Iniciante em projeto OO

3 respostas
MarkKnopfler

Sou programador Delphi e há algum tempo venho estudando a linguagem Java. Bem, linguagem é linguagem, vc conhece sua sintaxe, suas APIs, frameworks e pá-pum, parece q vc é capaz de fazer na nova linguagem o mesmo q fazia na antiga.

A minha dificuldade está em projetar um bom sistema orientado a objetos. Por exemplo, uma tela mestre-detalhe (pedidos e seus itens, por exemplo). Em Delphi eu conectava componentes, escrevia um mínimo de código e pronto, os itens eram filtrados conforme navegava pelos pedidos. Mas essa é uma forma procedural, não havia garantia de centralizar em um só lugar a lógica de negócios (totalizações e descontos, por exemplo).

Estou quebrando a cabeça tentando entender como modelar a mesma funcionalidade com OO, mas com OO DE VERDADE. Baixo acoplamento, alta coesão, etc. e tal e o escambau. Aí leio q leio sobre design patterns, arquitetura em camadas, camada de persistência, apresentação, modelo, blá blá blá… Algumas coisas consigo entender, mas a verdade é que o negócio está uma verdadeira nuvem na minha cabeça.

Alguém conhece um bom (mas BOM mesmo, essas apostilinhas prontas q se acha na internet não servem lá pra mta coisa… :frowning: ) material para se aprender a projetar um sistema OO? Eu compro livros e me arrependo, só tem exemplinhozinhos baratos (superclasse Veículo, subclasses Carro e Caminhão e por aí vai).

Help me please!

3 Respostas

nathanpc

Olá amigo eu também vim do Delphi e também estou com dúvidas parecidas.

doug

Olá Pessoal
Tem uma apostila que explica um pouco de O.O, pode ser que ajude vocês, segue o link.

Desejo bons estudos
Espero ter ajudado
Flwss

jimmyhc

Na minha opinião não existem melhores livros do que a linha Head First JAVA.

Ensina JAVA com louvor + OO.

Criado 3 de maio de 2009
Ultima resposta 3 de mai. de 2009
Respostas 3
Participantes 4