Alguém tem alguma dica para instalação do Oracle JDK no ubuntu 12.04.
Desde já agradeço.
Alguém tem alguma dica para instalação do Oracle JDK no ubuntu 12.04.
Desde já agradeço.
abre o central de programas e digita java
depois é so clicar no botao Instalar
fácil e tranquilo
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Java-7-da-Oracle-no-Ubuntu-Instalacao-e-atualizacao-facil-e-rapida
Pela central hoje só é possível instalar o OpenJdk.
Vou segui o tutorial acima, depois posto o resultando.
mysql tambem
-Acesse o http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/index.html, clique em Download no icone do Java Platform (JDK) , baixe o Compressed Binary para Linux, para baixar tem que aceitar licença;
Neste arquivo não vem um instalador, já vem o JDK pronto para usar , é você quem vai instalar no sistema.
-Descompacte o arquivo;
Eu usei o próprio descompactador do Ubuntu. Botão direito>extrair aqui, você pode descompactar no terminal, se quiser, com comando $tar -vzxf ARQUIVO.tar.gz
-Abra o terminal entre como su;
$su
[senha]
NOTA: caso o seu su não esteja habilitado, digite $sudo passwd root, mude a senha e então entre como su.
-Pelo terminal vá até a pasta onde extraiu o arquivo.
-Mova toda a pasta para /opt;
#mv jdk1.7.0 /opt
opt sera a pasta que colocaremos o jdk.
-Para criar as variáveis de ambiente crie um arquivo chamado[color=blue] java.sh[/color] com as seguintes informações:
#!/bin/sh
export JAVA_HOME=/opt/jdk1.7.0
export JRE_HOME=/opt/jdk1.7.0/jre
export CLASSPATH=$CLASSPATH:.:$JAVA_HOME/lib:$JRE_HOME/lib
export PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
Este arquivo é necessário para que as IDE possam encontrar o JDK com facilidade e para habilitar os comandos [color=darkred]java,[/color][color = red] javac[/color] e e outros, de qualquer lugar do sistema. Ex: #java -version.
LEMBRE-SE: A versão pode mudar de 1.7.0 para outra, certifique-se de que esta digitando corretamente.
-De permissão para leitura e execução;
#chmod 555 java.sh
-Mova este arquivo para o diretório onde devem ficar estes arquivos de variáveis ambiente, /etc/profile.d;
#mv java.sh /etc/profile.d
Eu sei que você editaria o arquivo /etc/profile com estas informações, mas não é mais assim, agora você cria um arquivo .sh, como o nosso java.sh, e o coloca na pasta /etc/profile.d, ai o /etc/profile lê todos os arquivos no /etc/profile.d e então carrega.
-Reinicie o computador e teste com o comando $java, deve aparecer as opções de comando para o java, teste também o $javac.
Considerações finais
Caso você queira editar o java.sh depois de instalado mude a permissão para leitura/escrita/execução #chmod 7 java.sh. Se o seu java não funcionar me avise vamos encontrar a solução.
um abraço até a proxima
Pela central de programas fica mais facil, lalau !!!
porque ja configura a inicialização da aplicação, quando inicializar o sistema …
o script q vc mostrou é bom tambem, para os iniciantes saberem que pode ser feito tudo por linha de comando manual.
seu comentario estar muito bom ! …
PS: este comentario é apenas para adicionar informações, para iniciantes.
Eu configurei as variáveis de ambiente escrevendo elas no arquivo etc/environment com o gedit e funciona, ao invés de criar um outro arquivo e dar permissão e colocar na pasta.
Bom dia,
Me desculpem pela demora na resposta,
Então, antes de ver as dicas aqui citadas, eu havia tentado seguindo esse tutorial, MAS não funcionou!
Fiz tudo certinho, e quando eu ia testar o javac ou java -version o comando não é executado e aparece o caminho usr/lib/jvm.
O mais estranho que fiz um teste em um VM onde tenho o Ubuntu 12.04 32 bits e funcionou, executei o eclipse e tudo mais. Agora no meu notebook, onde tenho a versão 64 bits não rola mesmo.
Não sei se serve com detalhe adicional mas na VM o OS é 32 bits e a versão do JDK também,
já no notebook, o OS é 64 bits e a versão do JDK 32 bits. Acredito não ser esse problema, pois usava o Win 7 64 bits e Jdk 32 bits, eu só uso a versão 32 bits devido ao santander não “entender que sua maquina tem o java, quando é 64 bits”
Usa um comando que existe no ubuntu
apt-cache search java-jdk
você procura o nome do pacote após achar usa o apt-get install NomePacote
Melhor do que ficar baixando e isnstalando manualmente os pacotes
Robinson,
Escrevi um artigo para instalar a JDK utilizando um repositório PPA. Veja aqui: http://www.ricardogiaviti.com.br/2012/06/removendo-o-openjdk-e-instalando-o-oracle-jdk-no-linux-mint-ubuntu/
No entanto, eu aconselho instalar na mão, pois apesar de ser mais complicado, você começa a entender melhor todo o processo.