Sou programador Delphi e há algum tempo venho estudando a linguagem Java. Bem, linguagem é linguagem, vc conhece sua sintaxe, suas APIs, frameworks e pá-pum, parece q vc é capaz de fazer na nova linguagem o mesmo q fazia na antiga.
A minha dificuldade está em projetar um bom sistema orientado a objetos. Por exemplo, uma tela mestre-detalhe (pedidos e seus itens, por exemplo). Em Delphi eu conectava componentes, escrevia um mínimo de código e pronto, os itens eram filtrados conforme navegava pelos pedidos. Mas essa é uma forma procedural, não havia garantia de centralizar em um só lugar a lógica de negócios (totalizações e descontos, por exemplo).
Estou quebrando a cabeça tentando entender como modelar a mesma funcionalidade com OO, mas com OO DE VERDADE. Baixo acoplamento, alta coesão, etc. e tal e o escambau. Aí leio q leio sobre design patterns, arquitetura em camadas, camada de persistência, apresentação, modelo, blá blá blá… Algumas coisas consigo entender, mas a verdade é que o negócio está uma verdadeira nuvem na minha cabeça.
Alguém conhece um bom (mas BOM mesmo, essas apostilinhas prontas q se acha na internet não servem lá pra mta coisa…
) material para se aprender a projetar um sistema OO? Eu compro livros e me arrependo, só tem exemplinhozinhos baratos (superclasse Veículo, subclasses Carro e Caminhão e por aí vai).
Help me please!