Iniciante J2EE

Oi pessoal,
Estou precisando de alguns conselhos para um iniciante em J2EE.Trabalho em uma empresa que possui um ERP de grande porte desenvolvido em VB6 e SQL Server.Foi decidido que iríamos migrar esta aplicação para a plataforma Java utilizando J2EE e/ou algum FrameWork(Struts…).Fiquei responsável por realizar a parte de análise e desenvolver a arquitetura da aplicação.Possuo bons conhecimentos teóricos na plataforma java mas nenhuma prática.Gostaria que alguem e indicasse uma espécie de roteiro para que eu pudesse me preparar antes do início deste projeto.

Agradecimentos
Luiz Paulo Pimentel

O que você quer exatamente?
Que tipo de roteiro?? tutorial??

cara… um livro indispensável para vc fazer esse trabalho é o Core J2EE Patterns

Olá,

Deixa eu ver se entendi… você vai portar um ERP de grande porte para J2EE sem vivência técnica na plataforma?

Uhm, se for isso algumas sugestões:

1 - Contrate uma consultoria para fazer tudo e fique de responsável

2 - Se não puder contratar toda uma consultoria, contrate um coach, mentor ou o buzzword mais atual para aquele-cara-que-te-passa-as-manhas, não sai tão caro e é uma ajdua interessante

Considerando que sua empresa não tenha verba nem para 1 nem para 2, você vai ter que se esforçar bastante, primeiro você vai precisar saber direito o que vai fazer.

Pegue o Tutorial J2EE e leia. Você vai ter uma overview da plataforma para poder selecionar as especificações que vai precisar usar, coisas como JMS, Servlets… ah e por favor não use EJBs a menos que você não tenha outra escolha, não improta o que a Sun diz.

Arrume um esboço do que você vai cosntruir e submeta no fórum, daí vamos em diante :wink:

[]s

[quote=“fcardao”]O que você quer exatamente?
Que tipo de roteiro?? tutorial??[/quote]

Na verdade ainda estou em uma fase preliminar de acompanhamento do projeto, pois fui informado recentemente desta nova responsabilidade.O que posso informar é o que eu citei anteriormente, então qualquer tipo de material,conselho,roteiro,etc… interessa.

Luiz Paulo Pimentel

Olá LP,

Em relação ao que o pcalcado falou eu concordo em todos os gêneros, é muito complicado você migrar um sistema de missão crítica e de grande porte de uma plataforma para outra sem ter vivênvia técnica na tecnologia, tente contratar uma consultoria e vá acompanhando o projeto, mas para isso você terá de conhecer a plataforma/tecnologia Java/J2EE para saber o que os caras vão fazer, caso contrário podem fazer uma grande porcaria e ganhar rios de $$ e depois as conseqüências serão muito desagradáveis.

Já tem prazo definido? Cronograma?

Salve,

LP, além do livro que o matheus indicou, este livro ensina muito e a tradução é muito boa, aconselho que compre "Aprenda J2EE em 21 dias com EJB, JSP, Servlets, JNDI, JDBC e XML ", é verdade que ele não é muito barato mas é muito,

até mais.