Iniciante em JSP = O que definir na classpath?

Bom dia,

sei que está dúvida já foi postada milhares de vezes, mas não encontro nada confiável e que funcione. Estou começando com JSP, já baixei e instalei o tomcat (local), o netbeans 6.7.1 e já rodando no http://localhost:8080.

Mas tenho algumas dúvidas com relação a conexões com SQL Server 2008:

1. Como configurar a classpath para JSP com SQL Server 2008 ?
  2. Já baixei no site da microsoft, configurei conforme é mostrado no próprio site e dá ClassNotFOund Exception!
  3. Alguém teria um exemplo de conexão com Sql Server que funcione ?

Muito obrigado! :slight_smile:

não sei se serve se for o 2005, e se vc ja deu uma olhada nesse exemplo: http://www.guj.com.br/posts/list/138164.java#743449

nesse link ai eu dexeiumlink de onde eu descrevi tudoo que precisei fazer para resolver…

dar uma olhada nesse post to explicando com o mysql, para o sql server vc vai precisar fazer algumas alteracoes basicas de acordo o fabricante, nada de absurdo…

veja se pode ajudar…

flw!

Galera,

clareou um pouco na chamada de conexão e registro do driver, mas creio que o problema está relacionado no classpath e nos arquivos necessários do driver da microsoft. Segue o erro abaixo:

[color=red]org.apache.jasper.JasperException: An exception occurred processing JSP page /ex_conexao_sqlserver/conexao.jsp at line 15

12: try
13: {
14: String connectionUrl = “jdbc:sqlserver://localhost:1433;databaseName=enterprise;”;
15: Class.forName(“com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver”);
16:
17: Connection con = DriverManager.getConnection(connectionUrl, “sa”, “masterkey”);
18:
[/color]

Preciso de uma orientação mais precisa em como configurar a classpath com os arquivos da microsoft.

De qualquer forma, muito obrigado!

se vc tiver usando um projeto web, coloque na pasta lib os .jars, senao clique com o botao direito em cima do projeto ==> properties ==> java build ==> aba libraries e add external jars. e coloque os arquivos .jars.

isso caso esteja usando o eclipse.

estou usando o netbeans 6.7.1 + tomcat 6

consegui adicionar as libs do sql server, mas ainda dá erro de ClassPathExceptionNotFound…

No eclipse galileo consegui realizar a conexão com sql 2008 com o próprio driver da microsoft, falta agora tentar no netbeans.

Obrigado.

Tá foda,

não consigo excutar a aplicação de conexão com o SqlServer 2008, através do NetNeans 6.7.1. Abaixo meu classpath,

[color=red].;%CLASSPATH%;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server JDBC Driver 2.0\msbase.jar;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server JDBC Driver 2.0\msutil.jar;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server JDBC Driver 2.0\mssqlserver.jar;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server JDBC Driver 2.0\sqljdbc.jar;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server JDBC Driver 2.0\sqljdbc4.jar[/color]

E a saída:

[color=red]java.lang.ClassNotFoundException: com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:307)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:301)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:252)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:320)
at java.lang.Class.forName0(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Class.java:169)
at JSP_1.Conexao.main(Conexao.java:14)
CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 0 segundos)[/color]

Obrigado a quem puder ajudar.

Resolvido,

na verdade, no netbeans a lib deve ser associada ao projeto.

Obrigado.