Iniciante em programação, como e onde começar?

Bom galera, eu sempre fui entusiasta da computação em geral, agora quero realmente aprender programação e peço a ajuda de vocês.
Eu já tenho noção básica do nome das linguagens e onde cada uma pode ser aplicada, mas nunca botei a mão na massa pra escrever sequer uma linha de código.

Perguntas:
Consigo aprender lógica de programação e depois pular para algo como Delphi ou Java? Ou preciso de uma linguagem mais alto nível antes, como Python?
Preciso de uma base em Delphi para aprender Java mais facilmente?
Eu estava pensando em fazer um curso na MicroWay da minha cidade, Cianorte (Lógica de programação + Access 2010 + Oracle + Delphi 2009), porém sai mais que mil reais. Vocês recomendam algum curso bom via web?

Obrigado desde já.

Delphi é totalmente diferente de Java, exceto por alguns conceitos em orientação à objetos. O ideal é você ter a lógica em mente, Python é ótimo pra isso. Mas nada impede você de começar com outras linguagens como Pascal ou até mesmo C. Mas lembre-se de que Java é uma linguagem orientada a objetos, e portanto você já deve ir se acostumando a trabalhar com classes e métodos. De modo geral é uma linguagem fácil, só é um pouco burocrática. Se quer partir para programação, e focar-se em Java, não passe pelo Delphi, vá direto ao Java. Com relação ao aprendizado desta linguagem, há um livro brasileiro muito bom, que particularmente gosto muito. É o Universo Java. Este livro é ideal para quem está começando do zero, e de fato não sabe nada sobre Java. Vale lembrar que é um livro voltado para quem está começando mesmo, já que este não assume conceitos relativamente avançados da linguagem como sockets, threads e etc.

Eu recomendo você desenvolver um pouco com Delphi e se interessar partir para Java, foi assim que aconteceu comigo, hoje trabalho com delphi e desenvolvo vários projetos pessoais com java(mais prefiro java a Delphi, não estou dizendo que java é melhor, só sou mais fão do java :smiley: )

Tô pegando o “jeito” da coisa com o Python, graças a uma Googlada achei um curso do Magnun no UnderLinux, bem interessante :smiley:
Realmente é uma linguagem bem fácil pra quem está começando.

Então, o instrutor do curso que eu fui ver disse que se eu fizer Delphi primeiro, Java seria mais fácil pois eu acharia muita coisa comum entre eles, apesar do Java ser mais complicado.
Mas em vários fóruns vi muita negatividade em cima do Delphi por não ter tanto mercado como tem o Java hoje.

[quote=renatomc] Então, o instrutor do curso que eu fui ver disse que se eu fizer Delphi primeiro, Java seria mais fácil pois eu acharia muita coisa comum entre eles, apesar do Java ser mais complicado.
Mas em vários fóruns vi muita negatividade em cima do Delphi por não ter tanto mercado como tem o Java hoje.[/quote]

Pois é, até pouco tempo o Delphi andava ruim sim, nos tempos da Borland, para ser mais exato. Mas agora que está nas mãos da Embarcadero a coisa mudou. Já ouviu falar em Delphi XE? Então, foi uma grande sacada da Embarcadero. Dê uma olhada:

http://www.embarcadero.com/br/products/delphi

http://www.ericksasse.com.br/novidades-do-delphi-xe-2011/

Talvez seja uma ameaça ao Java, quem sabe… (não estou falando de portabilidade, nem de dispositivos móveis).

Sugiro que você comece a programar usando a linguagem C, acho uma linguagem muito boa para quem está começando, pois é muito poderosa,
e exige cuidado na manipulação de ponteiros e alocação de memória, Acho que isso dá uma boa base e te ensina certos conceitos que você não
aprenderia se começasse diretamente com Java.
Quanto ao Delphi, este nada tem a ver com Java, acho que o instrutor apenas quis te empurrar o curso dele.
Você poderia pensar também na possibilidade de fazer uma faculdade se tiver condições…