Cara, como você ta começando a programar, acho que o melhor é seguir uma rotina bem didática e consistente…tipo:
1 - Estude algoritmos… resolva, de início, simples e pequenos problemas …por exemplo…(como exibir soma de 2 valores!);
2 - Estude estrutura de dados em conjunto.
Ex.: Enquanto você vai aprendendo a pensar em como definir uma sequencia de passos para resolver um problema (algoritmo), em paralelo estude o que é um array, o que é uma string, o que é um inteiro, o que é uma lista, pilha, fila, árvore, aprenda algoritmos de inversão, recursividade, busca, ponteiros(muito importante saber como funciona). Acredito que são estruturas de dados muito importantes, e que sem ter um conhecimento mínimo delas é meio complicado aprender a programar bem. Acredito que seria aprender muito mais pelo método da surra. Tentativa e erro.
3 - É bom estudar um pouquinho de lógica matemática (auxilia no entendimento dos operadores das linguagens de programação).
4 - Não aconselho você a começar de cara no java. Se você quer aprender java, mas está aprendendo a programar, aprende a programar usando C. Pois a sintaxe é muito semelhante.
5 - Blz, agora você tem um certo domínio da situação, já sabe formular ideias para resolver problemas, já sabe pensar no que fazer. Então, faça um pequeno projeto sem banco de dados. Use arquivos. Crie por exemplo um sistema que controle de um estacionamento, agenda eletronica. Use e abuse de arrays. Simples mesmo, apenas que o escopo principal funcione corretamente (Ex.: um estacionamento tem q saber que carro entrou ou saiu e que horário, e se foi pago)
6 - Acredito que dpois desses 5 passos, você já esteja mais do que apto a caminhar bem com as próprias pernas. Pois você vai ter conhecimento geral sobre programação. O que muda a partir dai a meu ver é a metodologia e os conceitos por trás de cada linguagem com sua particularidade.
7 - AH claro, ia esquecendo…nunca se abale diante de uma dificuldade. Se tiver dúvida ou não entender…procure outra fonte(internet, uma pessoa, um outro livro, um outro site). Procure sempre entender como as coisas funcionam. Assim você vai saber como usá-las.
Bem…acho q escrevi tudo…espero ter ajudado…
bons estudos!