem delphi e VB. tô começando em JAVA eu vi o indice de BIG JAVA e achei um pouco avançado, já o JAVA como programar é mais “cru” para começar. :wink: :cool:

Cs tem mais sugestões?

enquanto a ferramenta a utilizar vou começar me martilizando mesmo, vou começsr no bloco de notas, como comecei aprendendo HTML.

V

O Big Java é tão ou até mais “cru” que o Deitel. Olhe a primeira página do índice. :grin:
Só que o Big é mais completo. Ele vai além do Deitel, ensinando até JSP! Ou seja, tudo o que voce precisa para comecar a trabalhar de verdade e em um so livro.

Tirar do muro? Qual é mesmo a dúvida? :grin:

B

“jcastro”:
Valeu mais vamos decidir, eu sempre ouvir falar em JAVA por curiosidade decidi a me dedicar a esta ferramenta e estou meio confuso, por favor me tirem do murroooooooo 8O 8O 8O 8O
eu só conheço de logica e bem delphi e VB. tô começando em JAVA eu vi o indice de BIG JAVA e achei um pouco avançado, já o JAVA como programar é mais “cru” para começar. :wink: :cool:

Cs tem mais sugestões?

enquanto a ferramenta a utilizar vou começar me martilizando mesmo, vou começsr no bloco de notas, como comecei aprendendo HTML.

Não conheço o Big Java , porem uma coisa te garanto o livro do deitel tem tudo e mais um pouco do que vc precisa aprender .
Alem dele explicar tao bem explicado que enjoa…
Mas o big java deve ser bom tb , muita gente fala dele

V

“Brossi”:

Não conheço o Big Java , porem uma coisa te garanto o livro do deitel tem tudo e mais um pouco do que vc precisa aprender.

Tudo que você precisa? Fala muito pouco da programação para a Web. Mas isso é um defeito de todos os livros de Java que conheço. Além do conteúdo do Deitel, o Big Java também fala um pouco sobre XML e JSP. Não é muito. Mas é já é um bom começo.

Big Java, Como programar e muitos outros ficam séculos falando de Swing e quase não falam de J2EE. E o que o mercado mais usa? Web, oras! Então pq dar tanta ênfase no Desktop??? E J2ME? Nem de longe…

Obs: Eu aprendi Java com o Deitel (3 e 4 edição). Acabei de dar uma olhada no conteúdo da 6a edição. Está muito boa. Mas não saiu ainda. Nem em Inglês. Por enquanto, Big Java ainda é o melhor livro em português que conheço.

:wink:

C

Kra…

Na minha opniao…

Kra, ja existe livro especializado pra web kra. Agora imagine um iniciante q nunca tinha visto java na vida como eu, ler sobre desktop e no mesmo linvro falar sobre web kra!!

Olha quantas paginas o java como prograr tem kra… Agora imagina so quantas paginas c ele falasse bem d web??? N ia dar pra carregar kra!!! :razz:

S

Ae pessoal…

eu axo q essa discussao sobre melhor livro nao tem fim hehehee…eu axo q vc pode recomendar alguns e nao dizer q eh o melhor…pq isso varia de cada pessoa…eu por exemplo adoro os Deitel…mas tem mta gente q nao gosta…hehe

isso ae
flww!!!

V

“slask”:
Ae pessoal…

eu axo q essa discussao sobre melhor livro nao tem fim hehehee…eu axo q vc pode recomendar alguns e nao dizer q eh o melhor… pq isso varia de cada pessoa…

Qual é melhor? Eclipse ou Netbeans?

P*! Tem alguém que já leu e não gosta dos Deiteil?? Bom, então deixa eu deixar bem claro que esse alguém não sou eu. Eu aprendi e gosto dos Deitel, tá?

Ratinho, você está certo. Não dá para pegar um livro de umas 1200 páginas e enficar mais umas 800 e ficar por isso mesmo. :slight_smile: Mas se fosse para escolher, acho muto melhor dar um destaque a Java para Web ao invés de falar de Sockets e da Java 2D. Talvez eu tiraria o capítulo de RMI também. Também trocaria o capítulo de estrutura de dados e por um capítulo que falasse mais sobre coleções de Java.

Estou falando isso baseado na permissa de que o mais importante a ser ensidado é o que mais vai ser usado. :wink:

H

“jcastro”:

Cs tem mais sugestões?

Com toda ctza o BIG JAVA começa mais tranquilo que o Deitel. Nunca li o Deitel, mas é impossível começar mais crú que o BIG JAVA. Ele começa falando sobre conceitos de programação em geral, conta até a história dos computadores :stuck_out_tongue:
Depois os tipos primitivos, explica a sintaxe básica (laços, condicionais…) e só depois começa a definir a parte mais detalhada de OO e por aí vai :slight_smile:

Com um livro como o BIG JAVA é até possível que se ensine Java no 1o ano de faculdade. Aliás nos EUA o que predomina em disciplinas introdutórias é o Java, diferente do Brasil em que são usados Pascal e C.

Acho que no site oficial do livro tem um capítulo do BIG JAVA em inglês. Você pode dar uma olhada :slight_smile: Entra no site da Bookman, procure pelo BIG JAVA e entre no site do Autor.

Depois que eu vi o DEBUG do Eclipse, não vejo razão para mudar de IDE. Para quem estava acustumado a colocar todas as variáveis no DEBUG para depois começar a debugar, fica maravilhado com o DEBUG do Eclipse. Fora outras facilidades que a IDE proporciona. Eu não vejo razão nenhuma de usar bloco de notas ou o JCreator. Pegue o tutorial do Eclipse na seção de Artigos e Tutoriais do PJ. Com esse tutorial você vai poder se virar legal :wink:

Criado 8 de setembro de 2004
Ultima resposta 11 de set. de 2004
Respostas 25
Participantes 14