Gostaria de ajuda sobre o tema JDBC, ja abaixei as apostilas aqui do GUJ e li outros topicos relacionados mais gostaria de saber se sua vantagem e a retirada da classe de conexão com o banco de dados?
Mais uma coisa… para iniciantes, nivel(0) como e o meu caso, gostaria de ajuda para criar uma conexão, na verdade gostaria de saber por onde começar pois ainda me encontro perdido.
Gostaria de utilizar o Oracle, na verdade seria o Oracle XE não sei se vocês conhecem?
Olá Fernei
Bom rapaz, primeiro para utilizar JDBC, precisamos de auxilio de algum jar para conexão.
Tem que ver se tem esse driver para o Oracle EX, isso eu não sei muito bem… mas não difere muito
Se estiver utilizando uma ferramenta IDE, facilita bastante seu desenvolvimento e a inserção dos
jar auxiliares no seu projeto… A respeito da retirada da classe de conexão… isso é meio estranho
pois é nela que fazemos todo o controle de fluxo de dados… os commit e rollback…
Pessoalmente é considero que a fábrica de conexão para o banco de dados, seje importante e não
teria vantagem nenhuma em retirar…
Com relação aonde começar, define certinho qual segmento do java que irá desenvolver (desktop ou
web), blz... isso influencia bastante no seu projeto com a relação a estruturação.
Bem estou voltado para o Java 2 EE, ou seja WEB, pois estou em um estágio onde esta e a plataforma utilizada e também por sempre gostar e querer aprender java, sei que tem “diferença” nas plataformas mais ai ja é outro caso, pois bem, em relação ao drive para o Oracle XE eu tenho a certeza que ele existe o problema esta na hora que passar ele para o meu projeto pois o java não o reconhece, creio estar fazendo isso de forma incorreta e não utilizo nenhum IDE, se você poder me recomendar algum.
Em relação ao meu ambiente java to encarando alguns problemas com os serves pois nem o Tomcat, Weblogic e o OC4J está funcionam aqui em casa, ta uma luta conseguir usa-los, foi ai que lembrei do JDBC pois onde faço estágio não me lembro de nenhuma class de conexão, pois quando montei meu ambiente usei pool´s de conexão para me comunicar com o banco de dados!!! E ai que está a minha maior duvida, pois li a apostila da caelum FJ-21 Java para Desenvolvimento Web e verifiquei que eles também utilizão uma class de conexão… fora que nem com a ajuda desta mesma consegui ativar o TomCat, creio que vou abrir um outro topico depois para ver isso!!!