Oi pessoal,
Estou precisando de alguns conselhos para um iniciante em J2EE.Trabalho em uma empresa que possui um ERP de grande porte desenvolvido em VB6 e SQL Server.Foi decidido que iríamos migrar esta aplicação para a plataforma Java utilizando J2EE e/ou algum FrameWork(Struts…).Fiquei responsável por realizar a parte de análise e desenvolver a arquitetura da aplicação.Possuo bons conhecimentos teóricos na plataforma java mas nenhuma prática.Gostaria que alguem e indicasse uma espécie de roteiro para que eu pudesse me preparar antes do início deste projeto.
Deixa eu ver se entendi… você vai portar um ERP de grande porte para J2EE sem vivência técnica na plataforma?
Uhm, se for isso algumas sugestões:
1 - Contrate uma consultoria para fazer tudo e fique de responsável
2 - Se não puder contratar toda uma consultoria, contrate um coach, mentor ou o buzzword mais atual para aquele-cara-que-te-passa-as-manhas, não sai tão caro e é uma ajdua interessante
Considerando que sua empresa não tenha verba nem para 1 nem para 2, você vai ter que se esforçar bastante, primeiro você vai precisar saber direito o que vai fazer.
Pegue o Tutorial J2EE e leia. Você vai ter uma overview da plataforma para poder selecionar as especificações que vai precisar usar, coisas como JMS, Servlets… ah e por favor não use EJBs a menos que você não tenha outra escolha, não improta o que a Sun diz.
Arrume um esboço do que você vai cosntruir e submeta no fórum, daí vamos em diante
[quote=“fcardao”]O que você quer exatamente?
Que tipo de roteiro?? tutorial??[/quote]
Na verdade ainda estou em uma fase preliminar de acompanhamento do projeto, pois fui informado recentemente desta nova responsabilidade.O que posso informar é o que eu citei anteriormente, então qualquer tipo de material,conselho,roteiro,etc… interessa.
Em relação ao que o pcalcado falou eu concordo em todos os gêneros, é muito complicado você migrar um sistema de missão crítica e de grande porte de uma plataforma para outra sem ter vivênvia técnica na tecnologia, tente contratar uma consultoria e vá acompanhando o projeto, mas para isso você terá de conhecer a plataforma/tecnologia Java/J2EE para saber o que os caras vão fazer, caso contrário podem fazer uma grande porcaria e ganhar rios de $$ e depois as conseqüências serão muito desagradáveis.
LP, além do livro que o matheus indicou, este livro ensina muito e a tradução é muito boa, aconselho que compre "Aprenda J2EE em 21 dias com EJB, JSP, Servlets, JNDI, JDBC e XML ", é verdade que ele não é muito barato mas é muito,