Iniciante em JAVA!

16 respostas
HenriqueJPL

Tudo certo, galera?

Bom, é minha primeira visita ao fórum e meu primeiro tópico, então vamos ao que interessa sem delongas!
Seguinte, eu trabalho na área de Suporte em TI, porém sempre tive vontade de migrar para a área de programação profissionalmente. O problema é que eu não sei absolutamente nada do assunto. Preciso começar do zero e gostaria de uma força do pessoal mais experiente daqui do forúm, me indicando por onde começar. Vou ordenar então as perguntas:

• Qual pré-requisito para programar JAVA no que diz respeito a conhecimento?
  • Qual melhor ponta-pé inicial a ser dado para se tornar um programador JAVA?
  • Qual método inicial seguir?
  • Qual melhor livro para se adquirir e começar a aprender do zero?

Acredito que com essas respostas que posso seguir em frente!

Obrigado!

16 Respostas

johnny_g3p

primeiro requisito para iniciar java e logica de programac~ao. segundo estudar muito e enterder muito bem o conceito de oo e um livro q recomendo e o use a cabeca java e o java como programar e boa sorte

buiutb

Cara, eu iniciei à uns 3 meses também, portanto estamos falando a mesma língua… rsrss

o que eu ia te postar aqui… eu já fiz um post no meu blog… então acompanhe ele: http://gustavobit.wordpress.com/

e tem esse tambem é que é bom : http://www.javaman.com.br/artigos/JavaComoComecar.html

e para concluir… cara, tente pegar o livro dos Deitel Java como programar 8ed… só que é de um grupo de torrent entao nao tenho como te repassar o link…

Outra coisa… nao use a Cabeça JAVA! para estudar… use o para tirar as duvidas… para estudar use este do Deitel…

eu tenho o use a cabeça aqui, e quando se está começando ele vai te deixar mto confuso…

Acho que seria isso, boa sorte e bons estudos.

A uma coisa interessante, que vários vão descordar é que não se prenda muito em lógica de programação… Claro estude, no meu blog vai ter um livro que citei muito bom…
Não precisa se matar estudando lógica, deixa suas preocupações para o JAVA, aqui o bicho pega…

forte abraço.

Lucas_Abbatepaolo

Amigo…

Eu aconselho o Head First (Use a cabeça) JAVA. É um livro com uma otima didatica e que não prende vc a alguns detalhes q não são necessario no começo, e alem de te ensinar conceitos de java vai te dar uma base sobre OO (Orientação Objetos). Sem isso vc não vai programar java.

Outra coisa, sobre logica de programação, isso na MINHA OPINIÃO, é muito mais importante do que qualquer linguagem. Tudo em programação se baseia em logica, depois disso o seu conhecimento sobre a linguagem vai te ajudar a implementar a logica de uma maneira mais facil e objetiva.

Outra dica é que JAVA abrange muita coisa, tem muitas API e vc consegue fazer varios tipos de coisa. Mais não tente abraçar tudo de uma vez…é Humanamente Impossivel.

Abç

Z

Bom, eu sou novo em Java também, comecei a estudar a 5 dias, e meu aprendizado está sendo muito mais rápido do que eu esperava. Porém diferente de você, eu tive aulas de algoritmo e lógica de programação, fiz diversos programas básicos em Programação Estruturada, como Pascal e o famoso português estruturado (VisualG). Vou ser sincero, minhas aulas na faculdade foram bem lerdas diante da facilidade do meu aprendizado, porque algoritmo não é difícil quando se tem dedicação. Agora, se eu tivesse que começar do zero hoje, eu não iria mudar nada, começaria de novo por onde comecei, isto é, entender os conceitos de algoritmo e lógica de programação, fazer pequenos e complexos algoritmos em linguagem estruturada (Pascal, VisualG), para dai então ir pra uma linguagem Orientada a Objetos.
Minha sugestão, se você tiver uma noção boa de inglês, procura uma apostila completa sobre Pascal, baixe um IDE para o mesmo e mão na massa. Agora se não tiver uma noção tão boa no inglês você poderia usar o VisualG para ir botando em prática o seu entendimento.
Sei que algumas pessoas irão sugerir pra você ir direto no Java, e isso é possível, porém eu acho que o curto tempo que você irá gastar aprendendo uma linguagem estruturada será um tempo bem gasto.
Pelo que falei talvez você pense que isso irá demorar uma eternidade, mas na verdade, se você tiver tempo, em questão de 1 semana já irá estar programando em Pascal/VisualG muito bem, e ficará muito mais fácil ingressar no Java. Abraço, bons estudos.

S

Primeira coisa, ja teve contato com alguma linguagem de programação?
Se não, pode começar estudando algoritmo. Essa é a base do básico
Flw’s

Loiane

Escrevi um post com várias dicas:

http://www.loiane.com/2011/01/como-comecar-a-aprender-java/

FernandoFranzini

Veja se essas dicas ajudam:

Bons estudos :slight_smile:

Guike

cara, ninguém que num sabe nada sobre programação consegue começar diretamente em java, antes precisa ter toda uma base sobre algoritimo e lógica de programação pois isso é a base de tudo, faça como os amigos de cima aconselharam, estude algoritimo, faça programas em pascal isso é a base só depois então alçar voos mais altos como java ,programação OO. Tem chão ainda mas nada que força de vontade e dedicação não supere.

Rachel_da_Silveira_C

Loiane:

Já entrei no link!! E recomendo !!

Loiane, não tive a oportunidade de parabenizá-la pelo Post e pelo trabalho!!

Continue assim!!

[]s

:slight_smile:

M

Loiane:

Meus parabéns pelo post e concordo com a sua opinião a respeito do Java como programar, é confuso para um iniciante. Melhor começar com a apositla da OO da Caelum e o pai google para dúvidas. Depois disso pode mandar ver no Deitel.

L

Primeira coisa, ja teve contato com alguma linguagem de programação?
Se não, pode começar estudando algoritmo. Essa é a base do básico
Flw’s

HenriqueJPL, considere essa dica do Soleo, faz bastante diferença no ritmo e aproveitamento
do apredizado.
Tem livros sobre introdução a programação que usam Java como base, seria uma boa também.

[]'s
Luciano RM

Loiane

Valeu pessoal! :slight_smile:

fuadksd

Apostilas da Caelum

jackads

Mais um ponto para as apostilas da Caelum. Nem na faculdade que é tudo mais devagar e tal, a didática não é tão boa quanto as apostilas da Caelum, sem dúvidas é o melhor lugar para começar.
E sobre a lógica, o rapaz está correto, a lógica é mais importante do que aprender a linguagem.

Eu sou a favor da pessoa aprender um básico procedural antes de começar com o Java ou OO, mas não são todos que concordam, acho que a Orientação à Objetos tem que vir depois, mas já vi história de gente começando por OO aí pela internet.

fuadksd

jackads:
Mais um ponto para as apostilas da Caelum. Nem na faculdade que é tudo mais devagar e tal, a didática não é tão boa quanto as apostilas da Caelum, sem dúvidas é o melhor lugar para começar.
E sobre a lógica, o rapaz está correto, a lógica é mais importante do que aprender a linguagem.

Eu sou a favor da pessoa aprender um básico procedural antes de começar com o Java ou OO, mas não são todos que concordam, acho que a Orientação à Objetos tem que vir depois, mas já vi história de gente começando por OO aí pela internet.

na faculdade aprendi direto OO e travei geral. depois foi melhorando mas é muito melhor tu pegar os conceitos proceduarais de funções, parâmetros, e tal. depois fica fácil

fuadksd

jackads:

na faculdade aprendi direto OO e travei geral. depois foi melhorando mas é muito melhor tu pegar os conceitos proceduarais de funções, parâmetros, e tal. depois fica fácil

Criado 28 de setembro de 2011
Ultima resposta 3 de out. de 2011
Respostas 16
Participantes 14