Iniciante em programação

7 respostas
M

Olá pessoal, quero aprender java, mas… numca programei antes, porem vou começar agora. Quero saber de voces, se vale apena mesmo eu comprar o livro “Java como programar de Deitel?” pra mim que sou iniciante, eu estou com o livro C/C++ como programar “A biblia”, ou começar primeiro de tudo a lê esse livro pra mim depois lê o livro java como programar?

o que acham?

espero respostas, abraços!

7 Respostas

dfsilva86

Kra…

Sinceramente não recomendo você utilizar esse livro não, apesar de ser um livro indicado para iniciantes ele é muito técnico e sua leitura se tornará entediante para você depois de um tempo.

Recomento livros mais didáticos…como esse abaixo

Use a Cabeça - Java

Se quiser te passo em pdf, esse do deitel apesar de bom irá ficar encostado na sua estante depois de um tempo.

Grande Abraço!!!

M

Opa cara, blz então, me passa ele em pdf.

tinorberto

E sou fã do deitel , então euacho qvale a pena, uma critica muito comun aqui no forum e que o livro e muito extenso mas eu acho que para quem esta começandoe uma boa , todos oscapitulos tem varios exemplos …eu recomendo,flw

rmendes08

Como você é iniciante não só em Java, mas em programação de uma maneira geral, eu recomendo o livro do Deitel. Isso porque ele passa o primeiro capítulo inteiro explicando os fundamentos da programação de computadores e dá um introdução sobre a arquitetura dos computadores (explica o que é CPU, memória RAM, E/S, etc. ), e até o 4 capítulo mais ou menos ele aborda algoritmos. E o livro é bem didático sim.
O Head First é um livro bom pra quem pelo menos escreveu algumas linhas de código, pois ele passa muito rápido sobre as estruturas de controle, que na minha opinião, não dá pra ficar sem.

ellison

Cara, como você ta começando a programar, acho que o melhor é seguir uma rotina bem didática e consistente…tipo:

1 - Estude algoritmos… resolva, de início, simples e pequenos problemas …por exemplo…(como exibir soma de 2 valores!);
2 - Estude estrutura de dados em conjunto.
Ex.: Enquanto você vai aprendendo a pensar em como definir uma sequencia de passos para resolver um problema (algoritmo), em paralelo estude o que é um array, o que é uma string, o que é um inteiro, o que é uma lista, pilha, fila, árvore, aprenda algoritmos de inversão, recursividade, busca, ponteiros(muito importante saber como funciona). Acredito que são estruturas de dados muito importantes, e que sem ter um conhecimento mínimo delas é meio complicado aprender a programar bem. Acredito que seria aprender muito mais pelo método da surra. Tentativa e erro.

3 - É bom estudar um pouquinho de lógica matemática (auxilia no entendimento dos operadores das linguagens de programação).

4 - Não aconselho você a começar de cara no java. Se você quer aprender java, mas está aprendendo a programar, aprende a programar usando C. Pois a sintaxe é muito semelhante.

5 - Blz, agora você tem um certo domínio da situação, já sabe formular ideias para resolver problemas, já sabe pensar no que fazer. Então, faça um pequeno projeto sem banco de dados. Use arquivos. Crie por exemplo um sistema que controle de um estacionamento, agenda eletronica. Use e abuse de arrays. Simples mesmo, apenas que o escopo principal funcione corretamente (Ex.: um estacionamento tem q saber que carro entrou ou saiu e que horário, e se foi pago)

6 - Acredito que dpois desses 5 passos, você já esteja mais do que apto a caminhar bem com as próprias pernas. Pois você vai ter conhecimento geral sobre programação. O que muda a partir dai a meu ver é a metodologia e os conceitos por trás de cada linguagem com sua particularidade.

7 - AH claro, ia esquecendo…nunca se abale diante de uma dificuldade. Se tiver dúvida ou não entender…procure outra fonte(internet, uma pessoa, um outro livro, um outro site). Procure sempre entender como as coisas funcionam. Assim você vai saber como usá-las.

Bem…acho q escrevi tudo…espero ter ajudado…
bons estudos!

a.gomes

Cara, o Deitel é um livro excepcional, porém é verdade que ele seja um livro bastante tecnico.

tem um livro que nao é tao bom quanto o deitel mas é bem legal pra quem esta começando “Aprenda java em 21 dias” nao que vc va aprender java em 21 dias, mas ele tem uma introdução rapida bem legal pra quem esta começando.

na net tem mta coisa, o forum é uma mina de ouro quando o assunto é aprender java.

sempre que vc tiver duvidas, problemas com codigo coloque aqui. todos nos teremos o maior prazer em ajudá-lo.

G

Concordo com o Ellison…
Se você seguir o que ele sugeriu você estará se preparando de forma consistente. Eu também aprendi a programar primeiro em c++ e isso me ajudou demais a aprender java. Se você aprende o conceito de ponteiro e apontador fica fácil entender como os objetos em java funcionam.

[]s

Criado 2 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 3 de fev. de 2009
Respostas 7
Participantes 7