Iniciante GUI

Olá pessoal, este é o meu primeiro tópico, e tenho uma duvida simples e acredito que bem pessoal.
No dia a dia de um programador java, no ato de desenvolvimento de uma interface gráfica é utilizado o método de "arrastar e colar " (Desenhar) componentes com uma IDE? Ou normalmente o pessoal faz tudo no codigo fonte?

Acho o método de arrastar,  deselegante e ate mesmo chato, más fora o "praticidade" e agilidade tem mais alguma vantagem em utilizar este método?
1 curtida

Para quem está começando, é muito bom conhecer com mais detalhes o funcionamento da UI , codificando na “UNHA”. Depois pode partir sem moderação para Drag And Drop (Arrastar e Soltar).

Com a base anterior via código, você tem mais controle do que esta acontecendo por trás daqueles componentes.:wink:

1 curtida

No trabalho precisamos entregar projetos com rapidez, não podemos perder tempo codificando do zero uma interface gráfica, temos que focar nas regras de negocio do cliente. No Netbeans para ser sincero fica deselegante mesmo, mas o Eclipse tem o WindowBuilder que utiliza o drag and drop e deixa o código da interface gráfica como se você tivesse fazendo na unha, mas particularmente utilizo o Netbeans para trabalhar por questões de gosto e por ser a IDE oficial da Oracle.

2 curtidas

Muito Obrigado pelas respostas .

1 curtida