Iniciante em JDBC

Olá a todos!

Gostaria de ajuda sobre o tema JDBC, ja abaixei as apostilas aqui do GUJ e li outros topicos relacionados mais gostaria de saber se sua vantagem e a retirada da classe de conexão com o banco de dados?

Mais uma coisa… para iniciantes, nivel(0) como e o meu caso, gostaria de ajuda para criar uma conexão, na verdade gostaria de saber por onde começar pois ainda me encontro perdido.

Gostaria de utilizar o Oracle, na verdade seria o Oracle XE não sei se vocês conhecem?

Obrigado pela ajuda!!! :slight_smile:

Olá Fernei
Bom rapaz, primeiro para utilizar JDBC, precisamos de auxilio de algum jar para conexão.
Tem que ver se tem esse driver para o Oracle EX, isso eu não sei muito bem… mas não difere muito

Se estiver utilizando uma ferramenta IDE, facilita bastante seu desenvolvimento e a inserção dos
jar auxiliares no seu projeto… A respeito da retirada da classe de conexão… isso é meio estranho
pois é nela que fazemos todo o controle de fluxo de dados… os commit e rollback…

Pessoalmente é considero que a fábrica de conexão para o banco de dados, seje importante e não
teria vantagem nenhuma em retirar…

Com relação aonde começar, define certinho qual segmento do java que irá desenvolver (desktop ou
  web), blz... isso influencia bastante no seu projeto com a relação a estruturação.

qq coisa é só mandar e-mail, ou postar novamente

flwss… espero ter ajudado

Thiago,

Primeiro gostaria de agradeçar por sua resposta.

Bem estou voltado para o Java 2 EE, ou seja WEB, pois estou em um estágio onde esta e a plataforma utilizada e também por sempre gostar e querer aprender java, sei que tem “diferença” nas plataformas mais ai ja é outro caso, pois bem, em relação ao drive para o Oracle XE eu tenho a certeza que ele existe o problema esta na hora que passar ele para o meu projeto pois o java não o reconhece, creio estar fazendo isso de forma incorreta e não utilizo nenhum IDE, se você poder me recomendar algum.

Em relação ao meu ambiente java to encarando alguns problemas com os serves pois nem o Tomcat, Weblogic e o OC4J está funcionam aqui em casa, ta uma luta conseguir usa-los, foi ai que lembrei do JDBC pois onde faço estágio não me lembro de nenhuma class de conexão, pois quando montei meu ambiente usei pool´s de conexão para me comunicar com o banco de dados!!! E ai que está a minha maior duvida, pois li a apostila da caelum FJ-21 Java para Desenvolvimento Web e verifiquei que eles também utilizão uma class de conexão… fora que nem com a ajuda desta mesma consegui ativar o TomCat, creio que vou abrir um outro topico depois para ver isso!!!

Em fim e isso desculpe pela leitura :slight_smile:

Aqui tem um exemplo de conexão com Oracle.