Pessoal, estou tentando aprender Java para Web e outras coisas, so que nao sei por onde comecar, qual a diferenca do J2SE para o J2EE, o que eh JSP, XML, TOMCAT, o que eu preciso para iniciar aplicacoes para web?
Nao tenho menor ideia de como comecar, entao queria iniciar sabendo pra que serve cada sigla dessas…
me ajudem!
()
Qual a diferença entre J2SE e J2EE?
A diferença básica é que J2SE(Java 2 Standard Edition) é voltado para o lado Desktop e J2EE(Java 2 Enterprise Edition) é voltado para o lado Servidor.
O que é JSP?
JSP(Java Server Pages) - São para criar páginas dinâmicas na WEB… Ex.: A página do seu Banco é a mesma para todos os correntistas mas as informações são diferentes para cada um… E isso é impossível de se fazer com HTML puro(a não ser que vc tenha disposição para fazer 1 HTML para cada correntista e atualizar cada uma delas na mão…ahauhuah).
O que é XML?
XML (eXtensible Markup Language) - Ela é prima da HTML mas a grande diferença de HTML para XML é que XML é uma linguagem de conteúdo e HTML é de apresentação e em XML vc mesmo dá nome as tags e elas são validadas por um esquema ou DTD( que determina a validade das tags usadas)…
O que é TomCat?
TomCat é o contêiner Servlet/JSP de referência da Sun. Ele é mantido pela ASF( Apache Software Foundation ) sob o projeto Jakarta. Serve para compilar as suas JSPs em tempo de execução e outras coisas. Visite http://jakarta.apache.org/tomcat/index.html para mais informações.
E por fim… kara… Eu te aconselho a começar a estudar XML (que é rapidex num tem nada de mais) para configurar o TomCat e aprender JSP/Servlet para fazer suas aplicações WEB e depois vc pode cair no EJB que já é mais pra frente…
Aki no próprio PJ tem uma sessão de artigos e tutoriais que vc pode pegar pra começar a dar uma olhada nas tecnologias e começar a fazer coisas básicas…
Vlz bom estudo…
Reativando o topic…
Pessoal, preciso de ajuda! Quero me iniciar em JSP, mas ainda nao achei nenhum tutorial explicativo (li o do protal, mas nao achei suficiente)
Alguem tem ou sabe um site com algum tutorial de JSP, tipo “Fazendo o primeiro arquivo JSP”, “Como funciona”, “programas necessarios1”, essas coisas
POR FAVORME AJUDEM!
Brok3nM4n, Valeu pela ajuda!
pra iniciar este aqui seria interessante, no mesmo site tem varios outros…http://www.javafree.com.br/forum/viewtopic.php?t=1409
neste aqui vc aprende bastante coisa … ja é estudo pra mais de uma semana hehehe